Vamos salvar a biodiversidade!

Publicado em Notícias

LogótipoEnquadrado nos objectivos do Programa Eco-Escolas, as professoras de Ciências Naturais, Luísa Conde e Luísa Freitas, realizaram noBiodiversidade.jpg passado dia 6 de Maio uma aula de campo na escola com os alunos do 5º C e 5º G. Esta aula de campo teve como objectivo relevar a importância de proteger a biodiversidade animal e vegetal. Os alunos recorreram ao sítio  "Flora on" e posteriormente observaram e identificaram três espécies diferentes de orquídeas silvestres existentes no espaço escolar, tendo colocado várias estacas com a identificação dessas orquídeas. O néctar das flores atrai abelhas, vespas, escaravelhos, borboletas, etc..., e outros insectos polinizadores que são importantes no combate às pragas agrícolas, sem a necessidade de usar pesticidas que são prejudiciais ao ambiente e a nossa saúde.

Projeto MyPolis – 3º ano da EB1 de Sta. Cruz

Publicado em Notícias

No dia 2 de maio, a turma 3SC da EB de Santa Cruz, esteve presente num debate, contando com a presença Decisores LOCAIS dos decisores locais, nomeadamente o Vice Presidente e a Vogal da União de Freguesias de Coimbra. Esta sessão decorreu na sequência do envolvimento da turma no projeto piloto dinamizado pelo MyPolis.

Os alunos estiveram envolvidos num projeto, durante alguns meses, no qual foram trabalhadas várias questões relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável. Após várias reflexões, trabalhos de pesquisa e uma saída de campo, os alunos apresentaram um conjunto de questões-problema, às quais ditaram diversas soluções, apresentadas aos representantes da União de Freguesias de Coimbra. Delinearam um conjunto de estratégias a serem melhoradas ao longo da Avenida Sá da Bandeira e Jardim da Sereia, nomeadamente: colocação de mais ecopontos ao longo da Avenida; plantação de arbustos e flores nos jardins da Avenida; a construção de uma ciclovia; construção de um recinto de exercício físico no Jardim da Sereia; colocação mais avifauna no Jardim da Sereia (ex: pavões e ninhos nas árvores).

O mesmo trabalho também foi realizado na escola, tendo apontado algumas soluções para os problemas encontrados: substituição das torneiras da escola por torneiras temporizadoras, a fim de evitar gastos excessivos de água; colocação de vasos no recreio da escola, a fim de melhorar o espaço.

O debate foi bastante enriquecedor, pois permitiu a defesa das ideias apresentadas pelos alunos junto dos Decisores Locais. As propostas apresentadas irão ser analisadas pelos mesmos.

Decisores LOCAIS1 Decisores LOCAIS2

Recrutamento - Horário Gr 400 2021/2022 (horário nº 46)

Publicado em Notícias

Junto publicamos a lista graduada do concurso para o grupo de recrutamento 400, horário nº 46

ver lista

Diário da Visita de Estudo

Publicado em Notícias

Nos dias 19, 20 e 21 de abril, a turma do 9º E lançou-se na entusiasmante aventura “9º E Explorando Portugal”.

Rumámos primeiro em direção à Marinha Grande, onde visitámos com enorme admiração o Museu do Vidro. Em seguida, almoçámos no Parque da Cerca, aproveitando para explorar as diversões que o mesmo nos proporcionava. De seguida, continuámos caminho para a Nazaré, onde, no parque de campismo “Orbitur Valado”, montámos com destreza as nossas tendas (no espaço S4). Encaminhámo-nos então de autocarro até à praia da Nazaré e passeámos no vasto areal banhado por ondas vibrantes. Regressámos ao parque de campismo para comer um belo petisco. Depois de muito convívio, finalizámos assim o 1º Dia da Aventura, adormecendo no meio de amigos e da natureza.

No segundo dia dirigimo-nos, logo pela manhã, para São Martinho do Porto, onde realizámos uma animadora atividade de canoagem, promovida pelo Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar. Para o almoço, fomos à EB2,3 c/ Secundário de São Martinho do Porto, onde tivemos uma experiência muito agradável. Na parte da tarde, fizemos uma longa caminhada passando pela Duna de Salir, Alfândega Velha e pela Capela de Santa Ana. Jantámos no restaurante “Café Palmeira” e regressámos ao parque de campismo.

No terceiro e último dia, visitámos o museu do Surfista na Nazaré, almoçámos na Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, onde tivemos uma experiência bastante diferente da outra escola. Aproveitámos também para escrever dois postais (um para o diretor Alberto Barreira e outro para a professora de português Isabel Luro). Após o almoço regressámos para Coimbra, finalizando assim a aventura "9º E Explorando Portugal”.

Cumprimos os objetivos que estavam delineados, o que nos proporcionou uma grande alegria.

D1_1
D1_2
D1_3
D1_4
D1_5
D1_6
D1_7
D1_8
D1_9
D1_10
D1_11
D1_12
D1_13
D1_14
D1_15
D1_16
D1_17
D1_18
D1_19
D1_20
D1_21
D1_22
D1_23
D1_24
D1_25
D2_1
D2_2
D2_3
D2_4
D2_5
D2_6
D2_7
D2_8
D2_9
D2_10
D2_12
D2_13
D2_14
D2_15
D2_16
D2_17
D2_18
D2_19
D2_20
D2_21
D3_1
D3_2
D3_3
D3_4
D3_5
D3_6
D3_7
D3_8
previous arrow
next arrow

O 25 de abril e as mudanças na condição feminina

Publicado em Notícias

Realizou-se no passado dia 28 de abril, no Auditório da EB Martim de Freitas uma palestra dedicada às comemorações do 25 de abril. A sessão teve como título "25 de Abril - A desigualdade de direitos das mulheres. O que falta fazer?".

 A oradora convidada, a Professora Maria Helena Dias Loureiro, docente na Escola Secundária Avelar Brotero falou para um Auditório bem composto pelas turmas do 9º E e 9º G, num total de 51 alunos.

Unindo conhecimento científico com experiências pessoais, a Professora Maria Loureiro abordou temas tão distintos como a condição social, familiar, profissional, sexual e política das mulheres durante o período do Estado Novo. As ideias apresentadas acabaram por servir de ponto de reflexão sobre a condição feminina também no período pós-revolução e atual.

Os alunos mostraram sempre elevado interesse nas temáticas abordadas e foram colocando questões ao longo da sessão que contribuíram para o dinamismo do evento.

Foto 5 Foto 2
Organização – Núcleo de Estágio de História

Dia Mundial da Terra | 22 de Abril

Publicado em Notícias

LogótipoA efeméride "Dia Mundial da Terra - dia 22 de Abril de 2022" foi assinalada no âmbito do Programa Eco-Escolas com actividades de pesquisa e aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Estudo do Meio / Ciências Naturais, com a exibição dos resultados das pesquisas materializados em trabalhos feitos pelos alunos,  e distribuição de plantas semeadas pelos alunos. A professora Luísa Conde do Programa Eco-Escolas sublinhou o grande empenho dos alunos dos 1º e 2º ciclos da Escola Martim de Freitas e a excelente qualidade dos trabalhos apresentados.  
FOTO 1   FOTO 2

Recrutamento - Horário Gr 240 2021/2022 (horário nº 43)

Publicado em Notícias

Junto publicamos a lista graduada do concurso para o grupo de recrutamento 240, horário nº 43

ver lista

Recrutamento - Horário Gr 290 2021/2022 (horário nº 44)

Publicado em Notícias

Junto publicamos a lista graduada do concurso para o grupo de recrutamento 290, horário nº 44

ver lista

Final do Distrital de Boccia

Publicado em Notícias

No âmbito do Clube do Desporto Escolar realizou-se, no passado dia 31 de março, a Final do Distrital de Boccia, na Escola do Ensino Básico e Secundária José Falcão, em Miranda do Corvo, na qual participaram os alunos André Santos e Ana Gomes.

O evento pautou-se pela perfeita organização.  Os alunos demonstraram o seu espírito desportivo e, com muita habilidade, agilidade e inteligência, alcançaram os seus objetivos.

Ao longo do dia, realizaram-se várias séries de jogos entre os alunos das diferentes escolas, tendo a Escola Martim de Freitas sido apurada para a fase final, a qual lhes proporcionou o acesso ao pódio, por duas vezes, para receberem as honrosas medalhas.  

Com classificação em 3.º lugar, o André Santos conquistou duas medalhas e a Ana Gomes uma.

No final do dia, a felicidade estava estampada nos respetivos rostos e no peito onde orgulhosamente exibiam as suas medalhas!

Estão realmente de parabéns, o André Santos e a Ana Maria Gomes que tão bem representaram a Escola EB 2/3 Martim de Freitas.
 Boccia  Boccia

CORTA-MATO NACIONAL REUNIU 750 ALUNOS EM VALENÇA

Publicado em Notícias

corta_mato_nacional_valenca_2022_234.jpgNos dias 1 e 2 de abril, Valença foi palco da Final Nacional do Corta-Mato Escolar, num evento que contou com a participação de 750 alunos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. A prova marcou o regresso das competições nacionais do Desporto Escolar e de uma das maiores festas do desporto nacional. Os alunos participantes nesta importante competição nacional, resultaram das fases de apuramento escolar e distrital, as quais envolveram muitos milhares de alunos e centenas de professores.corta mato nacional valenca 2022 177 A aluna do Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas, Matilde Carvalho, que tinha vencido o Corta-Mato Distrital (escalão iniciado feminino), esteve presente no evento, integrada na comitiva da Coordenação Local do Desporto Escolar de Coimbra. Junto às muralhas da Fortaleza de Valença, local onde decorreu a prova, a Matilde teve uma prestação notável, tendo-se classificado em oitavo lugar. A Direção do Agrupamento e os professores do grupo disciplinar de Educação Física felicitam a aluna pela sua participação e desempenho nesta emblemática competição do Desporto Escolar.