Resumo dos projetos

EXPERIMENTAR PARA CRESCER

Programa de Desenvolvimento de Aptidões para a Aprendizagem Escolar

O Programa de Desenvolvimento de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (PDA) tem como objetivo promover competências necessárias à aprendizagem no Ensino Básico e é destinado a crianças dos 4 aos 5 anos.

O Programa será implementado com as crianças de 5 anos que frequentam os dois Jardins de Infância do Agrupamento e dinamizado pelo SPO.

VAMOS PENSAR A JOGAR

Alunos do 4º ano e Pais

O projeto “Vamos pensar a jogar” pretende ajudar os alunos a adquirirem conhecimentos e habilidades intelectuais através da realização de atividades que envolvem conceitos quantitativos e competências verbais. Ao mesmo tempo, pretende incentivar a participação e a colaboração dos Pais e Mães no processo de crescimento afetivo e de desenvolvimento intelectual dos seus filhos.

Este programa vai ter início em dezembro, projetando-se do seguinte modo:

• Informação do SPO aos professores do 4º ano da Escola Martim de Freitas e solicitar a sinalização de cerca de 14 alunos.
  • Ação com os Pais dos alunos sinalizados para apresentação do projeto e para reflexão e debate do tema: “As atitudes dos Pais face à aprendizagem”.
  • Sessões a decorrer uma vez por semana em grupo, prevendo-se formar 2 grupos de alunos, com a duração de 30 minutos.
  • Uma sessão por período com os pais dos alunos que participam no programa.

Orientação vocacional

Créditos da imagem: http://familia.sapo.pt/

O Serviço de Psicologia e Orientação iniciou esta semana o Programa de Orientação Vocacional aberto a todos os alunos do 9º ano.

A ação começou com a divulgação do Programa em todas as turmas e do envio de uma circular para os Pais e Encarregados de Educação. Após o período de inscrições, foram iniciadas as sessões de grupo.

Serviço de Psicologia e Orientação

O QUE É O SPO?

É uma unidade especializada de apoio educativo com autonomia técnica e dever de confidencialidade, desenvolvendo a sua acção nas Escolas do Agrupamento.

Assegura, na prossecução das suas atribuições, o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao sistema de relações interpessoais, no interior do Agrupamento e entre este e a comunidade.

SÃO ATRIBUIÇÕES DO SPO

• Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;
  • Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar;
  • Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, pais e encarregados de educação, no contexto das actividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efectiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas;
  • Assegurar, em colaboração com os outros serviços competentes, designadamente o Departamento da Educação Especial, a detecção de alunos com necessidades educativas especiais, a avaliação da sua situação e o estudo das intervenções adequadas;
  • Contribuir, em conjunto com as actividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para o desenvolvimento global do aluno tendo em conta os seus interesses e aptidões;
  • Promover actividades específicas de informação escolar e profissional, susceptíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das actividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mundo do trabalho;
  • Desenvolver acções de aconselhamento psicossocial e vocacional dos alunos, apoiando o processo de escolha e planeamento de carreiras;
  • Colaborar em experiências pedagógicas e em acções de formação de professores, bem como realizar e promover a investigação nas áreas da sua especialidade.

QUAL A COMPOSIÇÃO DO SPO

O Serviço de Psicologia e Orientação é composto pelas psicólogas Rosa Carreira e Elsa Gonçalves.

ONDE ESTÁ INSTALADO O SPO

O Serviço de Psicologia e Orientação tem um gabinete que se situa no 1º andar do Bloco A da Escola EB23 Martim de Freitas.

A QUEM SE DESTINA O APOIO DO SPO

Este Serviço destina-se à comunidade educativa e está disponível de acordo com a sua capacidade de resposta. A abordagem a este Serviço pode ser feita mediante pedido directo do aluno ou dos Pais/Encarregado de Educação ou de qualquer elemento da comunidade educativa. O pedido de intervenção por parte do Director de Turma ou Professor Titular de Turma é efectuado através de e-mail criado para o efeito.

CONTACTO SPO