1º CICLO: Encontros com escritores estimularam o gosto pela leitura

Imagem1 18 12

Durante os meses de outubro, novembro e dezembro todas as escolas com turmas de 1º Ciclo, num total de cerca de 625 alunos, e o Jardim de Infância dos Olivais tiveram a visita de um ou dois escritores: Pedro SeromenhoJoão Manuel RibeiroLurdes Breda e António Vilhena.
António Vilhena esteve no Centro Escolar de Montes Claros no dia 30 de outubro. Visitou ainda a Escola e o Jardim de Infância dos Olivais, no dia 2 de novembro, bem como a Escola de Coselhas, no dia 6 do mesmo mês.
João Manuel Ribeiro esteve na Escola de Santa Cruz no dia 16 de novembro onde se encontrou, não só com os alunos desta escola, mas também com as duas turmas da Escola da Conchada, que ali se deslocaram. Lurdes Breda visitou a Escola de Coselhas no dia 6 de dezembro. Por sua vez, Pedro Seromenho esteve no Centro Escolar de Montes Claros e na EB 2,3 Martim de Freitas (onde funcionam 4 turmas de 1º Ciclo) no dia 13 de dezembro. Os encontros com estes três escritores inscreveram-se no projeto “A Ler e a Contar na Biblioteca Escolar”, uma iniciativa da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares.
Momentos mágicos, experiências únicas, que estimulam o gosto pela leitura, despertam para a criação literária, para a importância da palavra, da escrita e da literatura, e contribuem para uma melhor compreensão do mundo e da vida.
De acordo com Isabel Alçada estes momentos ajudam as crianças a perceber “que é fantástico conseguir inventar histórias, que é fantástico usar a língua de uma forma muito diversificada.” Além disso, esse convívio com os autores “transmite valores, conhecimento, inspira-os para conhecerem melhor o mundo.”

escritores geral 18 12