Higiene Corporal, Oral e Pediculose

A higiene pode ser definida como o conjunto de cuidados e práticas para preservação da saúde, conduzindo ao bem-estar e prevenção de doenças. Ela implica a aquisição de conhecimentos básicos sobre a prevenção das doenças infeciosas e o desenvolvimento de comportamentos saudáveis. A pediculose é muito frequente em idade escolar. A implementação, na escola, de boas práticas de higiene individual e coletiva pode ajudar a quebrar a transmissão desta doença e consequente absentismo escolar.

A pediculose é uma doença cutânea provocada por uma infestação de piolhos no couro cabeludo, considerado um problema mundial. Trata-se de uma infestação muito comum, podendo afetar pessoas de todas as classes sociais, não estando relacionado com fatores económicos, não significando falta de higiene, desmazelo.

Os alunos do 5º ano de escolaridade participaram, no dia 4 outubro, numa palestra sobre” Higiene Corporal, oral e Pediculose”, dinamizada pela Enfermeira Cristina Crespo da UCC - Centro de Saúde de Celas e alunos estagiários do 4º ano de Saúde Ambiental, da Escola Superior de Enfermagem.

Higiene

Os alunos aderiram de forma muito positiva levantando questões pertinentes o que lhes permitiu aprofundarem conhecimentos sobre pediculose e refletirem sobre a prática de uma vida saudável através de uma higiene cuidada.

Agradecemos à equipa de Técnicos de Saúde a disponibilidade em deslocarem-se à escola.

Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais