Semana da Memória das Vítimas do Holocausto

17620367 303

No dia 27 de janeiro de 1945, assinala-se a libertação de Auschwitz pelo Exército Vermelho, o maior campo de extermínio nazi. Nas suas câmaras de gás e crematórios, estima-se que, entre 1940 e 1945, tenham perdido a vida naquele complexo mais de 1,3 milhões de pessoas, a maioria judeus, mas também polacos, ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos e prisioneiros de outras etnias.

Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a temática, durante a Semana da Memória das Vítimas do Holocausto, de 22 a 26 de janeiro, esteve patente à comunidade escolar a exposição “Holocausto” no átrio do Bloco E e na Biblioteca Escolar.

A Semana da Memória das Vítimas do Holocausto, uma iniciativa do grupo de História, em colaboração com a Biblioteca Escolar, previu a dinamização de diversas atividades.

Para além de uma mostra documental, da exibição de filmes como a “Lista de Schindler” de Steven Spielberg, “O rapaz do pijama às riscas” de Mark Herman e o “Diário de Anne Frank” de George Stevens foram realizadas palestras sobre o tema, dirigidas aos alunos do 8º e 9º anos. Após uma breve contextualização histórica e apresentação sobre a vida e obra de Anne Frank, os alunos realizaram uma visita virtual à Casa Museu em Amesterdão.

Como sabemos, a declaração de Estocolmo de 2000 estabeleceu os compromissos de investigação, divulgação e ensino sobre o Holocausto nas escolas. Ensinar o Holocausto significa não esquecer, compreender e respeitar o sofrimento do povo judeu e impedir que a História se repita.

IMG 0962 IMG 0963   IMG 0961