Gabinete de Aptidão Física

Publicado em Gabinete de Aptidão Física

OBJETIVOS

1. Realizar um trabalho específico de desenvolvimento da aptidão física e aconselhamento sobre boas práticas alimentares, actuando na prevenção e diminuição dos índices de obesidade e sobrepeso da população escolar;

2. Prevenir desequilíbrios e/ou défices alimentares e nutricionais;

3. Ensinar os alunos a enquadrar a actividade física como parte fundamental do seu quotidiano, aprendendo a avaliar os seus níveis de aptidão física, interpretar os resultados da avaliação e planear programas pessoais;

4. Avaliar um conjunto de capacidades físicas e valores antropométricos que permitam caracterizar a população escolar no que diz respeito à sua aptidão física e composição corporal;

5. Facultar aos alunos um meio para eles próprios aprenderem a avaliar e planear a sua actividade física.

ATIVIDADES A DESENVOLVER

1. Aplicar a bateria de testes Fitnessgram a todos os alunos do 2º e 3º ciclo;

2. Fornecer relatórios individuais a todos os alunos avaliados;

3. Analisar estatisticamente os resultados obtidos em cada ano lectivo;

4. Sinalizar os alunos com valores percentuais de Massa Gorda acima e abaixo da Zona Saudável de Aptidão Física (ZSAF) e indicar os casos mais problemáticos para a Oficina de Educação Física.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Miguel Santos

PROFESSORES ENVOLVIDOS

Professores de Educação Física e Professores envolvidos no Projecto Crescer Saudável.

Cálculo da Taxa Metabólica Basal

Publicado em Gabinete de Aptidão Física

Quantas quilocalorias se devem ingerir por dia?

As quilocalorias que precisamos de ingerir por dia dependem de uma série de fatores nos quais se incluem a altura, o peso, a idade, o género, o exercício físico e também algumas condições fisiológicas especiais, como doença, gravidez, etc. Mas, para estimar de um modo fácil e rápido tomamos apenas em conta dois fatores de consumo energético: Taxa Metabólica Basal (TMB) e a Atividade Física.

O que é a TMB?

A TMB é o número total de quilocalorias necessárias para manter o nosso corpo a funcionar em repouso, excluindo, portanto, todas as atividades físicas. Precisamos de energia para manter o coração a bombear o sangue, para os movimentos respiratórios, para a digestão dos alimentos, renovação celular, manutenção da temperatura corporal e para todos os processos metabólicos e reações químicas do corpo.

Calcula a tua TMB

Clica na imagem para calcular a tua taxa metabólica basal, de acordo com o teu género:

 

 

 

FITESCOLA

Publicado em Gabinete de Aptidão Física

O programa FITNESSGRAM, avaliou durante 10 anos todos os alunos da Escola Básica 2, 3 Martim de Freitas, publicando-se anualmente uma análise estatística dos resultados, para conhecimento de toda a comunidade.

Todos os alunos foram avaliados na sua aptidão física em 3 componentes: a aptidão aeróbia, a composição corporal e a aptidão muscular (força muscular, resistência e flexibilidade). 

Após esta avaliação eram entregues relatórios individualizados aos alunos, analisados e explicados esses relatórios. Durante estes anos foram sinalizados os alunos com sobrepeso e sempre que possível acompanhados em sessões individualizadas e nos casos mais graves, após ser dado conhecimento ao encarregado de educação, foram aconselhados a fazer uma consulta médica com um nutricionista.

Serve esta nota explicativa para informar que o FITNESSGRAM terminou, dando origem ao FITescola® , programa este apresentado publicamente pelo Ministério de Educação no final do ano letivo anterior.

O FITescola® foi concebido para avaliar e educar crianças e adolescentes acerca da aptidão física relacionada com a saúde, avaliando três componentes de aptidão física considerados importantes pela sua estreita relação com a saúde em geral e com o bom funcionamento do organismo. 

Na prática, o FITescola®  continua a aplicar os mesmos testes do FITNESSGRAM, no entanto agora é feito um registo mais modernizado e com a possibilidade de visualização online dos resultados por parte do aluno, ao longo de todo o ciclo de estudos (desde o 5º ano até ao 12º ano).

Cada aluno, através de um registo acede apenas aos seus dados, consegue consultar os seus resultados e os resultados ao longo dos anos.

Estamos em crer que esta é uma ferramenta muito útil para um aumento da qualidade de vida dos nossos alunos, no presente e no futuro.

FITEscola - Acesso à área pessoal do aluno

Publicado em Gabinete de Aptidão Física

Informamos que os alunos já podem a partir de agora aceder à sua área pessoal e consutar o seu relatório do FITEscola.

Como fazer para aceder?

Podes aceder através do link http://fitescola.dge.mec.pt/AcessoReservado.aspx (ou fazendo uma pesquisa no Google por FITEscola).

Como obtenho o meu login e a minha password?

1. Clicar no link do FITEscola;

2. Preencher o nome de utilizador com a primeira letra do primeiro nome, a primeira letra do 2º nome e o último nome completo, seguido da data de nascimento com dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e dois dígitos para o ano. 

EXº: se o aluno se chamar Ana Maria Almeida Silva, nascida em 14/05/2002, o seu nome de utilizador é: amsilva140502

3. Depois deverá escrever a sua palavra passe, que para todos os alunos, na sua primeira utilização é password

4. Assim que entrares na plataforma FITEscola, obrigatoriamente terás que alterar a tua palavra passe.

5. Aconselhamos todos os alunos a preencherem o campo de email para que, caso se esqueçam, recuperem a sua password.

Se tiveres mais alguma dúvida, consulta o teu professor de Educação Física.