Semana da Europa - 7 a 11 de maio

RoberSchumanA ideia de integração europeia surgiu para impedir que a morte e a destruição pudessem voltar a ser realidade.TanqueFoi proposta pela primeira vez pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, num discurso efectuado em 9 de maio de 1950. Este propôs a “organização conjunta da produção de base e a instituição de uma Alta Autoridade, cujas decisões unam a França, a Alemanha e os outros países que venham a aderir... A denominada Declaração Schuman, lançou, nas palavras do Ministro, “os alicerces de uma Federação Europeia, indispensável à preservação da paz”, sendo por isso considerado o momento fundador do projeto europeu.
Os alunos do 7º ano, do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, nas aulas de Geografia, tomaram contacto com os assuntos europeus e foram consciencializados para a importância de pertencermos a uma comunidade de países unidos pela diversidade. Os mesmos executaram trabalhos, abordando várias temáticas, que estão expostos no bloco E. A Biblioteca Escolar, dando cumprimento ao acordado no PAA, também expôs materiais elucidativos à comemoração desta data, que anualmente é celebrada como o Dia da Europa.
No dia 9 de maio, irá decorrer uma sessão subordinada ao tema “Evolução da União Europeia”, dinamizada pelo Dr. Luís Marques, Licenciado em Estudos Europeus, Presidente da Associação Juvenil da NAPEEC, FLUC, direcionada aos alunos do 7º ano deste agrupamento.