Malefícios do açúcar e do sal

O açúcar consumido em excesso pode ser muito prejudicial à saúde, e hoje em dia é encontrado principalmente nos alimentos industrializados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de açúcares simples adicionados à nossa alimentação deve estar abaixo dos 10 % da energia consumida diariamente. De preferência aproximar-se dos 5%. ou seja, o total diário de açúcar adicionado aos alimentos (em croissants, sumos, sobremesas, cereais de pequeno-almoço, etc.) não deveria ultrapassar as 6 colheres de chá de açúcar. O consumo de excesso de açúcar provoca no cérebro uma falsa sensação de bem-estar e de saciedade pela libertação de dopamina, uma substância que provoca um efeito viciante, levando as pessoas a ingerir mais doces.
açucar sal sal e açucar
O sal quando consumido em excesso, pode ter várias consequências graves para saúde, mas a falta de sal também pode ser prejudicial. Segundo a OMS o consumo máximo de sal por dia deveria ser de 5 gramas (a dose diária recomendada). O sal refinado, mais usado na culinária, passa por um processo durante o qual são adicionados aditivos químicos prejudiciais para a saúde. O ideal é optar por sal puro como sal marinho tradicional ou flor de sal. O sal, no seu estado mais puro é um produto rico em minerais essenciais à nossa saúde, tais como: sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro ou zinco. O uso de condimentos e ervas aromáticas pode adicionar não só tempero e sabor aos pratos, mas também o sal que necessita para o bom funcionamento do organismo.

Os alunos que frequentam o 6º ano de escolaridade participaram, no dia 11 de janeiro, numa palestra sobre ”Malefícios do açúcar e do sal”, dinamizada pela Estagiária de Nutrição e Dietética Jéssica Ferreira Quintas da UCC - Centro de Saúde de Celas. Os alunos aderiram de forma muito positiva levantando questões pertinentes o que lhes permitiu aprofundarem conhecimentos sobre os malefícios do açúcar e do sal e refletirem sobre escolhas e práticas de uma alimentação equilibrada.

Agradecemos à equipa de Técnicos de Saúde a disponibilidade e colaboração prestada. | Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais