COMEMORAÇÕES DOS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado a 10 de dezembro.

Celebra-se nesta data o Dia Internacional dos Direitos Humanos porque a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Esta declaração, que enuncia os direitos humanos básicos de que gozam todos os cidadãos, foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após a II Guerra Mundial que vitimou milhões de pessoas.

DECL DOIREITOS HUMANOS 70

A data visa, assim, homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e tenta colocar um termo a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos. É um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas de âmbito mundial dedicadas à promoção e defesa dos direitos humanos.

O dia 10 de dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.

Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, que determina que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

Os alunos do 3º ciclo no âmbito da disciplina de Geografia e em intercâmbio com a Biblioteca desta Escola foram sensibilizados para a importância deste tema e quiseram deixar o seu testemunho na rede do bloco E, colocando uma pomba com o direito por si escolhido.

O grupo de Geografia agradece o empenho dos alunos que deram a este dia mais significado.
70DDH 70DDH1 70DDH2