Os Perigos dos Jogos Eletrónicos

Ao mesmo tempo que a internet abriu inúmeras possibilidades interessantes para os jovens, também trouxe riscos para a segurança, autoestima e saúde. No mundo da internet, os perigos são reais. Atrás de um ecrã, pode esconder-se uma realidade paralela e perigosa. Grande parte dos jovens passa diversas horas por dia a jogar, seja videojogos ou no computador, hábito que se tornou uma dependência em muitos casos deixando que o jogo influencie as atividades do dia-a-dia. Podendo levar ao afastamento dos amigos, a conflitos com a família e ao insucesso escolar. Em Portugal o número de jovens que apresentam sinais de dependência de videojogos está a aumentar, com 20% a admitirem que são viciados em jogos online, de acordo com o European School Survey Project on Alcohol and Other Drugs. No nosso país, a ala psiquiátrica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, integra desde 2014 o núcleo de utilização problemática da internet, unidade que tem o objetivo de tratar quem procura ajuda médica para resolver o vício nos videojogos.
Jogos

Os alunos do 8º ano de escolaridade participaram, no dia 3 de abril, numa Sessão de sensibilização: “O transtorno do jogo - Os Perigos dos Jogos Eletrónicos”, dinamizada pela Dr.ª Joana Gonçalves e Dr. Jorge Campelo UCSP - Centro de Saúde de Celas. Os alunos participaram de forma muito positiva levantando questões pertinentes o que lhes permitiu refletirem sobre a temática do Perigos dos Jogos Eletrónicos.

Agradecemos à equipa a sua disponibilidade para a dinamização desta atividade.

Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais