Escritor na EB1 da Conchada

Publicado em Notícias

No dia 12 de novembro, o escritor e apicultor Paulo Santos, foi à escola da Conchada, acompanhado pelo seu livro “Cuscas” e algum material de apicultor.

A presença do escritor encantou os nossos alunos pelo mundo das abelhas, a sua labuta diária e os riscos que correm.

Através do livro e do trabalho do apicultor os alunos foram sensibilizados para a importância das abelhas no ecossistema e na cadeia alimentar.

Aqui ficam algumas fotografias desse momento e do trabalho que os alunos realizaram.

PAULO SANTOS CONCHADA 1 PAULO SANTOS CONCHADA 3 PAULO SANTOS CONCHADA 4

PAULO SANTOS CONCHADA 10

PAULO SANTOS CONCHADA 20 PAULO SANTOS CONCHADA 23

Cerimónia do Hastear da Bandeira

Publicado em Notícias

Mais uma vez, foi hasteada a bandeira Verde do Eco - Escolas na EB1 de Montes Claros. A alegria dos alunos foi de felicidade pelo reconhecimento dos bons comportamentos praticados em prol do Ambiente.Com esta atividade deu-se o arranque para atividades a integrar no Projeto Eco - Escolas para o presente ano letivo.

Hastear da Bandeira Verde 1 Hastear da Bandeira Verde 3 Hastear da Bandeira Verde 2 Hastear da Bandeira Verde 4

Refeição do dia 15 de novembro

Publicado em Notícias

As refeições marcadas para o dia 15 de novembro que não foram servidas por motivo de greve dos funcionários da cantina foram mudadas através de procedimento automático para o próximo dia 29 de novembro.
Excecionalmente essa refeição já está disponível no netGIAE ou quiosques para permitir a sua devolução e crédito do respetivo valor no saldo do cartão.

SARAU DE ENTREGA DE DIPLOMAS

Publicado em Notícias

Realizou-se, no dia 31 de outubro pelas 21,15h no Teatro Académico Gil Vicente, o “Sarau de Entrega de Diplomas” da EB 2,3 Martim de Freitas.

Os diplomas de mérito inserem-se, como refere o Regulamento Interno, numa conceção de ensino/aprendizagem que visa a procura da excelência, tanto no domínio cognitivo como no das atitudes e valores. Pretende-se, assim, não apenas reconhecer os bons resultados escolares, mas também estimular o gosto por aprender, a vontade de se auto-superar e o desenvolvimento de uma cidadania ativa e responsável.

Foram muitos (147) os que conseguiram e muitos outros ficaram perto desse objetivo. Parabéns!

Um obrigado a todos os que nos dignaram com a sua presença e a todos os alunos que atuaram e partilharam o seu empenho e qualidade performativa através do canto, dança e interpretação instrumental.

A nossa escola tem vida!

    Sarau DIPLOMAS

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E ATIVIDADE FÍSICA

Publicado em Notícias

A escola deve ser encarada como um local essencial para o desenvolvimento de competências alimentares e de combate ao sedentarismo.

Para promover esse desenvolvimento, o grupo disciplinar de ciências, organizou uma exposição com 10 painéis sobre a dieta mediterrânica, que decorreu de 8 a 12 de outubro no pavilhão E da nossa escola. Foi promovida uma mensagem de alerta, sobre a importância da alimentação racional (dieta mediterrânica) aliada à atividade física.

Por ali passaram os alunos do segundo e terceiro ciclos. Demonstraram grande motivação, e participaram ativamente de forma empenhada e entusiastica nas atividades propostas.

Aqui ficam algumas fotografias da referida exposição.                                                                                                                                                                                                                                                            O grupo disciplinar de ciências

Atividade física convívio Azeite Carne ovos pescado Cereais Ervas Aromáticas
Frutas produtos hortículas Laticínios Leguminosas O mediterrâneo Água e infusões

Dia Mundial da Alimentação

Publicado em Notícias

FAO comemora o Dia Mundial da Alimentação em 16 de outubro de cada ano para comemorar a fundação da Organização em 1945. Os eventos são organizados em mais de 150 países, tornando-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU. Esses eventos promovem conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos.

O Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade para demonstrar nosso compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Alcançar a meta do #Fome Zero em 2030. 

https://nacoesunidas.org/fao-lanca-concurso-de-cartazes-para-dia-mundial-da-alimentacao-2018/

  DMA
Neste âmbito dia 16 de outubro realizaram-se na Escola Martim de Freitas diversas atividades para assinalar o Dia Mundial da Alimentação. O lanche da manhã teve um sabor especial, com a distribuição de fruta e iogurtes. Distribuíram-se porta- chaves com mensagens alusivas ao combate da fome. Realizou-se a recolha de alimentos enlatados e leite para ajudar pessoas carenciadas. Os alunos aderiram as atividades e a azáfama foi grande no intervalo da manhã. Desta forma, fez-se uma reflexão sobre alimentação saudável e a fome no mundo lembrando sobretudo a necessidade da solidariedade e de reduzir os desperdícios alimentares.

Todos os alimentos oferecidos pela Comunidade Educativa serão entregues ao Centro de Apoio Social (CAS) – Caritas Diocesana de Coimbra. O CAS apoia indivíduos e agregados familiares que se encontram numa situação inesperada de carência económica e que não disponham de recursos financeiros suficientes para fazer face às suas necessidades básicas.

A equipa do Projeto Educação para a Saúde (PES) juntamente com os professores da disciplina Ciências Naturais e o CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas agradecem a todos a colaboração prestada.

Equipa Projeto Educação para a Saúde

Professores Ciências Naturais | CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Publicado em Notícias

No dia 16 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação na EB1 de Montes Claros.

Com o objetivo de apelar à importância de uma boa alimentação, foi confecionada uma Compota de Maçã saudável, apelando mais uma vez, à redução do consumo de alimentos ricos em açúcar. O sabor “doce” obteve-se utilizando geleia de arroz.

 No final do dia todos saborearam a deliciosa compota de maçã acompanhada com uma tostinha.

Os alunos levaram a receita para partilhar em casa.

Como diz o provérbio:  Saber comer é saber viver!  

 SAM 1 SAM 2 SAM 3  SAM 4
 SAM 5  SAM 6  SAM 7  SAM 8

Eleições para a APEE da EB23 Martim de Freitas

Publicado em Notícias

De acordo com o previsto na Convocatória para Assembleia Geral de Pais e Encarregados de Educação, divulgada oportunamente, cabe informar que, verificada a conformidade com os requisitos exigidos nos Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação vigentes, é concorrente à eleição dos órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação a lista que seguidamente se divulga.

Ver o aviso completo

PARLAMENTO DOS JOVENS 2018/19

Publicado em Notícias

Este ano letivo o tema proposto é – “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: SALVAR OS OCEANOS”, o qual é extremamente atual na sociedade portuguesa e mundial.

Um dos grandes objetivos do Governo de Portugal em matéria de desenvolvimento sustentável é o combate às alterações climáticas e a conservação dos oceanos, mares e recursos.

Esperamos que a sua atualidade motive, mais uma vez, os nossos alunos, os quais apresentem listas e boas propostas.

É fundamental o vosso contributo.

Podem consultar mais pormenorizadamente todas as informações em www.jovens.parlamento.pt e na página da escola em Projetos – Parlamento dos Jovens

cartaz 4

CLUBES TEMÁTICOS

Publicado em Notícias

Num contexto de desenvolvimento de atividades de enriquecimento e complemento curricular, os alunos, à semelhança de anos anteriores, poderão frequentar Clubes Temáticos cujas atividades se desenvolverão conforme documento anexo.