DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), na Assembleia realizada em outubro de 1987. Esta comemoração tem como objetivos não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de prevenção da doença mas também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa desta doença.

No sentido de assinalar o dia Mundial de Luta Contra a SIDA, os alunos da Escola Martim de Freitas escreveram mensagens contra o estigma, a discriminação de pessoas portadoras do VIH e a necessidade da prevenção da transmissão deste vírus. Estas foram expostas num laço gigante no Bloco E da escola, durante a semana de 3 a 7 de dezembro. No dia 3 de dezembro, distribuíram, laços simbólicos para sensibilizar toda a comunidade escolar para esta problemática. Esta comemoração contou com a colaboração do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra nas turmas que integram o Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP), onde os alunos utilizaram uma linguagem em forma de emogi para elaborarem frases relacionadas com o VIH e não discriminação e o Centro de Atividades de Tempos livres da Cáritas Diocesana de Coimbra (CATL) com a preciosa colaboração na elaboração do laço gigante e laços simbólicos.

LCSIDA 1 LCSIDA 2 LCSIDA 3 LCSIDA 4

Equipa CAOJ DE COIMBRA | CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas