Semana da Cultura Científica

Os engenheiros: a construção e a organização da cidade

Cartaz

No dia 21 de novembro de 2017, no âmbito da Comemoração da Semana da Cultura Científica, algumas turmas do 9º ano da Escola EB 2, 3 de Martim de Freitas foram assistir à palestra “E se as rotundas fossem quadradas?” pela Engenheira Ana Bastos, autora de muitos trabalhos em diferentes cidades.

A palestra consistiu em explicar aos alunos o papel dos engenheiros civis na organização e construção das cidades, pois, na verdade, estes desempenham muito mais funções do que os alunos pensam.

Sabias que as rotundas são muito importantes como ponto de encontro? Sabias que as rotundas podem ser quadradas? Sabias que a temporização dos semáforos está dependente do dia da semana em que nos encontramos? E sabias que, em cidades como Lisboa e Porto, quando os autocarros estão atrasados, há um ajuste na temporização dos semáforos por onde estes passam?

Estas e tantas outras foram as questões para as quais encontrámos uma resposta com a Sr.ª Prof. Doutora Ana Bastos.

Turma A do 9ª ano

Palestra 5  Palestra 1  Palestra 2  Palestra 3  Palestra 4