Visita de estudo à Maternidade Bissaya Barreto

Publicado em Notícias

A proposta de visita de estudo à Maternidade Bissaya Barreto era irrecusável. Além de nos proporcionar uma manhã diferente do habitual, esta visita tinha tudo para dar certo. No dia da visita, saímos a meio da intensiva aula de Português, e “marchámos” rumo à Maternidade. A turma, embora entusiasmada, não passou dos limites.

Quando chegámos à Maternidade, deparámo-nos com uma Palestra bastante esclarecedora acerca do aleitamento materno. Depois de um breve lanchinho para repor as energias, fui separada de mais de metade da turma, ficando num grupo que, embora mais pequeno, era igualmente divertido. O grupo 2 (assim fomos designados) seguiu em direção à sala de partos acompanhado por uma enfermeira simpática e sorridente. Após uma explicação de como os partos se sucedem (o antes, o durante e o após), dirigimo-nos ao andar de cima para visitar a unidade onde eram dados os cuidados pós-parto. Vimos alguns bebés internados e a secção dos prematuros. Não pudemos entrar, pois estes bebés são muito frágeis e qualquer contacto pode transmitir doenças que podem resultar num problema grave. Para finalizar, foi-nos mostrado um álbum com recordações de bebés que nasceram naquela Instituição. Uns magros, outros gordos, mas todos bonitos à sua maneira. Aliás, qualquer forma de vida tem a sua beleza!

Terminada a visita, cantarolámos até à escola, onde pudemos partilhar com as outras turmas o que aprendemos e o quanto nos divertimos.                         

Mariana Catalão

    9º F| Nº 19

 

Relatório Carolina Duarte                              Relatório João Martins