SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Integrada no programa que a Câmara Municipal de Coimbra organizou para a Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu de 17 a 22 de setembro, o Centro Escolar de Montes Claros acolheu, no dia 20, uma ação de sensibilização dirigida a peõespassageiros e condutores com o lema “TODO O CUIDADE É POUCO…”orientada por elementos da Divisão de Educação e Ação Social, dos Serviços Municipalizados de Transportes e ainda da Polícia Municipal.

Além de outros aspetos relacionados com a mobilidade, foi apresentada uma campanha que pretende sensibilizar os automobilistas para o estacionamento abusivo, designada por “ SaiDaFrente – O Passeio é para os peões”. Foi distribuído a todos os alunos um bloco de “multas”, para ser usado, como aviso no para-brisas dos carros e a título de sensibilização dos automobilistas (uma espécie de multa moral) quando se observar alguma infração, como por exemplo, estacionamento em cima do passeio, em espaços reservados para deficientes ou para transportes públicos.

As regras relacionadas com a Mobilidade Sustentável, o uso correto dos transportes públicos, bem como do incentivo à utilização dos mesmos, com os inegáveis benefícios para o ambiente, foram outras questões abordadas nesta ação que envolveu as seis turmas do 3º e 4º anos.

No final foram distribuídas t-shirts alusiva à iniciativa, lápis e blocos de multas e ficou também o convite para a participação no Dia Europeu Sem Carros.

Mobilidade1   Mobilidade2