EB 2,3 Martim de Freitas
Opção de DANÇA
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
EB1 da Conchada
EB1 de Coselhas
EB1 dos Olivais
EB1 de Santa Cruz
EB1 Montes Claros
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Clube de Música
Clube Robótica

INFORMAÇÕES

Organização do Ano Letivo 2020-2021

Organização do Ano Letivo 2020/2021

Plano de Contigência Covid-19

Plano de Contigência Covid-19

Plano Ensino Presencial Agrupamento - Revisto

REGIME PRESENCIAL - Procedimentos a adotar nas escolas do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Plano de Higienização Agrupamento

Plano de Higienização

Plano ensino presencial pré-escolar

Plano ensino presencial pré-escolar

Referencial Escolas - Controlo de Transmissão COVID-19 em contexto escolar

Referencial Escolas - Controlo de Transmissão COVID-19 em contexto escolar

Carregamentos online DISPONÍVEIS

Informamos que já estão disponíveis os carregamentos online para novos utilizadores no GIAE.

Antes de conseguir fazer o carregamento é necessário efetuar o registo (apenas disponível para o encarregado de educação)

Como fazer o registo inicial: 

Como fazer carregamentos: Ver manual

 

Plano de Recuperação das Aprendizagens

Plano de Recuperação das Aprendizagens

Plano de Ensino à Distância

Plano de Ensino à Distância

Regime Misto 2020/2021

Regime Misto 2020/2021

Dia Mundial da Alimentação

ligado . Publicado em Notícias

A 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, uma comemoração criada em 1981, pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combatê-los.

Este ano a ONU refereO Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar….

É inaceitável que a fome esteja a aumentar num momento em que o mundo desperdiça mais de mil milhões de toneladas de alimentos por ano….

Enquanto família humana, a nossa prioridade é um mundo sem fome.”

Neste âmbito no dia 16 de outubro, na Escola Martim de Freitas, a comunidade educativa foi sensibilizada para uma reflexão sobre alimentação saudável e sustentável, lembrando a fome no mundo e a necessidade da redução dos desperdícios alimentares.

Durante esta semana esteve patente uma exposição de cartazes alusivos à efeméride, nos expositores do bloco D e foram distribuídas bases para copos com mensagens de combate ao desperdício alimentar, elaboradas pelos alunos e equipa do CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas. A Equipa do Eco-Escola colaborou também na atividade e foi uma mais-valia a sua parceria com o Pingo Doce, que ofereceu à escola dois livros intitulados “ Desperdício Zero”. Sugeriu-se a visualização do seguinte material digital: 

Dia Alimentacao 2020 1 Dia Alimentacao 2020 2
http://nutrimento.pt/noticias/comer-beber-e-viver/
http://nutrimento.pt/noticias/conheca-a-roda-dos-alimentos-
https://decojovem.pt/mundo_on/residuos-1/
https://www.imr.pt/pt/noticias/combate-ao-desperdicio-alimentar-qual-e-a-estrategia
https://sicnoticias.pt/incoming/2019-03-23-Combate-ao-desperdicio-alimentar
Agradecem a todos a colaboração prestada.
Equipa Projeto Educação para a Saúde
Professores Ciências Naturais,
Equipa do Eco-Escola e
CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas

Dia Mundial da Saúde Mental

ligado . Publicado em Notícias

PES Saúde Mental       
O Dia Mundial da Saúde Mental comemora-se no dia 10 de outubro desde 1992, foi criado pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioecónomicas e ainda combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental como uma prioridade.

É importante ajudar os jovens a construir uma resiliência mental, uma boa capacidade de gerir as suas emoções desde tenra idade, a fim de conseguirem lidar com os desafios do mundo de hoje. A prevenção deve começar com o proporcionar de um ambiente saudável em casa, nas escolas e nos vários contextos de vida dos jovens. Estes devem transmitir o sentimento de valorização e reconhecimento, de segurança, mas sem excessiva proteção, pois os jovens devem ser capazes de resolver obstáculos e problemas. 

Neste âmbito sugerimos a visualização dos vídeos para proporcionarem um momento de reflexão sobre esta temática.

Lembra-te que a vida às vezes é motivadora e desafiante, outras vezes, é difícil e angustiante. Nos momentos em que precisas de ajuda para te sentires melhor pede ajuda, ela existe.

Equipa do PES e Grupo
Disciplinar de Ciências Naturais

Campanha de recolha de rolhas de cortiça – Green Cork

ligado . Publicado em Notícias

logótipo Eco Escolas      Começamos este novo ano letivo com a divulgação de uma campanha de recolha de rolhas de cortiça. Esta atividade foi iniciada no ano letivo anterior não tendo sido finalizada devido à interrupção das aulas presenciais.

O Green Cork é um projeto da Quercus de recolha de rolhas de cortiça para reciclagem.

Tem como objetivos principais recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones. Trata-se de um projeto que funciona em ciclo, da árvore vem a cortiça, a reciclagem dá novos usos à cortiça e ainda permite que se plantem novas árvores. O que vem da natureza volta à natureza.Green cook

A cortiça é um produto natural, renovável, reutilizável, 100% biodegradável e reciclável. 

Green cook foto   

Os alunos que, no ano letivo anterior, constituíam a turma do 6º C e o ATL do 3º ciclo criaram o ROLHINHAS, o super-herói das rolhas.

O Rolhinhas está à tua espera no átrio do Bloco E onde podes colocar as rolhas de cortiça inutilizadas até ao dia 15 de outubro.

Os alunos e as professoras que colaboraram neste projeto deixam aqui um agradecimento muito especial à equipa do ATL do 3º ciclo pelo apoio prestado.

Eco-Escolas

Regresso às aulas presenciais no ano letivo 2020-2021

ligado . Publicado em Notícias

regresso aulas    REGRESSO ÀS AULAS PRESENCIAIS

Neste regresso às aulas presenciais é importante que a comunidade educativa esteja sensibilizada para as regras de segurança a adotar nos recintos escolares no sentido de conter a propagação do novo coronavírus. É fundamental apostar na sensibilização e prevenção para acautelar problemas que possam ser potenciados pela pandemia Covid-19.

Neste âmbito sugerimos a visualização do VÍDEO realizado pela Enfermeira Cristina Crespo da equipa de UCC-Celas (Unidade de Cuidados na Comunidade de Celas) e membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas.

Agradecemos à Enfermeira Cristina Crespo a disponibilidade e partilha.

Equipa do PES e Grupo
Disciplinar de Ciências Naturais

Programa MEGA - Devolução de Manuais Escolares

ligado . Publicado em Notícias

Informam-se todos os interessados que se podem dirigir à sede do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas para recolher os Manuais Escolares devolvidos ao abrigo do Programa Mega antes da informação de cancelamento da sua obrigatoriedade.

Para o efeito devem trazer o recibo da entrega original e dirigir-se no seguinte horário ao Bloco R para fazer o seu levantamento:

De segunda a sexta:

Manhã: 9:30 até 12:30

Tarde: 14:30 até 16:30

Informações - Início ano letivo 2020/2021

ligado . Publicado em Notícias

INFORMAÇÃO

ANO LETIVO 2020/2021

Informa-se toda a Comunidade Escolar das datas de início das atividades para o ano letivo 2020/2021 bem como as manchas horárias aprovadas para os diversos níveis de ensino. Mais se informa que todas as atividades se iniciarão de forma presencial.

Divulgação dos horários 2º e 3º CEB – 14 de setembro

Receção aos alunos (de todos os anos de escolaridade) – 16 de setembro

Início de todas as atividades letivas - 17 de setembro

   Horario INTERVALOS

EB1 de Montes Claros | A terminar o ano letivo com mais um aluno premiado no projeto Eco - Escolas

ligado . Publicado em Notícias

O nosso aluno Henrique Noutel, da turma A, do quarto ano está de PARABÉNS!

Ficou classificado no “Desafio O CICLO DO ECOLÁPIS” a nível Nacional com um trabalho em Banda Desenhada em representação da nossa Escola.

Este desafio resulta, de uma parceria ABAE | Eco-Escolas e a Faber-Castell. Teve como objetivo sensibilizar os alunos para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável, com total preservação do ambiente e minimização da pegada ambiental.

Os nossos Parabéns ao Henrique pela qualidade final e o empenho colocado no trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto! Com reconhecimento redobrado pelo facto de, mesmo em contexto de ensino à distância, não ter desistido.

 

Projeto Interdisciplinar "Resistiré" - 9ºG

ligado . Publicado em Notícias

A Escola, como organismo social, deve procurar corresponder aos desafios que surgem e estabelecer relações entre as situações do dia-a-dia e os conteúdos dos programas.

Assim, no contexto de pandemia e, consequentemente, de ensino à distância, os docentes das disciplinas de Espanhol e de Educação Física da turma 9ºG apelaram ao espírito colaborativo e de solidariedade dos alunos da turma propondo-lhes um projeto interdisciplinar. Este projeto consistia na elaboração de um vídeo cover da canção “Resistiré”, do grupo Dúo Dinámico,  adotada como hino da quarentena em Espanha.

Os docentes que orientaram o projeto congratulam-se com o trabalho desenvolvido pelos quinze alunos envolvidos e agradecem a disponibilidade e o envolvimento dos alunos e  dos respetivos encarregados de educação.Juntos

RESISTIREMOS!

ECO-CÓDIGO

ligado . Publicado em Notícias

No âmbito da elaboração do Eco-Código alguns alunos das turmas A, D, E e G do 9º ano apresentaram textos de sensibilização ambiental.

Não sendo possível mostrar todas as produções, destacam-se algumas delas:

Textos Eco Codigo

Muitos parabéns a todos os alunos e à professora Teresa Malta por ter acolhido esta atividade nas suas turmas!