ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS

Ter uma vida saudável é assumir a responsabilidade pelas nossas decisões e ter o conhecimento suficiente para fazer escolhas inteligentes de saúde ao longo da vida. Uma boa alimentação, exercício diário e sono adequado são algumas das bases para uma boa saúde hoje e ao longo da vida. Todos precisamos de dormir, embora essa necessidade possa variar de pessoa para pessoa. Considera-se que o sono é suficiente quando produz um estado de alerta total e uma sensação de bem-estar no dia seguinte. O sono fortalece o sistema imunológico, estimula a secreção de hormonas de crescimento e insulina, consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além de relaxar e descansar a musculatura.

O tabagismo representa um sério risco para saúde. Os seus efeitos passaram despercebidos por muito tempo, por se manifestarem em geral a longo prazo. É na adolescência que a grande maioria dos fumadores experimenta ou consome de forma mais regular o tabaco.É necessário que os adolescentes consigam desenvolver confiança e maturidade, de forma a resistir às pressões sociais para fumar, contribuindo para a redução da prevalência do tabagismo nos jovens. Os alunos do 8º ano de escolaridade participaram, no dia 11 dezembro, numa palestra sobre” Estilos de vida saudáveis”, dinamizada pelas Dr.ª Joana Gonçalves e Dr.ª Lara Diogo da UCSP - Centro de Saúde de Celas. Os alunos aderiram de forma muito positiva levantando questões pertinentes o que lhes permitiu aprofundarem conhecimentos e refletirem sobre a prática de uma vida saudável através de uma higiene sono e uma vida sem tabaco.

Agradecemos às Médicas a sua disponibilidade para a dinamização desta atividade.

Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais

sono1