EB 2,3 Martim de Freitas
Opção de DANÇA
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
EB1 da Conchada
EB1 de Coselhas
EB1 dos Olivais
EB1 de Santa Cruz
EB1 Montes Claros
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Clube de Música
Clube Robótica

INFORMAÇÕES

Organização do Ano Letivo 2021/2022

Organização do Ano Letivo 2021/2022

Manuais Escolares 2021/2022

Para consultar a lista de Manuais Escolares adotados para o ano letivo 2021/2022 clique no link abaixo.

Informamos que o Município de Coimbra irá fornecer os cadernos de exercícios aos alunos dos 1º e 2º Ciclos

Manuais Escolares - 2021/2022

Planos COVID 2021/22 | Referencial - Controlo da transmissão de Covid19 em contexto escolar
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE)

Contratação de TÉCNICO DE INFORMÁTICA

No âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário informa-se que está aberto o procedimento para seleção e recrutamento de um(a) Técnico(a) de Informática (Contratação de Escola), na aplicação informática disponibilizada na página da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), no Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas, nos termos definidos no artigo 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, alterado e republicado, por último, pelo Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março e demais legislação aplicável.
adobe1 Contratação de um(a) Técnico(a) de Informática

Recrutamento - Horário Gr 290 2021/2022 (horário nº 44)

Junto publicamos a lista graduada do concurso para o grupo de recrutamento 290, horário nº 44

ver lista

Recrutamento - Horário Gr 240 2021/2022 (horário nº 43)

Junto publicamos a lista graduada do concurso para o grupo de recrutamento 240, horário nº 43

ver lista

Entrevista a um Encarregado de Educação da Turma C do 6.º ano

ligado . Publicado em Notícias

Na passada 5ª feira, dia 2 de dezembro, na aula de Atendimento ao Aluno, tivemos o prazer de receber o pai e encarregado de educação do nosso colega Gabriel Lima, o Sr. Leonardo Lima, de nacionalidade brasileira.

No âmbito do tema geral do Agrupamento, “Eu, os outros e a Terra”, entrevistámos o Sr. Leonardo sobre a sua cultura, hábitos, gastronomia, razões que o levaram a vir para Portugal, entre outras questões. Numa aula de Português, preparámos esta entrevista, com a orientação da professora.

O pai do Gabriel gostou da experiência e a Diretora de Turma, a professora Ana Almeida, agradeceu a sua presença e disponibilidade em partilhar o modo como vivia e dar a conhecer um pouco mais do seu país.

Foi uma aula diferente e muito interessante!

A turma do 6.º C

Brasil       6C

PARLAMENTO DOS JOVENS

ligado . Publicado em Notícias

No dia 20 de janeiro vamos a votos

O processo eleitoral para o Projeto Parlamento dos Jovens irá decorrer Parlamento_JOVENs.pngna próxima 5ª feira, dia 20 de janeiro, entre as 8h30 e as 17h30.

No horário que foi atribuído a cada turma, os(as) alunos(as), acompanhados pelos(as) respetivos(as) professores (as) deverão dirigir-se à Sala de Formação, onde decorrerá  a votação.

Chegados ao local devem aguardar no exterior, em fila, sem nunca esquecer que é necessário manter a distância social. Pede-se que cumpram as regras e sigam as orientações que lhes irão ser dadas.

Para o ato eleitoral deverão ser portadores do cartão de estudante.

A colaboração de todos é imprescindível para a concretização do ato eleitoral escolar em segurança.

Alguma dúvida poderá ser colocada aos professores(as) presentes no local.

Gratos pela colaboração.

Os professores coordenadores do Projeto
João Ferreira e Angelina Alves

Parentalidade Sábia - Programa para Grupos de Pais (Para os desafios da Parentalidade)

ligado . Publicado em Notícias

Enquadramento:

O programa de Educação Parental é dirigido aos Pais e Encarregados de Educação, de alunos dos segundo e terceiro ciclos, no sentido de os ajudar a desenvolver e a consolidar estratégias que lhes permitam lidar com os desafios associados ao crescimento dos filhos.

O programa é baseado no “Parenting Wisely - Urban Teens” de origem Americana e que foi traduzido e adaptado pela Professora Doutora Filomena Gaspar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Objetivos:

Desenvolver uma comunicação positiva com os filhos, restabelecer a confiança e o afeto, ao mesmo tempo que se regulam os problemas e se promove a Autoridade.

     Parentalidade SÁBIA
Início:

Janeiro 2022: Segunda-feira das 18h00 às 20h00

Calendarização:

Janeiro: dias 24, 31
Fevereiro: dias 7, 14, 21, 28
Março: dias 7, 14, 21, 28

Inscrições para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

CORTA-MATO ESCOLAR E FLASH MOB DE NATAL

ligado . Publicado em Notícias

Após um ano de interregno, o maior evento desportivo realizado anualmente no Agrupamento regressou em força. Apesar de algumas restrições, próprias do período que vivenciamos, o dia 15 de dezembro foi um dia de intensa prática desportiva, muito convívio e animação.  

O Corta-Mato Escolar reuniu os alunos apurados das respetivas turmas, que competiram entre si em diferentes distâncias, divididos em cinco escalões etários: infantil A, infantil B, iniciado e juvenil. A organização desta atividade envolveu os professores do grupo-disciplinar de Educação Física, com o apoio dos alunos da turma E do 9º ano. Num total de 233 participantes, destaque para os mais de 40 alunos provenientes das escolas do primeiro ciclo que abrilhantaram ainda mais este dia.

Os alunos melhor classificados foram distinguidos, sendo que o mais importante foi a entrega e empenho demonstrados por todos as participantes, contribuindo para um dia de festa no Agrupamento e de intensa atividade desportiva. A próxima fase da prova será o Corta-Mato Distrital, do qual ainda se aguarda a data e local de realização, bem como as respetivas orientações.

Num dos intervalos da manhã, o campo exterior da escola encheu-se de cor, com a realização do habitual Flash Mob de Natal, no qual participaram os alunos das turmas de complemento à educação artística – Dança.

Parabéns a todos os participantes e Boas Festas!

Corta Mato Flash Mob

Escola de acolhimento

ligado . Publicado em Notícias

Considerando o disposto no Decreto-Lei n.º 104/2021 de 27 de novembro, e no Decreto-Lei nº 119-B/2021, de 23 de dezembro, as escolas colaboram no «acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhador cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos na sequência da suspensão prevista no artigo anterior, e que sejam profissionais nos serviços previstos na Portaria n.º 25 - A  / 2021, de 29 de janeiro».

Nestes termos, informa-se que o AE Martim de Freitas foi designada escola de referência para acolhimento destes alunos.  O serviço funcionará, entre as 7h45 e as 18h30, de 27 de dezembro de 2021 a 7 de janeiro de 2022. Os alunos de 1º CEB serão acolhidos na EB1 de Montes Claros e os alunos do Ensino Pré- Escolar no JI de Montes Claros. No que se refere ao 2º Ciclo, os alunos serão acolhido na EB 2,3 Martim de Freitas.

Os eventuais interessados devem prencher o formulário, juntar as declarações da entidade patronal e enviar toda a documentação através de email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), até ao dia anterior ao acolhimento.

Este serviço destina-se aos profissionais acima mencionados que, comprovadamente, tenham sido mobilizados para o serviço ou prontidão pela entidade empregadora ou pela autoridade pública, impedindo assim que prestem assistência aos seus filhos ou outros dependentes. É indispensável a apresentação de documentação emitida pelas entidades patronais indicando, de forma expressa, os  dias e horários de mobilização.

Escolas de acolhimento (Região Centro)

Decreto Lei nº 104/2021, de 27 de novembro

Portaria n.º 25 - A/2021, de 29 de janeiro

INFORMAÇÃO - Suspensão das AAAF de 27/12 a 9/01

ligado . Publicado em Notícias

No seguimento da resolução do Conselho de Ministros de 21 de dezembro de 2021, que alterou as medidas no âmbito da situação de calamidade, determinando a suspensão das atividades letivas e não letivas em regime presencial  no período de 27 de dezembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022 e a aplicação do regime do apoio excecional à família também no período de 27 a 31 de dezembro de 2021, cumpre-nos informar que as Atividades de Educação e Apoio à Família da Educação Pré-Escolar estão suspensas de 27 de dezembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022.

Hora do Código 2021 | Evento Global de Tecnologia

ligado . Publicado em Notícias

Na última semana do ano letivo, o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas associou-se ao Cartaz HCmovimento global da “Computer Science Education Week” e Code.org que atingiu dezenas de milhões de estudantes, em mais de 180 países.

Nas disciplinas de Tecnologias de Informação e Comunicação e Oficina Digital, através da participação na atividade “Hora do Código”, relacionada com a programação de computadores e as boas práticas digitais, alunos de todos os anos de escolaridade, desenvolveram a consciência sobre o que é a Ciência da Computação e apreenderam conceitos de Programação de forma divertida. 

Parabéns a todos os participantes.
Hour of CODE 4 Hour of CODE 10 Hour of CODE 8 Hour of CODE 1
Hour of CODE 5 Hour of CODE 9 Hour of CODE 1 Hour of CODE 7

Vida Sem Tabaco

ligado . Publicado em Notícias

O tabagismo é classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa evitável de doença e morte no mundo ocidental. A iniciação do consumo de tabaco é um grave problema de saúde juvenil. Dos jovens que iniciam o consumo, mais de um terço irá continuar a fumar ao longo da vida adulta, comprometendo assim a sua saúde e longevidade.

O conhecimento dos efeitos nocivos do consumo de tabaco, ativo e passivo é hoje mais vasto, estando bem estabelecidas as repercussões do consumo de tabaco para um grande número de doenças.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, SICAD, avisam que não existem cigarros eletrónicos nem produtos de tabaco seguros, nomeadamente tabaco aquecido, pois apresentam riscos para a saúde e não devem ser consumidos.

É fundamental que os jovens participem na luta contra o tabagismo e se tornem uma geração livre de tabaco.

Neste âmbito, os alunos que frequentam o 7.º ano de escolaridade participaram, no dia 17 de dezembro, numa sessão de sensibilização subordinada ao tema “Vida sem tabaco”, subdividida em dois momentos: Palestra sobre ”Tabagismo e cessação tabágica” e uma apresentação de cariz mais prático designada por “À descoberta dentro dos pulmões”, dinamizada pelos médicos Dr.ª Adriana Dias e Dr.ª Chantal Cortesão, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e Dr.ª Maria João Cavaco e Dr. André Nunes, do Centro Hospitalar do Oeste.

Os alunos aderiram de forma muito positiva, levantando questões pertinentes, o que lhes permitiu refletirem e aprofundarem conhecimentos relativos aos malefícios do tabaco e esclarecer dúvidas sobre os cigarros eletrónicos.

Vida_sem_tabaco_1.jpg Vida sem tabaco 2 Dia sem TABACO
Agradecem a todos a colaboração prestada
Equipa Projeto Educação para a Saúde
Professores Ciências Naturais

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

ligado . Publicado em Notícias

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida comemora-se no dia 1 de dezembro. Este dia visa alertar as pessoas para a necessidade de prevenção da infeção pelo VIH/SIDA.

A SIDA é uma doença infeciosa pandémica, sem cura, mas tratável. Se identificado e tratado a tempo o vírus da imunodeficiência humana (VIH), a infeção causada não chegará a evoluir para a síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, mesmo tendo em consideração outros fatores como a idade e outras doenças, os resultados revelam que a infeção pelo VIH/SIDA "é um fator de risco significativo para as formas graves e críticas de covid-19 no momento da hospitalização e para a mortalidade hospitalar".

A eliminação da Sida até 2030 é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), esta meta está ameaçada devido à pandemia do SARS-CoV-2, que levou à interrupção dos esforços de prevenção, conscientização e tratamento da SIDA.

No sentido de assinalar o dia Mundial de Luta Contra a SIDA, os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade da Escola Martim de Freitas nas aulas de Ciências Naturais, abordaram a temática com o visionamento dos vídeos O que é Cartaz_SIDA.pnga SIDA” e “História do VIH e sida: de fatal a doença crónica” como ponto de partida para um debate esclarecedor e enriquecedor.

Esteve também patente no Bloco E da escola, um cartaz alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a SIDA elaborado pelos alunos que frequentam o CATL.

No dia 2 de dezembro foram distribuídos, laços simbólicos com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar para esta problemática. Esta comemoração contou com a preciosa colaboração do Centro de Atividades de Tempos livres da Cáritas Diocesana de Coimbra (CATL).    

CATL 2.º e 3.º Ciclos Martim de Freitas
Equipa Projeto Educação para a Saúde
Professores Ciências Naturais

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

ligado . Publicado em Notícias

No dia três de dezembro assinalou-se, na nossa escola, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Desse modo, o grupo de Educação Física não quis deixar de sinalizar essa data tendo proporcionado, a todos os alunos que tinham aula de Educação Física nesse dia, a vivência de experiências desportivas para pessoas com diversos tipos de deficiências. Assim, os alunos envolvidos puderam praticar algumas modalidades paralímpicas como o “Boccia” e o “Basquetebol em Cadeira de Rodas” para a deficiência motora, o “Goalball” para cegos e o “Voleibol Sentado”. Também desfrutaram de outras atividades adaptadas, como o “Futebol em Canadianas” entre outras atividades inclusivas, não menos, entusiasmantes.

Uma pessoa com deficiência é alguém que apresenta qualquer anomalia de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica, que limita a sua atividade normal.

Tentámos passar a mensagem de que o desporto é naturalmente inclusivo e o que lhe dá fundamento é a própria condição humana e não uma qualquer condição de deficiência.

O gosto pelo lúdico, pelo prazer e pela superação, são sentimentos humanos verdadeiramente despertados pelo desporto independentemente das condições físicas ou sensoriais exteriorizadas por qualquer indivíduo.

Estes foram os “tópicos” marcantes e a principal “palavra” passada a todos os alunos que participaram neste momento de sensibilização.

Decorrida a atividade e constatando do imenso entusiasmo vivido, ficámos com a certeza de ter conseguido transmitir, a todos os nossos alunos, a mensagem incontornável de que todos somos iguais apesar das diferenças que nos distinguem. Ficámos, igualmente, convictos de que os nossos alunos saberão interpretar, no futuro, predicados basilares para o real exercício de cidadania no que diz respeito à indiferenciação, à não criação de barreiras e ao respeito que todas as pessoas nos merecem, qualquer que seja a sua condição, num inequívoco e inabalável posicionamento contra o estigma e o preconceito.