FORMAÇÃO PARA PAIS e MÃES EM GRUPO – PARENTALIDADE

Publicado em Notícias

CARTAZ 2026

O Programa é dirigido aos Pais, Mães e Encarregados de Educação de alunos dos 2º e 3º ciclos, no sentido de os ajudar a desenvolver e a consolidar estratégias que lhes permitam estabelecer relações positivas e eficazes com os seus filhos. Através da aquisição de um conjunto de “ferramentas”, no âmbito da parentalidade, o grupo é levado a uma reflexão sobre afetos, atitudes e comportamentos.

Convidamos os Pais/Mães/Encarregados de Educação interessados, a participar neste Programa, que vai decorrer no Agrupamento de Escolas Martim de Freitas.

  • Calendarização: Segundas-feiras das 18h00 às 20h00
  • Duração do Programa: 10 sessões semanais
  • Início: 19 de janeiro de 2026
  • Fim: 30 de março de 2026
  • Inscrições através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Com a indicação do nome do pai/mãe interessado(a), nº de telefone/telemóvel, o nome do educando ou educanda, o ano e a turma que frequenta.

Cantar as Janeiras nos Olivais

Publicado em Notícias

 Janeiras 1
  Este ano, cumpriu-se mais uma vez a tradição dos alunos da Escola Básica e Jardim de Infância dos Olivais cantarem as Janeiras no Dia de Reis, na Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.
Foi com muita alegria que o Presidente da Junta de Freguesia José Francisco Rodeiro e a sua equipa receberam a pequenada coroada, presenteando as crianças com doces. O gesto simbólico não deixou indiferente os transeuntes que foram esboçando um sorriso.
Foi uma verdadeira animação! Viva a tradição!
 Janeiras 2

“10 Minutos a Ler” | Calendarização de janeiro

Publicado em Notícias

 10min
A calendarização do mês de janeiro está disponível.

Continuamos a promover momentos de leitura a alunos, professores e educadores, permitindo que uma pausa diária se transforme num hábito saudável de leitura.

Que este seja um ano novo repleto de leituras poderosas e transformadoras para os nossos devoradores de livros.

10 minutos por dia que criam leitores, abrem mundos e transformam quem lê. 

CORTA-MATO DA MARTIM DE FREITAS E FLASH MOB DE NATAL

Publicado em Notícias

No dia 10 de dezembro realizou-se o Corta-Mato Escolar, um dos momentos mais marcantes do calendário desportivo anual do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. O evento reuniu 220 alunos, apurados nas respetivas turmas, que competiram entre si em diferentes distâncias, distribuídos por quatro escalões etários: Infantil A, Infantil B, Iniciado e Juvenil.
A organização da atividade esteve a cargo dos professores do grupo-disciplinar de Educação Física, contando com a colaboração dos alunos do 7º A. Um dos grandes destaques do dia foi a participação entusiástica de 40 alunos das escolas do 1º ciclo, que trouxeram ainda mais energia, cor e alegria à competição.
Os alunos melhor classificados irão representar o Agrupamento no Corta-Mato Distrital, que se realiza no próximo dia 2 de fevereiro, na Fundação Bissaya Barreto, em Bencanta.
A manhã não foi feita apenas de corrida. Como já é tradição, o campo exterior da escola transformou-se num vibrante palco para o Flash Mob de Natal. A performance, cheia de vida, foi protagonizada pelos alunos de CEA - Dança, contagiando todos os presentes com o espírito festivo da época.
Parabéns a todos os participantes e votos de Boas Festas! 

 cm 1  cm 2  cm 3 cm 4

Dia Internacional dos Direitos Humanos com criatividade e reflexão

Publicado em Notícias

No dia 10 de dezembro, os alunos dos 7º, 8º e 9º anos participaram ativamente na comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, numa iniciativa conjunta das disciplinas de Geografia e História, que procurou sensibilizar para a importância dos direitos fundamentais e para o papel de cada cidadão na sua defesa.

Geografia: “Portas que falam de Direitos”

No âmbito da disciplina de Geografia, cada turma foi desafiada a transformar a porta da sua sala de aula num espaço de expressão e de consciência social, ou colocar os trabalhos realizados no Mural da Biblioteca. Os alunos tiveram liberdade para escolher diferentes formas de representação, como por exemplo: escrever frases relacionadas com os Direitos Humanos, destacando valores como igualdade, liberdade ou dignidade; selecionar um direito da Declaração Universal dos Direitos Humanos e apresentá-lo de forma criativa; escolher a fotografia de personalidades defensoras dos direitos humanos, como Martin Luther King Jr., Malala Yousafzai, Eleanor Roosevelt ou Nelson Mandela; pesquisar reportagens sobre algum facto de desrespeito e violação aos direitos humanos; criar cartões ilustrados ou escritos sobre direitos específicos; contornar e recortar as próprias mãos, escrevendo no interior palavras-chave ou direitos considerados essenciais; selecionar frases marcantes de figuras históricas que se destacaram na defesa da justiça e da igualdade.
O resultado final foi um conjunto de portas coloridas e, principalmente, cheias de significado, que se transformaram em verdadeiros murais de sensibilização para toda a comunidade escolar.

Cidadania e Desenvolvimento e História: “Os Direitos Humanos na Constituição da República Portuguesa”

A Constituição da República Portuguesa (CRP), aprovada em Portugal, no dia 2 de abril de 1976, é o documento que estabeleceu a transição da ditadura para a democracia, após a revolução de 25 de abril de 1974, definindo Portugal como um Estado de direito democrático. Inspirada nos valores afirmados na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), a CRP constitui um marco fundamental para a concretização dos direitos humanos em Portugal, incorporando liberdades e garantias - civis e políticas, individuais e coletivas - e os direitos económicos, sociais e culturais, no que diz respeito ao acesso à saúde, à educação, à segurança social ou ao trabalho.
Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, os alunos do 9o B pesquisaram os artigos da Constituição da República Portuguesa que são correspondentes e concretizam na lei base do Estado português, as ideias e valores presentes nos 30 artigos da DUDH. O resultado foi um painel onde estão presentes, lado a lado, os artigos da CRP e da DUDH, afirmando valores absolutamente universais, mas cuja concretização ainda continua em construção.
A atividade conjunta evidenciou o empenho e a criatividade dos alunos, reforçando a importância de promover uma educação para a cidadania ativa e consciente. A escola sublinhou que esta celebração não só valorizou o Dia Internacional dos Direitos Humanos, como também contribuiu para o desenvolvimento de valores essenciais para a formação integral dos estudantes.
 Direitos Humanos 1  Direitos Humanos 1 Direitos Humanos 2  Direitos Humanos 3  Direitos Humanos 4
As professoras: Alexandra Santos, Carla Brandão e Juliana Bernal

INFORMAÇÃO

Publicado em Notícias

    
GREVE

Informa-se que foram publicados, por várias estruturas sindicais de trabalhadores da administração pública, pré-avisos de adesão a Greves do dia 11 de dezembro e do dia 12 de dezembro. Recomendamos a todos os Pais e Encarregados de Educação que, nestes dias, antes de deixarem as crianças/alunos, nos respetivos estabelecimentos de educação/ensino se certifiquem da existência de condições para o poderem fazer.

    

Semana da Ciência e da Tecnologia 2025

Publicado em Notícias

IMG 20251203 145440No âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025, promovida pela Ciência Viva, dois grupos de investigação do iCBR/CiBB deslocaram-se à Escola EB 2,3 Martim de Freitas para dinamizar atividades de comunicação de ciência junto de alunos do 9.º ano de escolaridade. No total, foram realizadas seis sessões didáticas com o objetivo de promover a literacia em ciência e em saúde.
Um dos grupos — dedicado ao estudo das doenças cardiovasculares — desenvolveu uma atividade baseada num escape room educativo tematizado nas doenças cardiovasculares. Ao longo do jogo, os alunos enfrentaram desafios que abordam conceitos essenciais desta área, sendo incentivados a resolver enigmas e aplicar conhecimentos para completar a missão.
O grupo de investigação em Microbiologia Médica dinamizou uma atividade que apresentou aos alunos o mundo dos microrganismos e a forma como interagem com o nosso organismo. Para isso, observaram ao microscópio preparações de bactérias e ectoparasitas, exploraram mecanismos de defesa microbiana através de experiências simples e visualizaram vídeos e imagens de microrganismos em contacto com células do sistema imunitário. A sessão contou ainda com um quizz que ajudou a consolidar os principais conceitos e a reforçar a importância da higienização e da etiqueta respiratória na prevenção da transmissão de doenças infeciosas. 

Estas iniciativas são fundamentais para aproximar a ciência da comunidade, promovendo desde cedo a compreensão de temas relevantes na área da saúde, desmistificando conceitos e incentivando a adoção de hábitos saudáveis. Para além disso, contribuem para formar jovens mais conscientes, capazes de questionar, compreender e até comunicar ciência no seu quotidiano - junto da família, de colegas ou de amigos.

 3  4  7 9  11 12

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Publicado em Notícias

No dia 3 de dezembro assinalou-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Esta data, instituída pela ONU, visa promover uma maior compreensão e respeito pelas questões da deficiência, bem como reforçar a consciência sobre os benefícios de uma sociedade inclusiva.

Neste contexto, o grupo de Educação Física associou-se à comemoração, organizando um dia dedicado a atividades desportivas adaptadas. Com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da integração e para o papel fundamental do desporto, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar diversas modalidades, tais como Boccia, Goalball, Voleibol Sentado, Futebol em Canadianas, Corrida Guiada, entre outras. A atividade foi um sucesso, tendo mobilizado mais de 300 alunos.

 IMG 5201 IMG 5221  IMG 8658 IMG 8668

Corta-Mato, FlashMob de Natal e Torneios Desportivos marcam o encerramento do 1º Período na Martim de Freitas

Publicado em Notícias

O encerramento do primeiro período letivo será marcado por momentos de convívio, animação e muita atividade física.
Na quarta-feira, dia 10 de dezembro, a manhã será dedicada ao Corta-Mato Escolar, que conta com 250 alunos inscritos. Para elevar o espírito festivo, está ainda previsto o FlashMob de Natal durante o intervalo das 10h00.

A reta final do período mantém o ritmo desportivo, com duas competições: o Torneio de Basquetebol 3x3, destinado às turmas dos 8º e 9º anos (15 de dezembro) e o Torneio de Futsal para as turmas do 7º ano (16 dezembro).

 Cartaz CM 25.26

Parlamento dos Jovens 2025 /2026

Publicado em Notícias

Parlamentojovens20252026 1 Parlamentojovens20252026 02 Parlamentojovens20252026 2
PJovens

+ info em https://jovens.parlamento.pt/