Prevenção do consumo do tabaco

Para o Conselho de Prevenção do Tabagismo a melhor arma para controlar o flagelo mundial é a prevenção primária.

tabaco

O tabaco é uma sustância tóxica de grande poder aditivo, com capacidade para gerar dependência psicológica, social e física muito alta, devido sobretudo à nicotina. Existem mais razões para não fumar: sérios prejuízos na saúde, rendimento físico, questões estéticas e gasto económico adicional. Os jovens informados para resistirem à pressão social, os que sabem das dificuldades em deixar de fumar e os que conhecem as consequências do tabagismo para a saúde, têm maior probabilidade de não começarem a fumar. A Prevenção do Tabagismo inclui a prevenção da iniciação ao hábito de fumar, a eliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco, e o apoio/promoção aos programas de abandono do tabaco. Os alunos que frequentam o 6ºano de escolaridade participaram, no dia 17 de janeiro numa “Palestra – Prevenção do consumo do tabaco” dinamizada pelas Dr.ª Diana Roda e Dr.ª Joana Gonçalves, de Medicina Geral e Familiar na UCSP Celas.

Os alunos participaram com entusiasmo, dando testemunho das suas vivências e levantando questões pertinentes o que lhes permitiu aprofundarem conhecimentos e munirem-se de argumentos para a prevenção do consumo de tabaco.

Agradecemos à equipa de Técnicos de Saúde a disponibilidade em deslocarem-se à escola.

Agradece a todos a colaboração prestada.

Equipa do PES e Grupo Disciplinarde Ciências Naturais