QUÍMICA PARA TODOS

Texto elaborado por três alunos do 8º G, na sequência de uma aula invertida na disciplina de Físico-Química, programada para a semana da Cultura Científica, no âmbito do Plano Anual de Atividades, estando envolvidos os Departamentos de Matemáticas e Ciências Experimentais e Educação Inclusiva.

Nesta quarta-feira, 21 de novembro, os alunos com educação especial assistiram a uma aula de físico-química, aduzida pelos alunos do 8ºG e com a participação de professores e funcionários que ajudaram na realização da atividade. A aula consistia em que os referidos alunos pudessem aprender um dos conceitos da química: “A Lei de Lavoisier”.

A aula encetou-se com dois dos alunos do 8ºG a esclarecerem melhor o conceito.

Através de experiências inovadoras, onde tivemos oportunidade de partilhar os nossos dotes de químicos, mostrámos-lhes outro tipo de linguagem, mais apelativa para lhes espoletar interesse pela disciplina.

Essas experiências pretendiam pôr em prática a lei de Lavoisier, químico portador de um raciocínio especial tal como estes alunos.

O método consistiu em duas atividades, que tinham como objetivo demonstrar como dois reagentes originavam uma cor peculiar, e como a mistura de outros dois podia encher um balão.

O silêncio dominava aquela sala, tal era a atenção que eles demonstravam. O que estariam a pensar? Foi um momento agradável de viver, sobretudo perceber que a nossa presença pôde influenciar positivamente a prestação daqueles pensadores.

Concluímos, assim, que não podia ter havido melhor atividade, para repararmos que a ensinar também se aprende, e que também a química pode unir duas maravilhosas linguagens e formas de pensar.

Henrique Carapito | Maria Ana Monteiro | Matilde Almeida

Quimica1 Química2 Química3 Química4 Química5