Divulgação das listas de crianças e alunos relativas à matrícula ou à renovação de matrícula

Publicado em Notícias

Informamos que nos termos do disposto na alínea b) do nº1 do artigo 4º do Despacho Normativo 10-B/2021 as listas dos alunos que requereram ou a quem foi renovada matrícula estão afixadas na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas.

Em relação ao 7º ano de escolaridade está afixada lista ordenada segundo as prioridades definidas no artigo 12º do supramencionado Despacho Normativo.

 

O Diretor

23/07/2021

CONCURSO PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO

Publicado em Notícias

Informa-se todos os interessados de que está aberto o concurso para recrutamento de um professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas para preenchimento de uma vaga para o ano letivo 2021-2022 de acordo com o previsto na Portaria nº 192 - A / 2015, de 29 de Junho.

adobe Aviso de abertura
word Declaração para download 

Color Dance Solidária | EB 23 Martim de Freitas

Publicado em Notícias

Realizou-se no passado dia 8 de julho nos campos de jogos da Escola Martim de Freitas de Coimbra, a iniciativa The Color Dance Solidária, promovida pelo grupo de Educação Física, Desporto Escolar e Dança. Foi um momento único de dança, cor e muita animação, o culminar de um trabalho conjunto desenvolvido pelos professores, em todas as turmas do 2º Ciclo, na disciplina de CEA-Dança. O grupo agradece a adesão massiva dos alunos à iniciativa, também devido ao cariz social da mesma. Foram muitos os bens alimentares que os alunos trouxeram para a escola, bens que serão convertidos em cabazes, e distribuídos por algumas famílias carenciadas do nosso agrupamento.

O nosso objetivo foi duplamente atingido e por isso a comunidade educativa está de parabéns.

Bem hajam!
Color Dance 1 Color Dance 2 Color Dance 3 Color Dance 4

MUNICÍPIO DE COIMBRA | INSCRIÇÕES ANO LETIVO 2021/2022 [REFEIÇÕES, AAAF E TRANSPORTE ESCOLAR]

Publicado em Notícias

INSCRIÇÕES ANO LETIVO 2021/2022 [REFEIÇÕES, AAAF E TRANSPORTE ESCOLAR]
RefeiçoesESCOLARES

Para os 2º e 3º ciclos e ensino secundário/profissional, a marcação de refeições escolares processa-se de acordo com os procedimentos adotados por cada estabelecimento para o efeito.

Refeiçoes ESCOLARES

Os formulários de inscrição/renovação têm de ser preenchidos e submetidos, anualmente, na Plataforma Municipal de Gestão Educativa e, caso aplicável, proceder à submissão de documentos atualizados, nomeadamente declarações referentes a alergias e intolerâncias alimentares, ementas específicas por motivos religiosos e declaração anual do posicionamento no escalão de abono de família, se inserido no escalão 1 ou 2 ou 3.

Para qualquer esclarecimento adicional, os pais e encarregados de educação, devem contatar a Divisão de Educação através do endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

ANEXOS: GUIÃO_INSCRIÇÕES_REFEIÇÕES ESCOLARES E TRANSPORTES ESCOLARES_21_22 | PMTE_2021_2022 | PMASE_21_22

50 Anos da Martim de Freitas simbolicamente assinalados

Publicado em Notícias

No dia 7 de junho de 2021 realizou-se uma cerimónia solene, comemorativa do 50.º Aniversário da EB Martim de Freitas, herdeira da Escola Preparatória Martim de Freitas.

A sessão iniciou-se com uma sessão no Auditório da Escola, na qual usaram da palavra o Senhor Presidente do Conselho Geral, Prof. Armando Se50anos AEMFreitas 1medo, e o Senhor Diretor do Agrupamento, Prof. Alberto Barreira. De seguida, os convidados assistiram à inauguração da nova Sala de Ginástica, construída com receitas próprias do Agrupamento, e ao descerramento de um mosaico elaborado por alunos do Clube de Cerâmica do Centro Escolar dos Olivais. O projeto é da autoria do Prof. Torres Macedo, docente deste Agrupamento, responsável pela coordenação do trabalho.

Na inauguração da sala de ginástica atuou uma classe de dança da escola, dirigida pela professora Paula Ruas, e na escadaria de entrada na Escola alunos, dirigidos pelo professor João Nuno Eufrásio, cantaram para todos os presentes uma adaptação da conhecida música "We are the world".

Uma iniciativa que foi realizada em condições não ideais, sem a presença de quantos seria desejável e com medidas de proteção sanitária exigidas pelas autoridades de saúde.

As comemorações dos 50 anos da Escola Martim de Freitas prolongar-se-ão ao longo do ano 2021, esperando-se que num futuro próximo seja possível envolver toda a comunidade educativa.

50anos AEMFreitas 3 50anos AEMFreitas 2 50anos AEMFreitas 4

Os alunos da EB1 de Montes Claros estão de parabéns!

Publicado em Notícias

Os nossos alunos estão de parabéns, pelo excelente trabalho realizado ao longo do ano. De destacar, os premiados a nível nacional.
  • Os alunos do 4º ano da Escola EB1 de Montes Claros, participaram com bastante empenho e dedicação nas aulas de Programação TIC - Scratch, construindo Projetos a nível de sala, em pequenos grupos.

Ao ser lançado um desafio para a participação no Concurso Nacional de Astronomia e Tecnologia, promovido pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), envolvendo várias parcerias, os alunos aceitaram o desafio e puseram mãos ao trabalho. Toda a sua criatividade e empenho foram premiadas com o 1º e 2º lugares.

Equipa: AstroC23 https://scratch.mit.edu/projects/538036768
Equipa: AstroTec4-B- https://scratch.mit.edu/projects/538167269
  • Um grupo de alunos do 2ºano participou no Concurso Nacional “Uma Aventura… literária 2021”, promovido pela editorial Caminho, na modalidade de texto original, tendo sido premiado com uma Menção Honrosa.

Este trabalho foi premiado, não só pela sua criatividade, mas também pela objetividade.

Um texto que falava de um monstro inventor que conseguiu construir um sugador de plástico 3000 e assim deixar o mar limpo…

  • Os alunos do 3º e 4º anos participaram nas Mini-Olimpíadas da Matemática, promovidas pela Sociedade Portuguesa de Matemática, tendo alguns obtido o 1º lugar.
Parabéns para todos os professores e professoras que ajudaram os alunos a conseguirem estas conquistas.

Caravelas, Naus Instrumentos Náuticos e... Figuras do Liberalismo

Publicado em Notícias

Caravelas e naus construídas com muita imaginação, acompanhadas dos instrumentos náuticos que os navegadores do século XVI usavam, e retratos, desenhados com muita criatividade, dos homens importantes do liberalismo português encheram uma das salas da nossa escola numa exposição cheia de cor, alegria e imaginação.

O grupo de História e Geografia de Portugal promoveu junto dos alunos que frequentam a disciplina a atividade “Caravela, Naus e Instrumentos Náuticos”, no 5º ano, em que tiveram a possibilidade de construir réplicas de barcos usados nos descobrimentos portugueses, nomeadamente caravelas e naus, mas também instrumentos náuticos, como astrolábios, quadrantes e balestilhas. Fizeram-no com muito empenho e gosto, numa atividade que contribuiu para o alargamento dos seus conhecimentos. Junto dos alunos do 6º ano promoveu a atividade “200 Anos da Revolução Liberal” com a realização de pequenas biografias das personagens importantes do liberalismo no século XIX, acompanhadas dos seus retratos desenhados pelos alunos. Muitas figuras do liberalismo português ganharam nova vida nos traços imaginativos e coloridos dos nossos alunos que os passaram a conhecer melhor.

A exposição esteve em exibição entre os dias 28 de junho e 6 de julho na sala 28 da nossa escola.
Caravelas 1 Caravelas 2 Caravelas 3

Em prol do Meio Ambiente

Publicado em Notícias

Na Escola Martim de Freitas, os dias compreendidos entre 7 e 18 de junho, foram dedicados à temática ambiental. Ocorreram diversas atividades que envolveram alunos, professores e funcionários em defesa do nosso ambiente.

Fizeram-se exposições: “A minha horta é mais bonita que a tua”, mostrando e valorizando as plantações da comunidade educativa e a importância de uma produção agrícola mais saudável; “Plástico”, os alunos das turmas D, E e G do 8º ano mostraram os resíduos de plástico gastos durante uma semana e apresentaram alternativas para diminuir o lixo; os discentes da Educação Especial salientaram, através dos seus desenhos, a importância de valorizar os oceanos; na Biblioteca os alunos foram convidados a deixar uma mensagem ou desenho sobre o nosso Planeta; “Eco-Código 2021”, no Bloco D encontra-se o cartaz selecionado com as frases que representam a conduta ambiental na nossa comunidade escolar; em algumas salas de aula foram afixados cartazes apelando à poupança de energia.

Realizaram-se aulas de sensibilização: os alunos do 6ºF recordaram o valor da poupança de água, energia, separação correta dos lixos; as turmas C, D, G e H do 5º ano refletiram sobre a importância de um lanche saudável e de como podem produzir menos resíduos; no 5ºB trabalhou-se a qualidade do ar, na cidade de Coimbra, e participaram no desafio “O Ar que eu respiro”.

Aconteceram atividades fora das salas: a hortinha da Educação Especial enche-nos os olhos com os seus legumes e as aromáticas já crescidos; a professora Paula Ruas e os seus alunos do 5ºA, 6ºB, 6ºD, 6ºG e Educação Especial dançaram e encantaram; o Diretor honrou-nos com o hastear da Bandeira Verde do Eco-Escolas como reconhecimento do trabalho realizado na Escola; os nossos alunos do 3º e 4º anos, cientes da importância das ações individuais reforçaram, utilizando cartazes, o que podemos fazer, leram-nos dois poemas e cantaram uma música.

Um agradecimento muito especial a todos os que participaram e colaboraram na concretização destas dinâmicas!logótipo Eco Escolas

                                                                                                                                                                                                            A Coordenadora

1
"A minha horta é mais bonita que a tua"
2
"A minha horta é mais bonita que a tua"
3
"A minha horta é mais bonita que a tua"
4
"Plástico"
5
"Plástico"
6
"Importância dos oceanos"
7
"Importância dos oceanos"
8
" O Planeta ideal e o Planeta que não queremos"
9
" O Planeta ideal e o Planeta que não queremos"
10
"Eco-Código 2021"
11
"Eco-Código 2021"
12
"Vamos poupar"
13_
"Vamos poupar"
14
"Sensibilizar para o ambiente"
15
"Lanches saudáveis e divertidos"
16
"Lanches saudáveis e divertidos"
17
"O Ar que eu respiro"
18
"O Ar que eu respiro"
19
"Hortinha da Educação Especial"
20
"Hortinha da Educação Especial"
21
"Dançar o ambiente"
22
"Dançar o ambiente"
23
"Dançar o ambiente"
24
25
"Fazer pelo ambiente"
26
"Fazer pelo ambiente"
27
"Hastear da Bandeira Verde do Eco-Escolas"
28
"Hastear da Bandeira Verde do Eco-Escolas"
previous arrow
next arrow

IV Concurso de Abanicos ¡Ahora España!  (IV Concurso de Leques)

Publicado em Notícias

Realizou-se a IV edição do Concurso de Leques (Abanicos) ¡Ahora España!, iniciativa da disciplina de espanhol.

No final de um ano letivo atípico devido à pandemia, os alunos das turmas de espanhol do sétimo ano participaram na habitual atividade de recriação deste acessório tipicamente espanhol, o abanico.

Os alunos participantes revelaram bastante criatividade na elaboração de leques, com recurso a materiais reciclados, que deviam espelhar o conhecimento da cultura/ língua espanhola.

Parabéns às alunas vencedoras das turmas 7ºF e 7ºE.

Enhorabuena a todos os que participaram na atividade.

Foto exposição   Leques vencedores
EXPOSIÇÃO   LEQUES VENCEDORES

Programa Mega - Reutilização Manuais Escolares

Publicado em Notícias

De acordo com orientações recebidas, os manuais escolares, do 5º ao 9º ano, cedidos no ano letivo 20/21, ao abrigo do Programa Mega do Ministério da Educação, através dos vouchers, terão obrigatoriamente de ser devolvidos à escola.

Assim, os Encarregados de Educação terão de fazer a sua entrega no Bloco E da EB 2,3 Martim de Freitas, de acordo com a calendarização abaixo indicada.

Horário: 9:00 – 12:00 – 14:00 - 16:30

manuais escolares

Deve ainda ser tido em atenção o seguinte:

  • Os Encarregados de Educação que apresentem livros com sinais de terem sido negligenciados e estejam em más condições não poderão continuar a beneficiar do programa no próximo ano;
  • Só serão aceites livros com todas as respostas/anotações a lápis apagadas;
  • Os Encarregados de Educação que não procederem à entrega dos manuais ficam automaticamente impedidos de continuar a beneficiar deste programa;
  • Os Encarregados de Educação que assim o entenderem poderão entregar livros novos ou entregar o seu valor monetário e continuar a beneficiar do programa.

Alerta-se para a necessidade de cumprir estas orientações e a calendarização estabelecida.

Atendendo às medidas de prevenção e controlo da pandemia, o uso de máscara é obrigatório, deve ser mantido o devido distanciamento físico e respeitadas todas asnormas de higiene e segurança em vigor.