A Terra Treme

Publicado em Notícias

No âmbito da atividade proposta pela DGE “A Terra Treme”, o JI dos Olivais iniciou um conjunto de atividades com as crianças, no sentido de as sensibilizar para os procedimentos a ter em caso de terramoto.

Tentando ir um pouco mais além nesta temática, e procurando responder às questões que foram sendo colocadas pelas crianças, as educadoras organizaram uma semana dedicada não só aos procedimentos de segurança mas também a explicações sobre “O que é um tremor de terra, como se pode detetar e que cuidados se devem ter antes e depois da ocorrência de um sismo”.

As atividades incluíram a projeção de alguns filmes, PowerPoint e a construção de um sismógrafo. Foi ainda feita a recolha de um conto infantil publicado pelo Serviço Nacional de Stress e Trauma Infantil (The Nacional Child Traumatic Sress Network), que foi traduzido e adaptado pelas educadoras deste JI e que constituiu uma forma muito lúdica de elucidar as crianças sobre este tipo de catástrofe, as suas consequências para as pessoas e para o meio envolvente e ainda o que pode ser feito antes, durante e depois do sismo. Este pequeno projeto terminou com uma simulação de sismo no dia 13 de outubro, conforme determinação da DGE e do programa nacional “A Terra Treme”.

Para além desta sensibilização e dando continuidade ao Projeto Educativo do Agrupamento que propôs como temática para este ano Os Direitos Humanos, no âmbito dos Direitos da Criança, as educadoras trabalharam o princípio 8º: Direito da Criança ser socorrida prioritariamente em caso de catástrofe (ou outro).

 

baixar proteger e aguardarponto de encontro

 

sismografo1