Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

SIDA 2 No sentido de assinalar o dia Mundial de Luta Contra a SIDA, 1 de dezembro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra lançou um desafio às várias turmas das escolas que integram o Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) - Escolas Básicas 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas, Poeta Manuel da Silva Gaio, Eugénio de Castro e Escolas Secundárias José Falcão e D. Duarte - as quais responderam de uma forma muito positiva e entusiástica.
Com o lema da UNAIDS - Hands UP for #HIV Prevention, os/as vários/as alunos/as, após desenharem a sua mão num papel e elaborarem pins, escreveram mensagens contra o estigma e discriminação de pessoas portadoras do VIH e também mensagens que alertam para a necessidade da prevenção da transmissão deste vírus.
No final, decoraram as suas mensagens no sentido de as tornarem mais pessoais e apelativas.
Com o envolvimento e a criatividade de todos/as, e em função do número de turmas/alunos/as que integram o PNEP em cada escola, estas mensagens foram expostas através de laços gigantes, laços menores, cartazes distribuídos nos átrios e oferta de pins, permitindo assim, transmitir a mensagem destes/as jovens e sensibilizar toda a comunidade escolar para esta problemática.
Na E. B. 2, 3 Martim de Freitas, com as mensagens escritas pelos/as alunos/as nas mãos (7ºs e 8ºs anos que integram o PNEP) e as que foram escritas em corações (alunos/as que frequentam o ATL), foi criado um laço gigante, que se encontra exposto num dos átrios da escola, permitindo assim, transmitir esta mensagem e sensibilizar toda a comunidade escolar para esta problemática.
Agradecemos a colaboração do ATL (a funcionar na própria escola) que se associou a esta causa, envolvendo os/as seus/suas alunos/as na construção de pins alusivos a esta problemática e colaborou na construção e fixação da estrutura no átrio. http://www.fpccsida.org.pt/

Equipa CAOJ DE COIMBRA
CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas