Dia do Livro na Biblioteca Municipal de Coimbra

Concurso Nacional de Leitura e Desafio Municipal de Poesia

Exposição “Património Cultural – Leituras XXI”

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por determinação da UNESCO, a 23 de Abril, dia que assinala o aniversário da morte do escritor William Shakespeare, e tem como objectivo promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores.​
O Dia Mundial do Livro comemorou-se ontem, na Biblioteca Municipal de Coimbra, com a realização da 2ª fase do 12º Concurso Nacional de Leitura, na qual participaram cerca de 40 alunos de escolas da cidade, a entrega dos prémios do Concurso Municipal de Poesia e ainda a abertura da Exposição de Trabalhos Plásticos “Património Cultural – Leituras XXI”.
Expostos ao público, até ao próximo dia 20 de maio, estão trabalhos dos nossos alunos do 9ºano, que resultaram do pedido de colaboração feito pela BMC às escolas, que integram a rede de bibliotecas de Coimbra, no âmbito do plano concelhio Coimbra a Ler +.
O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas conseguiu apurar quatro alunas na prova escrita do Concurso Nacional de Leitura para a segunda prova, a leitura expressiva de um texto. Assim, uma das alunas saiu vencedora no terceiro escalão (3º ciclo), tendo sido apurada para a prova intermunicipal, que decorrerá no dia 24 do próximo mês em Penacova.
No final da prova escrita, que decorreu no período da manhã, os alunos fizeram uma visita guiada à Biblioteca Municipal de Coimbra, e participarem no almoço oferecido pelo Município. No período da tarde, decorreram as provas orais, a abertura da exposição de trabalhos plásticos e a entrega dos prémios aos alunos que participaram no Desafio Municipal de Poesia.
Os vencedores do Desafio Municipal de Poesia (3º lugar no 2º escalão e 1º lugar no terceiro) leram os seus poemas e receberam também os seus prémios. Os alunos do 5º escalão do CEO, Cursos EFA, não estiveram presentes nesta cerimónia, mas a sua Professora de Português, Maria das Neves, recebeu diplomas e prémios em seu nome.
Foi um dia diferente para os nossos alunos, uma experiência interessante e enriquecedora, que temos de agradecer à equipa organizadora e a todos quantos tornaram possível esta comemoração do Dia Internacional do Livro.