EB 2,3 Martim de Freitas
Escola Sede
Opção de DANÇA
3º Ciclo
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
3º CICLO
Opção de MÚSICA
3º Ciclo
Ensino de Alemão
3º Ciclo
EB1 da Conchada
Alameda da Conchada - Coimbra
EB1 de Coselhas
R. da Escola/Ladeira do Camasão - Coselhas/Coimbra
EB1 dos Olivais
Av. Dr. Dias da Silva - Coimbra
EB1 de Santa Cruz
Av. Sá da Bandeira - Coimbra
EB1 Montes Claros
R. Virgílio Correia - Coimbra
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Futsal e Badminton
Clube de Música
Clube Roboteca

INFORMAÇÕES

Ementas 3º Período 2018/2019

Já estão disponíveis para consulta as ementas das refeições a servir em todos os estabelecimentos do Agrupamento.

Pre Escolar | Pre Escolar vegetariana

1º CEB (exceto EB Martim de Freitas) | 1º CEB (exceto EB Martim de Freitas) vegetariana

2º e 3º CEB e EB Martim de Freitas2º e 3º CEB e EB Martim de Freitas vegetariana

Relembramos que estas podem ser alteradas se as condições de aquisição de géneros ou outras assim o exigirem

Reuniões de avaliação com Encarregados de Educação

Publicamos em anexo o calendário das reuniões com os Encarregados de Educação

Ver calendário

Nota de Falecimento - Professor Miguel Santos

ligado . Publicado em Notícias

É com profundo pesar que a  Direção do Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas comunica o falecimento do professor de Educação Física,  Miguel Santos. 

A Direção, em seu nome e de toda a comunidade escolar, apresenta as sentidas condolências à família.
 
O Diretor
Alberto Barreira

CANGURU MATEMÁTICO 2019

ligado . Publicado em Notícias

Canguru MAT   

O Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas felicita os seus alunos pela participação no concurso Canguru Matemático. Do 2º ao 9ºano, foram 654 os alunos que, durante hora e meia, participaram no maior concurso matemático a nível internacional. Mesmo os mais pequeninos não desistiram perante a dificuldade crescente das questões. Todo o Agrupamento, em especial o grupo de Matemática e os professores titulares de turma, orgulha-se dos seus alunos.  

Parabéns a TODOS os participantes

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS – Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais-Resultados

ligado . Publicado em Notícias

Nos dias 4 e 5 de abril, os alunos dos 1.º, 2.º e 3.ºciclos escolheram, através de um processo democrático que decorreu com muito civismo e responsabilidade, a melhor proposta para o Orçamento Participativo das Escolas, iniciativa da Junta de freguesia de Santo António dos Olivais.

A votação decorreu entre as 8h30min e as 13h30min, nas escolas de EB1 dos Olivais, EB1 de Montes Claros e EB23 Martim de Freitas.

Na escola EB1 dos Olivais votaram 89 alunos dos 89 constantes nos Cadernos Eleitorais com o seguinte resultado:

  • Proposta A – 89 votos.

Foi vencedora a única proposta em votação Proposta A – LCD – Lúdico, Construtivo, Didático que propõe oferecer aos alunos condições mais agradáveis nos dias de chuva.

Na escola EB1 de Montes Claros votaram 240 alunos dos 255 constantes nos Cadernos Eleitorais com o seguinte resultados

  • Proposta A – 75 votos;
  • Proposta B – 17 votos;
  • Proposta C – 45 votos;
  • Proposta D –  100 votos;
  • Registaram-se 3 votos em branco e/ou nulos.

Foi vencedora a Proposta D – Material Desportivo que propõe melhorar as condições da escola para a prática de Educação Física.

Na escola EB23 de Martim de Freitas votaram 966 alunos dos 1049 constantes dos Cadernos Eleitorais com o seguinte resultado:

  • Proposta A – 181 votos;
  • Proposta B – 65 votos;
  • Proposta C – 364 votos;
  • Proposta D – 81 votos;
  • Proposta E – 143 votos;
  • Proposta F – 102 votos;
  • Registaram-se 30 votos em branco e/ou nulos.

Foi vencedora a Proposta C – Clube de Rádio que propõe reanimar o Clube de Rádio, de modo a despertar nos alunos o interesse pela rádio, divulgar informação e promover a comunicação dentro da comunidade escolar.

Parabéns aos alunos que se empenharam na formulação e dinamização das propostas e aos votantes pelo modo como respeitaram e realizaram este exercício de cidadania.

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas na Final do Concurso Nacional de Leitura

ligado . Publicado em Notícias

       Com três alunos apurados para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas viu chegar à final, e em primeiro lugar, a nossa aluna representante  do 2º ciclo.

A Fase Intermunicipal da 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2019 foi organizada pela  Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, decorreu no Auditório Municipal da Figueira da Foz, no passado dia 6 de abril, e participaram alunos de todos os níveis de escolaridade.

Esta edição do CNL teve início pelas 14:30 com a realização da prova escrita, enquanto os acompanhantes foram guiados numa visita ao Museu Municipal. Seguiu-se a peça "Aníbal Milhais, um herói chamado Milhões", um monólogo escrito, encenado e interpretado por Diogo Carvalho, o lanche oferecido aos participantes  seus familiares e professores bibliotecários, e antes da segunda parte um momento de poesia com Paulo Condessa, que também apresentou as provas orais.

Foi com a declamação de um poema, "A rapariga que se transformou numa cama" de Tim Burton, que a nossa aluna alcançou a vitória no seu escalão.

A final desta 13ª edição do CNL decorrerá em Braga no dia 25 de maio.

  
CNL Figueira

Os Perigos dos Jogos Eletrónicos

ligado . Publicado em Notícias

Ao mesmo tempo que a internet abriu inúmeras possibilidades interessantes para os jovens, também trouxe riscos para a segurança, autoestima e saúde. No mundo da internet, os perigos são reais. Atrás de um ecrã, pode esconder-se uma realidade paralela e perigosa. Grande parte dos jovens passa diversas horas por dia a jogar, seja videojogos ou no computador, hábito que se tornou uma dependência em muitos casos deixando que o jogo influencie as atividades do dia-a-dia. Podendo levar ao afastamento dos amigos, a conflitos com a família e ao insucesso escolar. Em Portugal o número de jovens que apresentam sinais de dependência de videojogos está a aumentar, com 20% a admitirem que são viciados em jogos online, de acordo com o European School Survey Project on Alcohol and Other Drugs. No nosso país, a ala psiquiátrica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, integra desde 2014 o núcleo de utilização problemática da internet, unidade que tem o objetivo de tratar quem procura ajuda médica para resolver o vício nos videojogos.
Jogos

Os alunos do 8º ano de escolaridade participaram, no dia 3 de abril, numa Sessão de sensibilização: “O transtorno do jogo - Os Perigos dos Jogos Eletrónicos”, dinamizada pela Dr.ª Joana Gonçalves e Dr. Jorge Campelo UCSP - Centro de Saúde de Celas. Os alunos participaram de forma muito positiva levantando questões pertinentes o que lhes permitiu refletirem sobre a temática do Perigos dos Jogos Eletrónicos.

Agradecemos à equipa a sua disponibilidade para a dinamização desta atividade.

Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais

Aprendizagem ativa e Experimental | Abordagem Piloto – PIICIE

ligado . Publicado em Notícias

Exploratorio       

A Câmara Municipal em parceria com o Exploratório irá dinamizar Atividades de Aprendizagem Ativa e Experimental na escola para o 2º ciclo - Abordagem Piloto – PIICIE

No dia 4 e 5 de abril irá decorrer na Sala de Formação esta atividade para todos os alunos do 6º ano.

Esperemos que sejam manhãs proveitosas para estes jovens.

Agradecemos a todos a colaboração prestada
Grupo disciplinar de Ciências Naturais.

Suporte Básico de Vida na Escola Martim de Freitas

ligado . Publicado em Notícias

inem  

No dia 4 de abril, virá à escola uma equipa do INEM, dinamizar um Masstraining de Suporte básico de Vida para todos os alunos do 9º ano.

O Masstraining será composto por dois momentos distintos: a primeira meia hora com uma sessão teórica que decorrerá no auditório da escola, depois será uma hora e meia de práticas, no Pavilhão Gimnodesportivo “Rosa Mota”, em que os alunos serão divididos em pequenos grupos e com a ajuda de bonecos, aprenderão a fazer suporte básico de vida e serão sensibilizados para a importância da cadeia de sobrevivência que permite salvar a vida de vítimas de paragem cardiorrespiratória.

É de extrema importância que o suporte básico de vida (SBV) seja de conhecimento público, uma vez que, qualquer minuto pode fazer a diferença para evitar a morte da vítima ou desenvolvimento de lesões cerebrais que poderão ser irreversíveis

Esperemos que seja uma manhã proveitosa para estes jovens, que irão aprenderam como atuar perante situações de risco.

Agradecemos profundamente à equipa do I.N.E.M, em especial ao Sr. José Maleiro que será o coordenador desta actividade, a disponibilidade em deslocarem-se à escola. 

Agradecemos a todos a colaboração prestada
Grupo disciplinar de Ciências Naturais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS - Junta de freguesia de Santo António dos Olivais

ligado . Publicado em Notícias

No próximo dia 5, os alunos dos 1º, 2º e 3.ºciclos irão escolher, através de um processo democrático, a melhor proposta para o Orçamento Participativo das Escolas, iniciativa da Junta de freguesia de Santo António dos Olivais. Na Escola Básica Martim de Freitas estarão em votação seis propostas:
A Proposta A – Aquecimento de salas

Aquisição de climatizadores cerâmicos de parede/Aquecedores a óleo de modo a tornar as salas mais acolhedoras e proporcionar bem estar a todos os elementos.

B Proposta B – Material de laboratório de Físico-Química

Aquisição de material de laboratório, de modo a proporcionar aos alunos um ambiente, ainda mais, favorável à aprendizagem.

C  

Proposta C – Clube de Rádio

Reanimação do Clube de Rádio, de modo a despertar nos alunos o interesse pela rádio, divulgar informação e promover a comunicação dentro da comunidade escolar.

D Proposta D – Telas e Quadros

Aquisição de telas e quadros, de modo a proporcionar aos alunos um melhor ensino aprendizagem.

E Proposta E – Vedação do Campo de Futebol-Bloco E

Vedação do campo de futebol do Bloco E, de modo a garantir aos alunos mais segurança e proporcionar tempos livres de maior qualidade.

F Proposta F – Sala Interativa

Equipar uma sala com jogos interativos, de modo a desenvolver nos alunos competências facilitadoras da aprendizagem.


A votação decorrerá entre as 8h30min e as 13h30min, na Sala 18 para os 1º e 2º ciclos e no Auditório para o 3ºciclo.

SAÚDE RENAL PARA TODOS EM QUALQUER LUGAR

ligado . Publicado em Notícias

A Drª Ana Amélia Galvão, nefrologista, do Serviço de Nefrologia da Universidade de Coimbra, dirigido pelo Professor Rui Alves disponibilizou-se a colaborar com a escola na área de educação/formação dos jovens o “Dia Mundial do Rim”, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006.

No dia 13 de março, a Dr.ª Clara Paradinhas e o Dr. Rui Nogueira realizaram na escola uma palestra cujo tema foi ” Saúde Renal para todos em qualquer lugar” para todos os alunos do 9º ano.

Foi uma manhã muito proveitosa para estes jovens, que aprenderam os cuidados muito simples que devem ter com os rins: beber muita água; reduzir o consumo de sal; fazer exames (creatinina); controlar a diabetes e a hipertensão; não fumar; limitar o consumo de álcool e fazer exercício físico. Como atuar perante situações de risco e como se devem comportar quando se deparam com elas.

Estas palestras são muito importantes para os nossos jovens - eles são o futuro!

Agradecemos a todos colaborantes do Serviço de Nefrologia por esta iniciativa, e à Drª Clara Paradinhas e o Dr. Rui Nogueira, a disponibilidade em deslocarem-se à escola.

Agradecemos a todos a colaboração prestada

Grupo disciplinar de Ciências Naturais

OLÍMPIADAS PORTUGUESAS DE BIOLOGIA

ligado . Publicado em Notícias

olimpiadas Biologia       

Estas Olimpíadas são organizadas pela Ordem dos Biólogos, com o apoio da Direção Geral da Educação/Ministério da Educação e Ciência.

Um dos objetivos consiste em fomentar o estudo da Biologia e estimular o desenvolvimento de jovens talentos nesta área, constituindo um importante contributo para a promoção do ensino e do saber, sobretudo na sua vertente prática/experimental.

No dia 6 de fevereiro de 2019, pelas 14.30h, 34 alunos do 9º ano da nossa escola participaram na 1ª eliminatória desta competição a nível nacional, na categoria de júnior e 16 alunos foram apurados para a 2º eliminatória que se realiza no dia 20 de março às 14.30. 

Parabéns a todos os alunos participantes

Grupo de Ciências Naturais