Reunião de 13 de julho de 2017

Publicado em Memorandos

O Conselho Geral, na sua reunião de 13.07.2017, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:

1. Deu posse aos seguintes novos Conselheiros: Representante do Pessoal Docente – Joana Nunes Vicente; Representante da Autarquia – Drª Conceição Dixe e Representante da Comunidade – Dr. Paulo Trincão.

2. Aprovou a ata da reunião efetuada no dia 6 de julho de 2017.

3. Procedeu à eleição do Presidente e do Vice-Presidente do Conselho Geral, tendo sido eleitos, respetivamente, o Docente Armando Semedo e a Representante dos Pais/Encarregados de Educação, Drª Maria Alberto Curado.

4. Analisou as informações transmitidas pelo Diretor, a saber:

- Proposta de Voto de Louvor público, para publicação em DR, para o Presidente do Conselho Geral cessante – aprovada por unanimidade.

- Confirmação de mais uma turma no 5º ano (9 turmas) e, também, de mais uma turma no 7º ano (7 turmas). Assim a nossa rede para o próximo ano letivo será a seguinte:

  • Pré-Escolar: 6 Grupos
  • 1º Ciclo: 29 turmas
  • 5º Ano: 9 turmas
  • 6º Ano: 10 turmas
  • 7º Ano: 7 turmas
  • 8º Ano: 7 turmas
  • 9º Ano: 7 turmas

- Alteração da carga horária dos alunos do 1º ciclo.

- Projeto Piloto com a Microsoft

5. Refletiu sobre a avaliação do 3º período: Foi sublinhado os resultados obtidos, quer a nível interno, bem como nas provas de aferição e nos exames de nono ano.

6. Aprovou os documentos relacionados com a Organização do Ano Letivo 2017/2018.

Desejamos a todos os membros da nossa Comunidade Educativa umas ótimas e merecidas férias.

Coimbra, 14 de julho de 2017,

 O Presidente Cessante do Conselho Geral, Filipe Xavier

O Presidente do Conselho Geral, Armando Semedo

Reunião de 06 de julho de 2017

Publicado em Memorandos

O Conselho Geral, na sua reunião de 6.07.2017, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:

1. Tomaram posse os Representantes do Pessoal Docente, Pais/Encarregados de Educação e da Autarquia. Falta tomar posse um Representante do Pessoal Docente, os dois Representantes do Pessoal Não Docente, um Representante dos Pais/Encarregados de Educação e dois Representantes da Autarquia.

2. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido nos dias 5 e 6 de julho, a saber:

- Calendário Escolar 2017/18 - Despacho nº 5458-A/2017, de junho. Em relação ao nosso Agrupamento foi decidido:

  • Dia 12 de setembro - Receção aos novos alunos;
  • Dia 13 de Setembro - Início das atividades letivas
  • No 3ºPeríodo entre os dias 2 de maio e 27 de junho irão decorrer as várias provas de avaliação.

- Rede Escolar 2017/18: O Diretor do Agrupamento tinha estado presente hoje, na Dgeste-Centro, para mais uma reunião sobre este assunto e para serem analisados os fluxos dos alunos do ensino particular para as escolas públicas e suas naturais implicações no número de turmas a atribuir. Relembramos que, na sequência das reuniões efetuadas na Dgeste-Centro, no dia 24 de abril e no dia 30 de maio, no Porto, com a Srª. Secretária de Estado, em princípio, a nossa rede para o próximo ano letivo, deverá ser a seguinte, sujeita, ainda, neste contexto, a alterações pontuais.

  • Pré-Escolar: 6 Grupos
  • 1º Ciclo: 29 turmas
  • 5º Ano: 8 turmas
  • 6º Ano: 10 turmas
  • 7º Ano: 7 turmas
  • 8º Ano: 7 turmas
  • 9º Ano: 7 turmas

- Matriz Curricular do 1º Ciclo: Foi alterada e ajustado o funcionamento do seu horário, atendendo aos intervalos de 30 minutos e o período do almoço foi alargado para 1h e 45m.

-Entrega a todos os alunos do 1º Ciclo dos manuais escolares

- A questão da devolução dos manuais escolares do 1º ano, do 1º ciclo, cedidos gratuitamente aos encarregados de educação e utilizados em 2016/17 e sua reutilização no ano letivo 2017/18.

- ASE - Novo Escalão

Por decisão governamental, no próximo ano letivo, para além dos habituais Escalões - A e B, vai ser criado o Escalão - C (está relacionado com o 3º escalão do abono de família) o qual só apoiará na aquisição dos manuais escolares.

- Visitas de Estudo

O Conselho Geral manifestou a sua grande satisfação perante a informação, de que no próximo ano letivo, os alunos subsidiados voltam a ser apoiados:

  • Escalão A: 100%
  • Escalão B: 50%

3 - O Diretor do Agrupamento e o Presidente do Conselho Geral foram mandatados para estabelecerem contactos com individualidades, com a finalidade de se designarem os 3 Representantes da Comunidade no Conselho Geral.

4 - Foi marcada nova reunião do Conselho Geral para o dia 13 de julho.

Coimbra, 6 de julho de 2017.

O presidente do Conselho Geral, Filipe Xavier. 

Reunião de 30 de maio de 2017

Publicado em Memorandos

O Conselho Geral, na sua reunião de 30/05/2017, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:

1. Aprovou a ata da reunião efetuada no dia 7 de março de 2017.

2. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido nos dias 15 de março, 10 e 24 de maio, a saber:

- Provas de Aferição-Expressões: O balanço das provas já realizadas é muito positivo, tendo o Sr. Diretor emitido um agradecimento muito especial aos professores envolvidos, pois tem sido possível concretizar o plano estabelecido.

- Rede Escolar 2017/18: Na sequência das reuniões efetuadas na Dgeste-Centro, no dia 24 de abril e no dia 30 de maio, no Porto, com a Srª Secretária de Estado, em princípio, a nossa rede para o próximo ano letivo, deverá ser a seguinte:

  • Pré-Escolar: 6 Grupos
  • 1º Ciclo: 29 turmas
  • 5º Ano: 8 turmas
  • 6º Ano: 10 turmas
  • 7º Ano: 7 turmas
  • 8º Ano: 7 turmas
  • 9º Ano: 7 turmas

- Mostra da Educação e Sarau da Educação: No dia 25 de abril numa iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra/Vereador da Educação e em articulação com as escolas de Coimbra, realizou-se esta mostra de educação na Rua Ferreira Borges, a qual foi muito positiva.

- Dia da Escola Aberta: No dia 1 de junho irá realizar-se, mais uma vez, aberta a toda a comunidade educativa, com um grande e diversificado conjunto de actividades.

- Cantar na Martim: Dia 13 de junho, pelas 21h30m, no Auditório do Convento de S. Francisco

- Arraial Dia 16 de junho, pelas 20 horas

3. Refletiu, pormenorizadamente, sobre a avaliação do 2º período: comportamento e resultados.

Foi sublinhada a evolução positiva em relação aos resultados do 1º período.

Deu-se realce à qualidade dos documentos elaborados:

  • Conselho de Docentes
  • Ensino Especial
  • Medidas de Promoção do Sucesso Escolar
  • Conselhos de Turma de Avaliação
  • Resultados por período e por turmas

4. Enfatizou a importância da publicação pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, de um estudo inédito sobre o desempenho escolar dos alunos do 2º ciclo nas várias disciplinas do ensino básico geral - Resultados Escolares Por Disciplina 2º Ciclo - Ensino Público - Ano Letivo 2014/15.

5. Por ser a última reunião do Conselho Geral- Quadriénio 2013-17- o Conselho Geral decidiu atribuir um voto de louvor ao trabalho desenvolvido pelo respetivo presidente neste quadriénio e ao longo dos nove anos, em que desempenhou esse cargo.

6. O Presidente do Conselho Geral apresentou um público louvor a todos os conselheiros que, trabalharam consigo, nos últimos nove anos, assim como a toda a comunidade educativa, dado que, com esta articulação e contributos, foi possível realizar um trabalho profícuo, que contribuiu para o desenvolvimento e afirmação do nosso Agrupamento.

A TODOS MUITO OBRIGADO

Coimbra, 31 de maio de 2017

O Presidente do Conselho Geral Filipe Xavier

Reunião de 07 de março de 2017

Publicado em Memorandos

O Conselho Geral, na sua reunião de 07.03.2017, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:

1. Aprovou a ata da reunião efetuada no dia 29 de novembro de 2016.

2. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido no dia 18 de janeiro, a saber:

- preocupação em relação à falta de recursos humanos na área do Pessoal Não Docente, situação que irá agravar-se, no próximo ano lectivo, com a aposentação de alguns funcionários. O Diretor do Agrupamento irá, em tempo útil, apresentar uma exposição às entidades competentes, pretendendo, deste modo, salvaguardar um normal arranque do próximo ano lectivo.

- O bom desempenho dos nossos alunos no Projeto Parlamento dos Jovens, os quais, nos dias 22 e 23 de maio estarão presentes na Sessão Nacional que irá decorrer, como habitualmente, na Assembleia da República.

- A Comemoração da Semana da Memória das Vítimas do Holocausto (semana de 23 a 27 de janeiro) que contou com a presença do Dr. António Moncada de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes.

- A visita à Escola-Sede da Srª. Secretária de Estado da Inclusão no dia 24 de fevereiro.

- Plano de Promoção de Sucesso Escolar: avaliação geral da implementação do plano, avaliação das medidas e ponto da situação relativamente aos recursos humanos, com a colocação de dois docentes, com horário completo, para as disciplinas de Português e Matemática.

- Orçamento Participativo das Escolas: surgiram 3 propostas apresentadas por turmas do 7º ano, as quais irão ser votadas, no dia 24 de março, Dia do Estudante. O Conselho Geral nomeará a comissão eleitoral, conforme previsto na legislação.

- Candidatura ao Projeto Erasmus + para alunos com NEE, numa parceria com escolas da Escócia, Suécia, Bulgária e Ucrânia.

- Provas de Aferição-Expressões 2º Ano. O Diretor transmitiu as suas preocupações em relação às dificuldades da sua exequibilidade a nível físico (de espaços) e ao material a ser fornecido pela escola aos alunos. Estas suas preocupações foram corroboradas pelo Conselho Geral.

3. Aprovou as Linhas Orientadoras do Orçamento de 2017.

4. Refletiu, pormenorizadamente, sobre a avaliação do 1º período: comportamento e resultados.

5. Teceu, considerações gerais, sobre as grandes finalidades do Documento- Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Coimbra, 8 de março de 2017

Reuniões de 08 e 29 de novembro de 2016

Publicado em Memorandos

O Conselho Geral, nas suas reuniões de 8 e 29.11.2016, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:

1. Aprovou as atas das reuniões efetuadas nos dias 18 de julho e 8 de novembro.

2. Felicitou a nova Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Martim de Freitas, realçando a excelência do trabalho desenvolvido, em conjunto, em prol da comunidade educativa.

3. Congratulou-se com a nova localização da paragem de autocarros, por uma contínua insistência da Direção do Agrupamento e, principalmente, da Direção da referida Associação de Pais e Encarregados de Educação. A sua nova localização é benéfica e mais segura para todos.

4. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido nos dias 2,9 e 15 de setembro, 12 e 26 de outubro e 23 de novembro, a saber:

  • O ano letivo 2016/17 iniciou-se com toda a normalidade, a nível de colocação dos docentes, mas, por outro lado, com uma grande preocupação pela não colocação de assistentes operacionais e tarefeiras, o que tem dificultado, principalmente, o devido acompanhamento dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste contexto, quer a Direção do Agrupamento, quer o Presidente do Conselho Geral e a Direção da Associação de Pais enviaram ofícios ao Sr. Ministro da Educação, Secretário de Estado e à Dgeste-Centro.
  • As intervenções na Escola-sede: pavimentação, portaria, bar alunos e estores;
  • Nos dias 20 e 22 de Setembro o Diretor do Agrupamento e o Presidente do Conselho Geral visitaram as escolas do agrupamento, tendo salientado a boa situação física/conservação do nosso parque escolar;
  • Plano Estratégico de Promoção do Sucesso Escolar: não foram, ainda, colocados pela Dgeste-Centro os recursos adicionais/docentes previstos, impedindo assim, a concretização plena deste plano;
  • Os bons resultados obtidos pela escola nas Provas de Aferição - 5º e 8ºs anos - REPA e RIPA - pois encontram-se acima da média nacional, o que foi sublinhado pelo Conselho Geral;
  • Tema Transversal/Aglutinador das Aprendizagens no ano letivo 2016/17 será “ Aprender a preservar hoje, para usufruir amanhã”, no contexto de 2017 ser considerado pela ONU – “ o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”;
  • Entre os dias 25 de outubro e 2 de novembro foi efetuada uma intervenção inspetiva pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência- IGEC -, no âmbito da Atividade de Controlo - Organização do Ano Letivo. Os senhores inspetores analisaram, pormenorizadamente, a constituição de grupos/turmas/elaboração de horários/distribuição de serviço docente/matrizes curriculares, tendo concluído que a direcção cumpriu as disposições previstas nos Despachos Normativos relacionadas com a Organização/Lançamento do Ano Letivo;
  • A Deliberação nº 1495/2016, de 6 de setembro, da Comissão Nacional de Proteção de dados – CNPD -, a qual define orientações para as escolas sobre os limites legais para a disponibilização e o tratamento de dados pessoais dos alunos - direito à protecção de dados pessoais e à privacidade -, bem como na vertente da sua difusão na página da escola;
  • A prorrogação, por mais um ano lectivo, do contrato de autonomia;
  • A elaboração do cadastro da escola-sede, com a identificação de todo o material, catalogação/etiquetagem;
  • Balanço dos Conselhos de Turma Intercalares-1º Período -: Aspetos Positivos e Aspetos a Melhorar;
  • Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar;
  • Orientações de Gestão Curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática - Ensino Básico;
  • Plano de Formação.

5. O Presidente do Conselho Geral informou que as eleições para o Conselho Geral – Quadriénio 2017/2021 - irão decorrer no 3º período.

6. Foram aprovados os seguintes documentos:

  • Plano Anual de Atividades;
  • Projeto Educativo 2016/2019;
  • Autoavaliação e Plano de Melhoria;
  • Medidas de Promoção da Disciplina;
  • Avaliação Contrato de Autonomia.

7. Emitiu uma opinião bastante positiva sobre o documento-Carta de Princípios para a Educação Artística - (em anexo), o qual, na opinião deste Conselho Geral deverá ser incluído no Projeto Educativo do Concelho de Coimbra.

Aos membros da nossa comunidade educativa desejamos BOAS FESTAS e um ÓTIMO ANO NOVO.

Reunião de 10 de maio de 2016

Publicado em Memorandos

O Conselho Geral, na sua reunião de 10.05.2016, abordou os seguintes pontos constantes na respetiva ordem de trabalhos:

1. Aprovou a ata da reunião efetuada no dia 17 de março de 2016.

2. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido no dia 20 de abril destacando as seguintes pontos:

  • Rede Escolar: proposta apresentada pela Dgeste-Centro em reunião efetuada no dia 18 de abril com os diretores das escolas de Coimbra;
  • Programa do Dia da Escola Aberta – Dia 3 de junho;
  • Participação muito positiva de alunos em diversas atividades externas: concursos, olimpíadas e projetos;

3. Refletiu, pormenorizadamente, sobre os resultados da avaliação do 2º período - os quais, melhoraram, na globalidade, em relação ao período anterior-, bem como sobre as conclusões, dificuldades apresentadas pelos alunos e estratégias de melhoria.

4. Concordou com a realização das provas de aferição, em face das justificações apresentadas pelo Diretor.

5. Avaliou a proposta de rede escolar para 2016-17 apresentada pela Dgeste-Centro, tendo surgido uma dupla posição:

a) – o seu agrado de, em princípio, ter sido aceite a proposta apresentada pelo Diretor em relação ao número de turmas para o pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, 8º e 9º anos;

b) – perplexidade, por mais uma vez, a Dgeste pretender retirar duas turmas no 7º ano, à proposta apresentada pela escola de 8 turmas. O Diretor tinha remetido, atempadamente, aos Serviços da Dgeste, a informação que 150 alunos/ Encarregados de Educação do 6º ano tinham manifestado a sua intenção de continuarem a frequentar a escola no 3º ciclo e desses alunos existem 16 com Necessidades Educativas Especiais - NEE- que reduzem turma.

Neste contexto, a Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Martim de Freitas já reuniu com os Representantes dos Encarregados de Educação das turmas do 6º ano, tendo sido elaborado um documento a enviar à Srª Delegada Regional da Dgeste-Centro e, ao mesmo tempo, a solicitar uma reunião.

No mesmo sentido, foi mandatado o Presidente do Conselho Geral.

6. Refletiu sobre o relatório preliminar da Auditoria ao Sistema de Controlo Interno -SCI-do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, efetuado pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência - IGEC -, nos meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

O objetivo desta auditoria consistiu em avaliar os sistemas e procedimentos de controlo interno das operações de execução do Orçamento do Estado.

A avaliação global foi positiva e foram analisadas as conclusões e recomendações apresentadas ao Conselho Administrativo e ao Conselho Geral.

Coimbra, 11 de maio de 2016

O Presidente do Conselho Geral Filipe Xavier

Reunião de 10 de março e 17 de março de 2016

Publicado em Memorandos

O Conselho Geral, nas suas reuniões extraordinárias de 10.03.2016 e 17.03.2016, abordou os seguintes pontos constantes nas respetivas ordem de trabalhos:

  1. Aprovou as atas das reuniões efetuadas nos dias 26 de janeiro e 10 de março de 2016.
  2. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido no dia 9 de março destacando as seguintes documentos:

- “ Medidas de Promoção da Disciplina”, com o qual se pretende a uniformização de procedimentos e atitudes dos diversos elementos da comunidade educativa;

-“ Propostas apresentadas pelos Alunos e Encarregados de Educação “, no âmbito das reuniões dos Conselhos de Turma Intercalares do 2º Período;

- Projeto, enviado à Dgeste-Centro, para criação de uma unidade de ensino estruturado para alunos com perturbações do espetro do autismo –Ano letivo 2016-2017;

- Nota Informativa nº 1/2016, proveniente do Ministério da Educação, que tem como assunto o “ Modelo Integrado de Avaliação Externa das Aprendizagens do Ensino Básico”, remetendo a decisão de se realizarem ou não as Provas de Português e Matemática dos 4º e 6º anos, bem como as provas de aferição nos 2º,5º e 8ºanos de escolaridade, para a direção.

3. Avaliou e refletiu, pormenorizadamente, sobre um recurso interposto por uma encarregada de educação na sequência da uma medida disciplinar aplicada por um docente, nos termos previstos na alínea-r) do artigo 13º do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, republicado pelo Decreto-lei nº 137/2012, de 2 de julho e na alínea a) do ponto 1 do artigo 36º da Lei nº 51/2012, de 5 de Setembro - Estatuto do Aluno e Ética Escolar. Neste âmbito foi designado um relator o qual apresentou ao conselho geral uma proposta de decisão – ponto- 3 do artigo 36º da Lei nº 51/2012, de 5 de Setembro.

 A proposta de decisão de manter a medida disciplinar aplicada pelo docente, foi aprovada, por unanimidade.

Coimbra, 18 de março de 2016

O Presidente do Conselho Geral, Filipe Xavier

Reunião de 26 de janeiro de 2016

Publicado em Memorandos

O Conselho Geral, na sua reunião de 26.01.2016, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:

  1. Deu posse como conselheira à nova Representante da Autarquia - Drª Ana Sofia Faustino.
  2. Aprovou as atas das reuniões efetuadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2015.
  3. Analisou, pormenorizadamente, as informações do Conselho Pedagógico reunido nos dias 25 de novembro de 2015 e 20 de janeiro de 2016, assim como outras, destacando-se as seguintes:
    • Educação Especial: a autorização da Dgeste para a contratação de mais um docente para o grupo, assim como de uma tarefeira. Em relação a esta última situação, que é totalmente insuficiente, a Direção, o Conselho Geral e a Direção de Associação de Pais e Encarregados de Educação, vão reiterar o pedido de colocação de mais uma tarefeira;
    • Vai ser elaborado o projeto de reativação da Unidade de Ensino Estruturado de Autismo, por solicitação da Dgeste-Centro;
    • A concretização no dia 16 de dezembro da atribuição do nome Rosa Mota, ao nosso Pavilhão Gimnodesportivo, com a presença da ex-atleta olímpica. Esta cerimónia teve ampla cobertura dos meios de comunicação social;
    • Corta-Mato Distrital realizado nesse dia e no qual, os nossos alunos obtiveram os melhores resultados de sempre;
    • Projeto de Arborização da Escola Martim de Freitas com a supervisão técnica do Departamento de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Coimbra;
    • Reunião dos Diretores das Escolas da Região Centro com o Sr. Ministro da Educação, o qual apresentou as linhas gerais que irão nortear a sua atividade.
    • A realização entre os dias 10 de dezembro de 2015 e 22 de janeiro de 2016 de uma auditoria administrativa e financeira, com a presença de dois inspetores. O relatório dessa auditoria deverá ser enviado à direção, dentro de um mês.
  4. Concordou, positivamente, com o documento orientador, elaborado pela Direção – “Medidas de Promoção da Disciplina 2015-16”.
  5. Aprovou o documento –“ Linhas Orientadoras do Orçamento para 2016”.
  6. Refletiu, atentamente, sobre os resultados da avaliação -1º período. Estes resultados apresentam, de uma forma geral, bons índices de sucesso. Os casos pontuais, em que isso não aconteceu, estão a ser devidamente acompanhados pela direção, respetivos conselhos de turma e grupos disciplinares.

Coimbra, 27 de janeiro de 2016

O Presidente do CG, Filipe Xavier

Reuniões de 03 e 10 de Novembro de 2015

Publicado em Memorandos

O Conselho Geral, nas suas reuniões de 3 e 10.11.2015, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:

1. Deu posse como conselheiras à nova Representante do Pessoal Docente - Maria Clara Oliveira e às novas Representantes dos Pais e Encarregados de Educação - Andreia Sofia Almeida e Maria Alexandre Mendes.

2. Aprovou a ata da reunião efetuada no dia 20 de julho.

3. Felicitou a nova Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Martim de Freitas pela sua eleição.

4. Analisou, pormenorizadamente, as informações do Conselho Pedagógico reunido nos dias 3,10, 23 de Setembro e 15 de outubro, destacando as seguintes:

  • ter sido homologada, pela tutela, a totalidade da rede escolar prevista;
  • a normalidade como decorreu o arranque do ano letivo;
  • a colocação de 45 novos docentes;
  • a preocupação com a situação relacionada com o número de assistentes operacionais existentes no nosso Agrupamento, bem como, com o facto da não colocação de tarefeiras;
  • o funcionamento do Projeto Edulab numa turma do 7º ano e numa do 9º ano;
  • ter sido solicitada a reativação da 2ª Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Espetro de Autismo.

5.  Aprovou o peso de 20% na avaliação final da Prova PET For School- alunos do 9º Ano.

6. Aprovou a alteração ao calendário escolar do Pré-Escolar na interrupção do 2º período. Deste modo, o calendário escolar no agrupamento ficou idêntico para todos os níveis de ensino, nesta interrupção lectiva.

7. Manifestou a sua satisfação pela concretização, no próximo dia 16 de dezembro, da atribuição do nome Rosa Mota ao nosso Pavilhão Gimnodesportivo, com a presença da referida atleta.

8. Aprovou o Plano de Atividades do Agrupamento - PAA 2015/2016.

9. Indicou 2 conselheiros que irão integrar-se nas equipas que irão proceder à elaboração do novo Projeto Educativo 2016/2019 e à revisão do Regulamento Interno.

10. Aprovou os documentos relacionados com a Autoavaliação e Plano de Melhoria.

11. Aprovou a avaliação do Contrato de Autonomia.

12. Mandatou o Sr. Diretor para, junto das entidades competentes, proceder à sua reformulação.

13. Aprovou a Carta de Missão do Diretor do Agrupamento elaborada nos termos previstos no artigo 6º da Portaria nº 266/2013, de 30 de agosto.

14. Decidiu proceder à avaliação do Sr.Diretor em 2017, nos termos da legislação em vigor e da informação recebida da DGAE.

Coimbra, 11 de novembro de 2015,  O Presidente do CG Filipe Xavier

Reunião de 20 de julho de 2015

Publicado em Memorandos

O Conselho Geral, na sua reunião de 20.07.2015, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:

  1. Deu posse como conselheira à nova Representante dos Pais/Encarregados de Educação – Sandra Cristina Alves Vieira, a qual irá representar o pré-escolar, no biénio 2015-17.
  2. Louvou o trabalho e a colaboração de três conselheiros: Célia Cabral, Maria João Liberal e Rui Pires, que cessaram a sua qualidade de Representantes dos Pais/Encarregados de Educação.
  3. Aprovou a ata da reunião efectuada no dia 7 de julho.
  4. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido no dia 17 de julho e outras, a saber:
    • Vai ser efetuada a eliminação de vários choupos, na escola Martim de Freitas, por razões de segurança e de saúde. A devida replantação de novas árvores, contará com o apoio dos Serviços dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Coimbra e de outras entidades que serão contactadas para o efeito;
    • Publicado o novo Regime Jurídico dos Centros de Formação de Professores.
    • Reconduzido pela respetiva Comissão Pedagógica o Diretor do Centro de Formação.
  5. Registou as preocupações apresentadas pela Presidente da Associação de Pais em relação às provas de exame de Português no 6º e 9ºs anos, por causa da aplicação efetiva da uniformidade de critérios - critérios diferenciados para classificar respostas idênticas -, bem como sobre a disparidade do grau de dificuldade nas provas da 1ª e da 2ª fases. Além disso, houve alunos que ao pedirem revisão de provas, subiram 15 a 18 pontos. Registou, ainda, de forma positiva a resposta do Sr. Diretor-Geral da Direção-Geral de Educação sobre a continuidade do Projeto Edulab na Escola Martim de Freitas, numa turma do 9º ano, devido à impossibilidade de ser assegurado um destacamento a vários professores que integraram esse Conselho de Turma durante o 7º e 8s anos e que tinham recebido formação específica para esse projeto. Assim a DGE disponibiliza-se para diretamente ou através de um dos seus Centros de Competência TIC, apoiar os professores que venham a ser colocados nessa turma. O Sr. Diretor reiterou esta garantia através do nosso Centro de Formação.
  6. Refletiu, pormenorizadamente, sobre os resultados escolares do 3º Período nos vários níveis de ensino: pré-escolar ao 3º ciclo, tendo manifestado a sua satisfação pela qualidade do sucesso, assim como pelos resultados obtidos pelos alunos do 4º, 6º e 9s anos nos exames nacionais de Português e Matemática.
  7. Sublinhou a sua preocupação de, em algumas disciplinas a complexidade e extensão das metas curriculares, não ser compatível com o nível etário dos alunos. Neste contexto, deve a Escola transmitir estas preocupações às entidades competentes.
  8. Avaliou a organização/preparação do ano letivo 2015-16 e constatou que a rede escolar prevista para o nosso Agrupamento de Escolas é a seguinte:
    • Pré-Escolar e 1º Ciclo – 35 turmas
    • 2º e 3º Ciclos - 35 turmas

Lamentou a situação de, até ao momento, a rede escolar, ainda, não ter sido homologada, o que prejudica, principalmente, o número de turmas/alunos no 7º ano de escolaridade.

NOTA: O Presidente do Conselho Geral pretende transmitir um público louvor aos Conselheiros pela excelência do trabalho desenvolvido durante o presente ano letivo, pois foram realizadas 13 reuniões e criadas 3 comissões especializadas. Aos membros da nossa comunidade educativa desejamos umas óptimas e merecidas férias.

Coimbra, 21 de julho de 2015

O Presidente do CG Filipe Xavier