EB 2,3 Martim de Freitas
Opção de DANÇA
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
EB1 da Conchada
EB1 de Coselhas
EB1 dos Olivais
EB1 de Santa Cruz
EB1 Montes Claros
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Clube de Música
Clube Robótica

INFORMAÇÕES

Matrículas 1º ano e Inscrições Pré Escolar (2022/2023)

Matrículas 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico

Informa-se que se encontram abertas as matrículas para o 1ºAno de Escolaridade. O período de matrículas decorre entre 19 de abril e 16 de maio de 2022.

Preferencialmente, o pedido de matrícula é apresentado via internet, no Portal das Matrículas. O Portal das Matrículas está disponível em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Não sendo possível, deve fazê-lo de modo presencial nos serviços competentes do estabelecimento de educação e de ensino da área da residência do aluno, independentemente das preferências manifestadas para a frequência. 

Para obter mais informações, consulte o aviso completo

 

Inscrições Pré-Escolar

Informa-se que se encontram abertas as inscrições para a educação Pré-escolar. O período de inscrições decorre entre 19 de abril e 16 de maio de 2022.

Preferencialmente, o pedido de matrícula é apresentado via internet, no Portal das Matrículas. O Portal das Matrículas está disponível em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Não sendo possível, deve fazê-lo de modo presencial nos serviços competentes do estabelecimento de educação e de ensino da área da residência do aluno, independentemente das preferências manifestadas para a frequência. 

Para obter mais informações, consulte o aviso completo

 

Informações complementares

Estabelecimentos de ensino pertencentes ao Agrupamento de Escolas

Despacho nº 4209-A/2022

Organização do Ano Letivo 2021/2022

Organização do Ano Letivo 2021/2022 (atualizado)

Provas de AVALIAÇÃO EXTERNA - 2022

Informação - Prova Geral
- Informação Prova de Aferição - 2ºano
- Informação Prova de Aferição - 5ºano 
- Informação Prova de Aferição - 8ºano 
- Informação Prova Final 3ºciclo - Português  
- Informação Prova Final 3ºciclo - Matemática 
NORMA 01/JNE/2022 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
- NORMA 02/JNE/2022 - Instruções para Realização | Classificação | Reapreciação | Reclamação nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
- Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames – JNE 2022
Despacho Normativo n.º 7-A/2022
- Manual de Instruções PIEPE 2021/2022
- Informação Complementar - Provas de Avaliação Externa:
IP-Geral-2022_retificacao
IC-PA-8Ano-2022
IC-PA-5Ano-2022
IC-PA-2Ano-2022

Planos COVID 2021/22 | Referencial - Controlo da transmissão de Covid19 em contexto escolar
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE)

Contratação de TÉCNICO DE INFORMÁTICA

No âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário informa-se que está aberto o procedimento para seleção e recrutamento de um(a) Técnico(a) de Informática (Contratação de Escola), na aplicação informática disponibilizada na página da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), no Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas, nos termos definidos no artigo 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, alterado e republicado, por último, pelo Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março e demais legislação aplicável.
adobe1 Contratação de um(a) Técnico(a) de Informática

Candidaturas a Ação Social Escolar para o ano letivo 2022/2023

Estão abertas até ao próximo dia 29 de julho as candidaturas à Ação Social Escolar para o ano letivo 2022/2023.

Assim, para os alunos que vão frequentar os 2º e 3º Ciclos e Secundário (do 5º a 10º anos) e pretendam usufruir dos benefícios da ASE é necessário fazer a candidatura através de um dos seguintes métodos:

1 - Preenchimento da candidatura online através do seguinte link (https://airtable.com/shrDnijadbbUh2eHQ). É obrigatório o preenchimento de todas as informações solicitadas e o carregamento do comprovativo do escalão de abono de família atualizado.

2 – A candidatura poderá ser feita presencialmente nos Gabinete do SASE através do preenchimento da candidatura em papel. Para o efeito é obrigatório ser portador do documento comprovativo do escalão de abono de família.

Relembramos que a entrega do comprovativo do escalão do Abono de Família no ato da matrícula é considerado para efeitos de seriação das colocações mas não constitui uma candidatura a ASE, pelo que esta terá que ser formalizada por um dos métodos indicados nos pontos 1 ou 2.

Concurso Externo Recrutamento PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO | Ano Letivo 2022/2023 | Lista Final de Classificação

Informa-se todos os interessados de que está aberto o concurso para recrutamento de um professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas para preenchimento de uma vaga para o ano letivo 2022-2023 de acordo com o previsto na Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho.

adobe Aviso de abertura

adobe Portaria nº 192-A/2015

word Declaração para download 

Lista final de classificação

Devolução de manuais escolares

Em anexo publicamos algumas informações sobre o período e condições para a devolução dos manuais escolares cedidos ao abrigo do Programa MEGA

Ver a informação completa

Manuais escolares 2022/2023

Para consultar a lista de Manuais Escolares adotados para o ano letivo 2022/2023 clique no link abaixo.

Neste momento ainda não temos informações sobre a distribuição de livros de exercícios

Manuais Escolares - 2022/2023

Lista de alunos Admitidos - 5º/7º Ano

ligado . Publicado em Notícias

Informam-se todos os interessados que se encontram disponíveis para consulta, na entrada da EB 2,3 Martim de Freitas, as listas de alunos admitidos e respetivas turmas nos 5º e 7º ano, para o ano letivo 2022/2023.

Até ao dia 8 de agosto, inclusive, serão admitidos pedidos de mudança de turma devidamente fundamentados.

Desafios SeguraNet 2021/2022 - Classificação Final | ERTE

ligado . Publicado em Notícias

A Direção-Geral da Educação dinamiza​​, no âmbito do Centro deDesafios Seguranet Sensibilização SeguraNet, o Concurso "Desafios SeguraNet” com a colaboração do Centro de Competência TIC da ​Escola Superior de Educação de Santarém. Esta iniciativa que promove a Educação para a Cidadania Digital, contou, nesta edição, com a participação de 317 Escolas/Agrupamentos, abrangendo 78424 alunos, 1162 professores e 459 encarregados de educação.

A classificação das escolas vencedoras deste concurso já se encontra disponível, por categorias:

O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas participou no Concurso "Desafios SeguraNet” 2021/2022, tendo obtido um honroso 5.º lugar, na classificação geral.

Felicitamos as turmas, os alunos e os professores envolvidos na iniciativa, esperando contar com a participação de toda a comunidade educativa, no próximo ano letivo. 

Estão todos de PARABÉNS!

Prémio Reportagem: EB Martim de Freitas, Coimbra | Ensino Básico

ligado . Publicado em Notícias

 

O Final de Ano na EB1 de Montes Claros

ligado . Publicado em Notícias

Mais um ano letivo terminou na nossa Escola.

Para sinalizar o Final de Ano e tornar este dia mais especial para todos os nossos alunos, a Associação de Pais proporcionou-nos momentos incríveis de suspense, animação e magia durante a manhã deste último dia de aulas.

A tarde foi dedicada especialmente aos Finalistas. Num momento breve, mas muito sentido, os alunos apresentaram um pequeno espetáculo com a colaboração dos professores de Educação Musical, Educação Física e Expressão Dramática!

Parabéns a todos os que concluíram esta primeira etapa.

A todos o nosso muito obrigado!

11
21
31
41
5
6
previous arrow
next arrow

Momentos mágicos para um final de Ano Letivo!
Parabéns aos Finalistas!

Multiculturalidade… na nossa Escola

ligado . Publicado em Notícias

No âmbito do Projeto do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), com o tema aglutinador “Multiculturalidade... na nossa escola”, as turmas da EB1 de Montes Claros pesquisaram as tradições e cultura dos paísIMG 20220705 WA0001es de origem dos seus alunos. 

No final do ano letivo, foi realizada uma exposição, nos espaços da escola, como conclusãodo trabalho efetuado ao longo do ano.

Teve como objetivos, entre outros, “fomentar o respeito e valorização das diferentes culturas e tradições” e “fomentar o espírito de solidariedade, cooperação e de interajuda entre todos os membros da comunidade educativa”.

Foi um projeto muito enriquecedor, onde todos os intervenientes participaram de forma ativa e comprometida.

20220705 114926 20220705 114952 20220705 115005 20220705 115020

Exposição "Se eu tivesse um lápis mágico..."

ligado . Publicado em Notícias

Se eu tivesse um lápis mágicojpg          Foi com estas perguntas que a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 dos Olivais convidou as crianças da Azulinha a participar no projeto do Lápis Mágico.

Com o Lápis Mágico, a APEE EB1 Olivais pretende ser o facilitador de uma primeira oportunidade para o desenvolvimento de competências de participação cívica, espírito de cidadania, empreendedorismo, mobilização coletiva e criatividade social. O projeto "Se eu tivesse um lápis mágico..." poderá ter um impacto significativo na formação das crianças da Azulinha, enquanto cidadãos atentos, responsáveis, informados e participativos.

Cada aluno, em casa, explorou as suas ideias de forma totalmente livre e criativa. Aplicou soluções inovadoras para dar vida, e transpor para a realidade, as suas ideias, pretensões, reflexões e propostas.

As crianças, nos seus projetos, afirmam que adoram a escola, que têm orgulho de serem alunos da Azulinha, mostram como pensam a escola e os seus espaços, a rua, o futuro. Surpreendem com a sua capacidade de análise, observação, sonhos e imaginação.

Todos os projetos estarão reunidos na exposição "Se eu tivesse um lápis mágico..." patente no auditório da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, a partir das 14h30 do dia 27 de Junho até às 17:30 do dia 29 de Junho.

Convidamos toda a comunidade a visitar a exposição para que o Lápis Mágico possa inspirar mais pessoas.
Dás por ti a pensar como a Azulinha é maravilhosa?
Se tivesses um lápis mágico, o que desenharias na tua escola?
Tens grandes sonhos para a escola? E o que farias pela rua?
Tens ideias geniais e gostavas de as mostrar a alguém?

Alunos da EB Montes Claros no “Scratch4All”

ligado . Publicado em Notícias

Dois alunos obtiveram uma Menção Honrosa

Doze alunos das duas turmas do 4.º ano de escolaridade do Centro Escolar de Montes Claros estiveram envolvidos no “Scratch 4 All” e, nessa qualidade, participaram no dia 22 de junho, do corrente ano, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC, na apresentação dos projetos realizados.

Neste âmbito participaram 194 alunos, sendo que as atividades relacionadas com o projeto1 se enquadram na oferta complementar às escolas do 1.º ciclo de Coimbra.

Os alunos da EB1 de Montes Claros que participaram são: Afonso Carvalhais, Ana Rita Carnim, Edissa Naeyli, Filipa Dinis, Guilherme Albuquerque, Lourenço Matias, Luana Pereira, Manuel Cerca, Maria Inês do Adro, Nuno Teodósio, Sara Simões, Wamy Albano.

“O projeto visa contribuir para o sucesso escolar e combater o abandono precoce da escola, através da dinamização de atividades na área da robótica e programação, introduzindo, dessa forma inovação e criatividade no sistema de ensino e, em simultâneo, promovendo a aquisição dum conjunto de competências específicas e transversais que permitem uma preparação mais eficaz dos alunos e uma maior motivação para a aprendizagem.”

Um grupo, constituído por Edissa Rita e Manuel Cerca, da turma B do 4.º ano (Montes Claros) obteve uma menção honrosa.

A participação dos alunos do 1.º ciclo tem-se revelado muito importante para os objetivos definidos neste projeto e, em termos globais, para o processo ensino-aprendizagem, sendo, por isso, avaliada muito positivamente.

Aos participantes, em geral, aos dois agraciados saúda-se pelo bom trabalho realizado e pelo empenhamento colocado na sua atividade.
2 4.jpg 3 5
Alunos do 4.º ano, turma B, CE Montes Claros  Alunos do 4.º ano, turma B, CE Montes Claros

Visita à FFUC | 7º G

ligado . Publicado em Notícias

Na passada segunda-feira, 13-06-2022 a turma 7ºG da nossa escola foi fazer uma visita de estudo à Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), organizada pela nossa diretora de turma , professora de físico- química e acompanhados também pela professora de português.

Quando chegámos, fomos bem recebidos e fomos presenteados com sacos roxos da faculdade, com um lápis e com uma caneta. A turma foi dividida em dois grupos. Um dos grupos foi aos laboratórios da faculdade e o outro ficou na entrada a fazer jogos sobre botânica.

Nos laboratórios, explicaram-nos o que era o pH das substâncias e ensinaram-nos como fazer reações químicas. Essas reações químicas consistiam na mistura de dois líquidos de cores diferentes que formavam novas cores. No fim, fizemos algumas perguntas sobre a faculdade e tivemos a oportunidade de fazer a experiência sozinhos.

Na parte da botânica estivemos a fazer um pequeno jogo que consistia na separação de plantas mortais, medicinais e comestíveis. Para esta atividade o grupo foi dividido em duas equipas e a vencedora era a que fizesse a separação das plantas mais rapidamente e que tivesse tudo certo. As plantas para separar estavam dispostas numa mesa ao lado de um cartaz que indicava as plantas mortais, comestíveis e as medicinais, o que nos serviu de grande ajuda. O prémio do jogo, para a equipa vencedora, era um frasco com o símbolo da faculdade de farmácia, que será colocado na sala do 7ºG. Depois os grupos divididos inicialmente trocavam.

Esta visita foi muito importante para todos nós,porque aprendemos coisas novas para o próximo ano letivo e também foi muito divertida. A turma 7ºG recomenda esta visita extraordinária.

Visita à FFUC 1 Visita à FFUC 2 Visita à FFUC 3 Visita à FFUC 4 Visita à FFUC 5

Biodiversidade vegetal em Portugal | Conhecer as árvores da minha escola

ligado . Publicado em Notícias

No âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), as turmas dos 5os anos (D, E e F) e 6os anos (A, E e F), estiveram envolvidas, este ano letivo, no projeto Biodiversidade vegetal em Portugal - Conhecer as árvores da minha escola, desenvolvido pela disciplina de Ciências Naturais.

Como preparação, os alunos foram sensibilizados para o tema, através de uma ficha informativa, onde puderam aprender: que em Portugal se encontram plantas diversas e específicas de cada zona, adaptadas às condições climáticas e de solo de cada região; a importância do papel das árvores num ecossistema, tendo em conta as funções que desempenham (purificar o ar, influir na temperatura e humidade da atmosfera, proteger o solo da erosão, contribuir para a purificação da água que se acumula no subsolo, oferecer refúgio e contribuir para a conservação de numerosíssimas espécies de animais vertebrados e invertebrados); que aproximadamente 75% do território nacional faz parte do hotspot Biodiversidade do Mediterrâneo. Dessa mesma ficha, constava também o Bilhete de Identidade de duas espécies existentes em território nacional, o Carvalho – Negral e o Carvalho Alvarinho, com informação sobre seu nome comum e científico; família; tamanho; distribuição nacional e mundial; tipo de folha e  de fruto.

Seguidamente, os alunos deram início ao seu trabalho de campo, para então concretizar a parte do projeto: Conhecer as árvores da minha escola. Começaram por recolher elementos necessários à identificação das árvores da Escola Martim de Freitas, nomeadamente quanto ao tipo de folha, forma e casca do tronco, crescimento e ramificação, tipo de flores, órgãos reprodutores e frutos, com vista ao preenchimento de um Bilhete de Identidade de cada árvore.

Após a realização deste trabalho de campo, foi possível criar o Bilhete de Identidade para duas árvores - a Tília e o Pinheiro Manso.

Para concluir o projeto, irão ser colocadas placas identificativas em dez árvores da nossa escola, onde irão constar: o nome comum, o nome científico e a família a que pertencem.

Na identificação das diferentes árvores da escola, foi possível contar com a colaboração de um elemento da Universidade de Coimbra, da área da Biologia. Este projeto, teve ainda a participação das disciplinas de Português e Oficina Digital.

                                             Biodiversidade vegetal em Portugal | Vídeo Biodiversidade Portugal