Palestra: Vantagens do Aleitamento Materno

Em 1992 a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram um programa mundial de promoção do aleitamento materno intitulado Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (IHAB), internacionalmente conhecido como Baby Friendly Hospital Initiative (BFHI).

Em Portugal aderiram a este programa 14 hospitais entre os quais se inclui a Maternidade Bissaya Barreto. Esta iniciativa baseou-se nos resultados da investigação científica, que reconhece vantagens da amamentação para a mãe, bebé, família e sociedade, nomeadamente, na redução da morbilidade e mortalidade infantil. O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras exceções. As vantagens do aleitamento materno são múltiplas e já bastante reconhecidas, quer a curto, quer a longo prazo, existindo um consenso mundial de que a sua prática exclusiva é a melhor maneira de alimentar as crianças até aos 6 meses de vida. Neste âmbito os alunos que frequentam do 9º ano, participaram numa Palestra – Vantagens do Aleitamento Materno, no dia 19 de fevereiro, dinamizada pelo Grupo do Aleitamento Materno da Maternidade Bissaya Barreto, dando continuidade às atividades previstas na comemoração da Semana do Aleitamento.  Os alunos que não participaram na visita de estudo à Maternidade Bissaya Barreto, tiveram oportunidade de refletir e debater as vantagens e mitos do Aleitamento Materno.

Agradece a todos a colaboração prestada.

Aleitamento
     Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais