A importância individual e comunitária da Higiene e da Vacinação

Publicado em Notícias

A higiene pessoal é muito importante para a saúde do indivíduo e para o seu relacionamento com a sociedade. O asseio com o corpo, demonstra o grau de compromisso que o indivíduo tem consigo mesmo. Uma pessoa asseada é mais facilmente aceite pelos demais membros do seu grupo social. Cuidar da própria higiene é uma responsabilidade individual.   Higiene Pessoal

A vacinação é uma das formas mais eficazes e menos dispendiosas de prevenir doenças infeciosas. As vacinas reduzem as possibilidades de contágio de algumas patologias e, em alguns casos, como a varíola, na sua erradicação. Quanto maior for a adesão a uma vacina dentro da comunidade, menor será a possibilidade de uma doença contagiosa provocar uma epidemia ou surto. Vacinar é proteger. É evitar infecções e formas graves de algumas doenças. 

Os alunos do 5.º ano de escolaridade participaram, no dia 14 de outubro, numa palestra sobre “A importância individual e comunitária da Higiene e da Vacinação ” dinamizada Enfermeira Cristina Crespo, a Dr.ª Fátima Cunha e as Enfermeiras Estagiárias de Saúde Ambiental da UCC - Centro de Saúde de Celas. Os alunos aderiram de forma muito positiva levantando questões pertinentes o que lhes permitiu refletirem e aprofundarem conhecimentos relativos à importância da vacinação e higiene para uma vida saudável.

  pilulas vacinas
Agradecemos a todos a colaboração prestada.
Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais

VANTAGENS DO ALEITAMENTO MATERNO

Publicado em Notícias

Aleitamento   No dia 1 de outubro de 2019, os alunos da turma 9ºC visitaram a Maternidade Bissaya Barreto (MBB), certificada pela UNICEF como Hospital Amigo dos Bebés, pelo trabalho desenvolvido na pela promoção, suporte e apoio ao aleitamento materno. A visita de estudo começou por uma palestra, proferida pela Dr.ª Margarida Fonseca, onde alertou para a importância do aleitamento materno tanto para a mãe como para o bebé, salientando as diferenças entre este leite natural e os complementos lácteos. 
Foram ainda surpreendidos com um agradável lanche e um pequeno de momento de confraternização. De seguida, algumas profissionais da instituição realizaram uma visita guiada nomeadamente apresentaram a maternidade, mostrando as várias áreas entre elas, à zona onde os prematuros permanecem nas incubadoras (Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais), à sala de partos e à zona de quartos onde as mães ficam após terem os filhos. Esta visita foi muito interessante pois permitiu experienciar uma realidade diferente e enriquecedora.
Laço   

Todos os alunos receberam um laço dourado que classifica a amamentação como ouro para a alimentação infantil. O laço é simétrico, representando a Mãe e a Criança como elementos vitais para o sucesso da amamentação. O nó simboliza o PAI, a família e a sociedade, uma vez que sem o nó, não haveria o laço do mesmo modo que sem o apoio, a amamentação pode não ter êxito. As pontas do laço representam o futuro.

A Dra. Muriel Ferreira, médica pediátrica, e a Enfermeira Marciana Dias da MBB dinamizaram, na nossa escola, no dia 31 de outubro várias palestras para sensibilizar os restantes alunos do nono ano para a temática da importância do aleitamento materno. Os alunos participaram de forma muito positiva, levantando questões pertinentes o que permitiu refletirem e aprofundarem conhecimentos relativos às vantagens do Aleitamento Materno.

Agradece a todos a colaboração prestada.
Equipa Responsável do PES – Projeto “Crescer Saudável"

DICA ECO: Ser consumidor ecológico

Publicado em Notícias

Os consumos de água e eletricidade, em nossa casa, se não forem controlados implicam consideráveis gastos económicos e ambientais.

Imagem Dicalogótipo Eco Escolas

  • Existem inúmeros pequenos truques que, postos em prática vão ajudar-te a ser um consumidor ecológico e o ambiente agradece. 
  • Cria o hábito de desligar a luz sempre que sais de uma divisão para a qual não vais voltar tão cedo.
  • Desliga os botões de standby dos eletrodomésticos – mesmo não estando a ser utilizados, se a luz de standby estiver acesa continuam a consumir energia.
  • Depois de carregares o telemóvel, o MP3 ou a máquina fotográfica, não deixes os carregadores nas tomadas, isto porque continuarão a gastar energia.
  • Fecha a torneira da água enquanto lavas os dentes ou as mãos. Por exemplo, uma torneira tradicional deita cerca de 9 litros de água por minuto: se perderes 1 minuto a lavar os dentes, 3 vezes por dia com a água sempre a correr, gastas 27 litros de água.
  • Troca os banhos de imersão por duches.
  • Certifica-te que não tens nenhuma torneira a pingar, gastando água desnecessariamente.

Cerimónia do Hastear da Bandeira

Publicado em Notícias

Pela quarta vez foi realizada, no dia onze de novembro, na EB1 de Montes Claros, a cerimónia do hastear da bandeira Verde, símbolo do Eco – Escolas. Este prémio foi atribuído pela ABAE (Associação da Bandeira Azul da Europa), a todos os alunos e comunidade escolar, pelas boas ações realizadas em prol do Ambiente para um Planeta mais sustentável e ecológico.

Iniciou-se esta cerimónia com a colocação das bandeiras já recebidas nos anos anteriores no recinto exterior da Escola. De seguida o Jardim de Infância apresentou um teatro de fantoches apelando mais uma vez, para a necessidade da separação dos resíduos utilizando os respetivos ecopontos. Terminámos esta cerimónia com a canção “Vamos salvar a Natureza”.

  Hastear da Bandeira 1
  Hastear da Bandeira 2
Com esta atividade deu-se o arranque para atividades a integrar no Projeto Eco - Escolas para o presente ano letivo.   Hastear da Bandeira 4   Hastear da Bandeira 5   Hastear da Bandeira 3

A nossa Escola em defesa do AMBIENTE | Eco – Escolas

Publicado em Notícias

Toda a comunidade educativa do Centro Escolar de Montes Claros está, mais uma vez, de parabéns!

Logo no início deste ano, a Escola Básica de Montes Claros recebeu o DIPLOMA DE QUALIDADE, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa. Esta distinção, após realizada uma auditoria por uma equipa designada pela ABAE, teve como base o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido, onde a implementação do programa Eco- Escolas foi considerada de EXCELÊNCIA.

Também por todo o trabalho que a escola realizou ao longo do ano letivo transato, sempre com o objetivo de preservar o Ambiente e com preocupação do cumprimento das regras ecológicas, mais uma vez recebemos o Galardão do Eco – Escolas, simbolizado na Bandeira Verde que brevemente será hasteada na nossa escola.

Bandeira Verde 1   Bandeira Verde 2   Bandeira Verde 3

SARAU DE ENTREGA DE DIPLOMAS

Publicado em Notícias

Vai realizar-se, no dia 5 de novembro pelas 21,00h no Teatro Académico Gil Vicente, o “Sarau de Entrega de Diplomas” do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas.

Estes diplomas destinam-se a alunos do 4º ano e dos 2º e 3º Ciclos e inserem-se numa conceção de ensino/aprendizagem que visa a procura da excelência, tanto no domínio cognitivo como no das atitudes e valores. Pretende-se, assim, não apenas reconhecer os bons resultados escolares, mas também estimular o gosto por aprender, a vontade de se auto superar e o desenvolvimento de uma cidadania ativa e responsável.

Para além de um momento simbólico, a entrega de diplomas não deixa de ser, também, o reconhecimento da cumplicidade e esforço dos familiares, professores e auxiliares.

A entrega de diplomas aos alunos que obtiveram Quadro de Distinção e Louvor, Quadro de Distinção e Quadro de Valor (Mérito Desportivo, Mérito Cultural e/ou Mérito Artístico) no ano letivo 2018-19 será complementada com atuações de música, dança e ginástica.

Os bilhetes estão disponíveis na papelaria da escola até às 12.00h do dia 4 de novembro.
     Sarau DIPLOMAS

Dia Mundial da Alimentação

Publicado em Notícias


O tema escolhido pela FAO para o Dia Mundial da Alimentação 2019 foi "Healthy Diets for a #zerohunger World" e tem, como objetivo fundamental, sensibilizar para a importância de promover uma alimentação saudável e sustentável, disponível e acessível, para todos.  
    

DM da Alimentação

Neste âmbito no dia 16 de outubro realizaram-se na Escola Martim de Freitas diversas atividades para assinalar o Dia Mundial da Alimentação. O lanche da manhã teve um sabor especial, com a distribuição de fruta e iogurtes e a realização de um jogo sobre a alimentação saudável. Distribuíram-se ímanes com mensagens alusivas a alimentação sustentável. Realizou-se a recolha de leite para ajudar pessoas carenciadas. Os alunos aderiram as atividades e a azáfama foi grande no intervalo da manhã. Durante esta semana esteve patente exposição de cartazes alusivos à efeméride, nos expositores do bloco D. Desta forma, fez-se uma reflexão sobre alimentação saudável e sustentável, lembrando a fome no mundo e a necessidade da solidariedade bem como da redução dos desperdícios alimentares.

Todo o leite oferecido pela Comunidade Educativa será entregue ao Centro de Apoio Social (CAS) – Caritas Diocesana de Coimbra. O CAS apoia indivíduos e agregados familiares que se encontram numa situação inesperada de carência económica e que não disponham de recursos financeiros suficientes para fazer face às suas necessidades básicas.

Agradecem a todos a colaboração prestada.

Equipa Projeto Educação para a Saúde
Professores Ciências Naturais, Biblioteca da Escola e
CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas