Sexualidade Responsável

sexualidadeadolescencia A sexualidade é uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental.”, O.M.S. - Organização Mundial de Saúde.  A sexualidade é uma parte integrante da vida de cada indivíduo que contribui para a sua identidade ao longo de toda a vida e para o seu equilíbrio físico e psicológico. É uma componente importante no desenvolvimento pessoal e as suas expressões contribuem para o bem-estar pessoal e relacional e não só para a reprodução. Os adolescentes para que sejam sexualmente responsáveis e felizes precisam  de ter ao seu alcance os conhecimentos e meios que os ajudem a crescer e a amadurecer emocional e sexualmente. Neste âmbito os alunos do 9 º ano de escolaridade das turmas C, D e E participaram, no dia 4 de junho, numa sessão de sensibilização sobre ”Sexualidade Responsável”, dinamizada Enfermeira Cristina Crespo da UCC - Centro de Saúde de Celas. Os alunos aderiram de forma muito entusiasta, esclarecendo muitas das suas dúvidas e desta forma, ampliaram os seus conhecimentos para uma vivência mais informada, mais gratificante, mais autónoma e mais responsável da sexualidade.

Agradece a todos a colaboração prestada.

Equipa do PES e Grupo Disciplinar

de Ciências Naturais