Caraterização geral do agrupamento

Publicado em Caraterização do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas é constituído pela Escola Básica do 2º e 3ºciclos (Escola Sede), 5 escolas do 1º ciclo, 2 jardins-de-infância. As escolas estão localizadas na área de 3 freguesias na cidade de Coimbra. Todas as escolas de 1º ciclo funcionam em regime normal e oferecem 5 horas de atividades de enriquecimento, CAF e serviço de refeições. As AEC são promovidas pela Câmara Municipal de Coimbra e executadas pela Cáritas Diocesana de Coimbra, CASPAE e Fundação Beatriz Santos. Globalmente, a qualidade dos edifícios e espaços é adequada.

No âmbito do despacho conjunto do Ministério da Educação e da Justiça, esta Escola é também responsável pela colocação e acompanhamento pedagógico do corpo docente no Centro Educativo dos Olivais.

Também são os docentes (2º e 3º ciclos) que garantem o apoio aos jovens internados no Hospital Pediátrico de Coimbra.

Na escola sede funciona, desde há três anos, o curso de Português não Materna para adultos estrangeiros.

No presente ano lectivo, o Agrupamento acolhe 143 crianças na educação pré-escolar, 602 no 1ºciclo, 373 no 2ºciclo e 416 no 3º ciclo, num total de 1534 alunos. Do total de alunos, 27 % recebe apoio da Ação Social Escolar. Não existem situações de comunidades linguísticas, culturais ou étnicas significativas.

O Agrupamento de escolas tem vindo a dar particular atenção aos alunos com necessidades educativas especiais de carácter prolongado e que constituem cerca de 5% de toda a população escolar. A Escola Sede do Agrupamento e a EB1 de Coselhas possuem Unidades de Ensino Estruturado que apoiam alunos com espetro do autismo.

Ao longo do último triénio, o número de alunos e de turmas do 1º e 2ºciclos tem-se mantido relativamente estável. No 3ºciclo, o número de turmas tem vindo a reduzir progressivamente devido ao facto de algumas turmas do 7º ano terem sido transferidas para a Escola Secundária José Falcão e ao aumento do número de alunos por turma.

Atualmente, encontram-se matriculados nas escolas do Agrupamento alunos de 17 nacionalidades diferentes, destacando-se os países de expressão portuguesa (PALOP’s) com 52 alunos. O corpo docente é constituído por 146 professores e educadores, dos quais 3 são contratados. O corpo docente alterou-se significativamente no último triénio por se terem aposentado muitos docentes, o que originou alguma mobilidade. Na sequência do último concurso de colocação de professores (agosto de 2013), houve uma renovação forte de alguns grupos disciplinares nomeadamente no 1º CEB, onde cerca de dois terços dos docentes se encontra a exercer funções no Agrupamento pela primeira vez. Tal facto obriga a um período de adaptação e a um processo de integração que ainda 4 não está totalmente finalizado. De referir o empenho e o dinamismo que a maioria dos docentes tem revelado, quer no que diz respeito ao desempenho da sua função, enquanto orientadores do processo de ensino - aprendizagem, quer como mobilizadores de dinâmicas que vão para além deste aspeto e que se prendem com a formação integral do aluno concretizando-se no incentivo e participação em concursos internos e externos, em clubes, projetos e diversas ações formativas.

O pessoal não docente que exerce funções é constituído por 10 assistentes técnicos, 43 assistentes operacionais e 1 psicóloga. O corpo de assistentes técnicos e assistentes operacionais é estável, estando mais de 95% a trabalhar no Agrupamento há mais de 3 anos. Demonstram muito interesse e empenho em se manterem actualizados e em dar resposta às exigências crescentes, quer a nível administrativo, quer no atendimento à comunidade educativa, transmitindo uma imagem de eficiência e competência.

No ano letivo 2012/2013 foi assinado um Contrato de Autonomia entre este Agrupamento e o Ministério de Educação e Ciência, ainda em fase de implementação.

Clique aqui para descarregar o documento completo