Higiene Corporal e Oral

HigieneA higiene pode ser definida como o conjunto de cuidados e práticas para preservação da saúde, conduzindo ao bem-estar e prevenção de doenças. Os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal e oral mas também o tipo de alimentação, vestuário e calçado, a postura no dia-a- dia, as horas de sono diárias e a prática de exercício físico. É importante dormir, pelo menos, oito horas por noite para manter a mente e o corpo relaxados durante o dia, quando estamos em plena atividade. O ambiente disponível para dormir tem que ser arejado, limpo, ter temperatura e iluminação agradável para que a noite de sono seja revigorante. O asseio com o corpo, ou a falta dele, demonstra o grau de compromisso que o indivíduo tem consigo mesmo.
Uma pessoa asseada é facilmente aceita pelos demais membros de seu grupo social o que contribui para manter a sua auto-estima elevada. Os alunos do 5ºano de escolaridade participaram, nos dias 14 de dezembro e 4 de janeiro, numa palestra sobre” Higiene Corporal e Oral”, dinamizada Enfermeira Cristina Crespo da UCC - Centro de Saúde de Celas e alunos estagiários do 4º ano da Escola Superior de Enfermagem. Os alunos aderiram de forma muito positiva levantando questões pertinentes o que lhes permitiu reflectirem e aprofundarem conhecimentos para a prática de uma vida saudável através de uma higiene individual e colectiva cuidada.
Agradecemos à equipa de Técnicos de Saúde a disponibilidade em deslocarem-se à escola.
Agradece a todos a colaboração prestada.

Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais