EB 2,3 Martim de Freitas
Escola Sede
Opção de DANÇA
3º Ciclo
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
3º CICLO
Opção de MÚSICA
3º Ciclo
Ensino de Alemão
3º Ciclo
EB1 da Conchada
Alameda da Conchada - Coimbra
EB1 de Coselhas
R. da Escola/Ladeira do Camasão - Coselhas/Coimbra
EB1 dos Olivais
Av. Dr. Dias da Silva - Coimbra
EB1 de Santa Cruz
Av. Sá da Bandeira - Coimbra
EB1 Montes Claros
R. Virgílio Correia - Coimbra
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Futsal e Badminton
Clube de Música
Clube Roboteca

INFORMAÇÕES

Recrutamento horário grupo 290

Junto publicamos a lista graduada do concurso para o grupo de recrutamento 290

Ver lista

Refeições do dia 15-2-2019

As refeições marcadas para o dia 15-02-2019 foram transferidas através de processos automáticos para sexta feira dia 1 de março.

Os alunos que não pretendam almoçar nesse dia poderão, através do Quiosque ou netGIAE desmarcar essa refeição, revertendo assim o seu valor para o saldo do cartão.

Excecionalmente, no dia 18 de fevereiro será permitida a marcação de refeições sem multa até às 10h30m.

Recrutamento horário grupo 260 - 08-03-2019

Junto publicamos a lista graduada do concurso para o grupo de recrutamento 260

ver lista

Sempre a Reciclar! Um jardim Diferente!

ligado . Publicado em Notícias

Um jardim Diferente 1 Um jardim Diferente 5 Um jardim Diferente 3 Um jardim Diferente 4 Um jardim Diferente 2

Com a chegada da Primavera, a EB1 de Montes Claros realizou mais uma ação em prol do Ambiente.

Como já vem sendo hábito, a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, esteve connosco para comemorar esta data, presenteando-nos com duas belas oliveiras, que foram plantadas pelos nossos alunos no recinto escolar.

O nosso bem-haja a todos!

 “Sempre a Reciclar” foi o mote para a criação de um jardim diferente. Com a criatividade dos nossos alunos e apoiados pelos Encarregados de Educação, surgiram diferentes flores, todas muito originais com recurso, sempre, a materiais reciclados, criando assim “Um jardim diferente!”

Desde já agradecemos a colaboração de toda a comunidade.

Um jardim Diferente 8 Um jardim Diferente 11 Um jardim Diferente 9 Um jardim Diferente 10 Um jardim Diferente 7

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS - Ministério da Educação - Resultados

ligado . Publicado em Notícias

Hoje, dia 22, antevéspera do Dia do Estudante, os alunos do 3.ºciclo escolheram, através de um processo democrático que decorreu com muito civismo e responsabilidade, a melhor proposta para o Orçamento Participativo das Escolas.

A votação decorreu entre as 8h30min e as 15h00min, na Sala de Formação.

Votaram 473 alunos dos 514 constantes dos Cadernos Eleitorais com o seguinte resultado:

  • Proposta A – 245 votos;
  • Proposta B – 99 votos;
  • Proposta C – 122 votos;
  • Registaram-se 7 votos em branco e/ou nulos.

Foi vencedora a Proposta A – Bebedouros que propõe melhorar os bebedouros de modo a proporcionar uma vida mais saudável e bem estar.

Parabéns aos alunos que se empenharam na formulação e dinamização das propostas e aos votantes pelo modo como respeitaram e realizaram este exercício de cidadania. 

Visita ao IPO e ao Hospital Pediátrico no Dia da Poesia

ligado . Publicado em Notícias

"Dar poesia a Coimbra" é o nome da atividade da Biblioteca Municipal e a que a Escola Básica 2.3 Martim de Freitas se associou mais um ano, assinalando, agora, o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner.

A importância e interesse desta iniciativa, que temos conseguido renovar desde que a iniciámos, fala por si: permite aos nossos alunos um confronto direto com a realidade que vive quem sofre e procura tratamento e cura, levando Poesia, e recebendo sempre um encorajamento e palavras de apoio que, por certo, farão com que esta atividade se torne num momento que todos recordarão como importante no seu percurso formativo.

Agradecemos, enquanto escola, o apoio que merecemos por parte das direções do IPO de Coimbra e do Hospital Pediátrico e endereçamos um bem-haja muito sentido por tudo quanto nos permitiram aprender nesta jornada.

         Dia da Poesia 3
Dia da Poesia 1 Dia da Poesia 2  

Exposição “Afetos e educação para a sexualidade”

ligado . Publicado em Notícias

Entre os dias 11 e 15 de março está a decorrer na nossa escola, no átrio do Bloco E, junto do auditório uma exposição alusiva ao tema: “Afetos e educação para a sexualidade”.

Este tema trata de assuntos relacionados com a sexualidade. A abordagem da componente afetiva e a promoção do desenvolvimento saudável da sexualidade, que nesta fase de desenvolvimento dos nossos alunos, constituem-se elementos fundamentais à saúde e ao sucesso educativo das crianças e dos jovens.

Com esta atividade dinâmica, os alunos terão oportunidade de conhecer e compreender conteúdos relacionados com a vivência saudável, segura e responsável da sexualidade. 

Exp Sexualidade1 Exp Sexualidade2 Exp Sexualidade3 Exp Sexualidade4 Exp Sexualidade5 Exp Sexualidade6 Exp Sexualidade7 Exp Sexualidade8 Exp Sexualidade9 Exp Sexualidade10
O grupo de Ciências Naturais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS - Ministério da Educação - 2019

ligado . Publicado em Notícias

OPE No próximo dia 22, os alunos do 3.ºciclo irão escolher, através de um processo democrático, a melhor proposta para o Orçamento Participativo das Escolas. O Coordenador Local da medida aprovou três propostas.

Proposta A – Bebedouros

Tornar os bebedouros mais funcionais de modo a proporcionar bem estar.

 

Proposta B – Material de laboratório

Aquisição de material de laboratório, de modo a proporcionar aos alunos um ambiente, ainda mais, favorável à aprendizagem.

 

Proposta C – WC Cor de Rosa

Aquisição de máquina de vending para pensos higiénicos, de modo a proporcionar bem estar nas raparigas.

A votação decorrerá entre as 8h30min e as 15h00min, na Sala de Formação.

Na próxima quarta feira, dia 20 de março, às 14h30min, os proponentes das propostas aprovadas para a votação irão realizar um debate das mesmas, no Auditório.

ClimAgir

ligado . Publicado em Notícias

Eco Escolas

O projeto “ClimAgir”, foi elaborado pela CIM Região de Coimbra e pela Universidade de Coimbra.

De 11 a 15 de Março está a ser apresentado na nossa escola, e nele vão participar as seguintes turmas: do primeiro ciclo, 4ºA e o 4ºB; do segundo ciclo o 5ºE e do terceiro ciclo o 8ºA, B, C, D, e F. Este projeto visa sensibilizar para as consequências das alterações climáticas na Região de Coimbra e, ao mesmo tempo, fomentar a floresta autóctone.

ClimAGIR   

O “Bolotas” é a mascote deste projeto, irá realizar 50 000 km numa viatura elétrica, passando pelos 19 municípios da CIM-RC: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, com o objetivo de divulgar os impactes das alterações climáticas e promover a plantação de espécies autóctones, mais propriamente, do Sobreiro.

São abordados os possíveis impactes em atividades, como: Agricultura, Alimentação, Florestas, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Estuários e Zonas Costeiras, Infraestruturas e Energia, Turismo e Saúde Humana.

Projeto Eco-Escolas | O grupo de Ciências Naturai

Canguru Matemático sem Fronteiras 2019

ligado . Publicado em Notícias

Tal como nos anos anteriores a nossa escola vai participar no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras 2019 a realizar-se no próximo dia 21 de março.

As provas de 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 podem ser consultadas na página do Canguru Matemático  

http://www.mat.uc.pt/canguru/ 

     Canguru MAT

Podes experimentar os Testes online - online quiz em http://www.mat.uc.pt/canguru/ 

Prepara-te e vence mais este desafio!

 

Palestra: Vantagens do Aleitamento Materno

ligado . Publicado em Notícias

Em 1992 a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram um programa mundial de promoção do aleitamento materno intitulado Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (IHAB), internacionalmente conhecido como Baby Friendly Hospital Initiative (BFHI).

Em Portugal aderiram a este programa 14 hospitais entre os quais se inclui a Maternidade Bissaya Barreto. Esta iniciativa baseou-se nos resultados da investigação científica, que reconhece vantagens da amamentação para a mãe, bebé, família e sociedade, nomeadamente, na redução da morbilidade e mortalidade infantil. O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras exceções. As vantagens do aleitamento materno são múltiplas e já bastante reconhecidas, quer a curto, quer a longo prazo, existindo um consenso mundial de que a sua prática exclusiva é a melhor maneira de alimentar as crianças até aos 6 meses de vida. Neste âmbito os alunos que frequentam do 9º ano, participaram numa Palestra – Vantagens do Aleitamento Materno, no dia 19 de fevereiro, dinamizada pelo Grupo do Aleitamento Materno da Maternidade Bissaya Barreto, dando continuidade às atividades previstas na comemoração da Semana do Aleitamento.  Os alunos que não participaram na visita de estudo à Maternidade Bissaya Barreto, tiveram oportunidade de refletir e debater as vantagens e mitos do Aleitamento Materno.

Agradece a todos a colaboração prestada.

       Aleitamento 
     Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais  

Eliminatória do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

ligado . Publicado em Notícias


Realizou-se no dia vinte e sete de fevereiro a eliminatória do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Participaram 123 alunos do 2º e 3º ciclos e foram apurados os seis vencedores que irão representar a Escola, na final nacional, na Maia, no próximo dia 29 de março.

A todos os participantes e de um modo especial aos vencedores os nossos parabéns.


 

     cartaz cnjm21 9 2018

Oceanário de Lisboa promove ações de educação ambiental

ligado . Publicado em Notícias

Quando aos oceanos chegam todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico, com um impacto enorme nas espécies e ecossistemas marinhos “é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem.”

Prosseguindo a missão de contribuir para o conhecimento dos oceanos e para a necessidade da sua proteção, o Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul desenvolvem, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, a ação de educação ambiental “Plasticologia Marinha” dirigida a alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico.

De 25 de fevereiro a 22 de março todos os alunos do 1º ciclo e do 5º ano do nosso agrupamento vão participar nesta ação  que será orientada, em cada uma das turmas, por uma equipa de animadores da Fundação Oceano Azul.

Na escola sede, os alunos do 1º ciclo e da unidade de ensino integrado contribuíram para a decoração da biblioteca escolar e, auxiliados pelos seus colegas mais velhos, a ideia inicial foi tomando forma.

Oceanário1 Oceanário2 Oceanário3