Reunião de 06 de julho de 2017
O Conselho Geral, na sua reunião de 6.07.2017, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:
1. Tomaram posse os Representantes do Pessoal Docente, Pais/Encarregados de Educação e da Autarquia. Falta tomar posse um Representante do Pessoal Docente, os dois Representantes do Pessoal Não Docente, um Representante dos Pais/Encarregados de Educação e dois Representantes da Autarquia.
2. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido nos dias 5 e 6 de julho, a saber:
- Calendário Escolar 2017/18 - Despacho nº 5458-A/2017, de junho. Em relação ao nosso Agrupamento foi decidido:
- Dia 12 de setembro - Receção aos novos alunos;
- Dia 13 de Setembro - Início das atividades letivas
- No 3ºPeríodo entre os dias 2 de maio e 27 de junho irão decorrer as várias provas de avaliação.
- Rede Escolar 2017/18: O Diretor do Agrupamento tinha estado presente hoje, na Dgeste-Centro, para mais uma reunião sobre este assunto e para serem analisados os fluxos dos alunos do ensino particular para as escolas públicas e suas naturais implicações no número de turmas a atribuir. Relembramos que, na sequência das reuniões efetuadas na Dgeste-Centro, no dia 24 de abril e no dia 30 de maio, no Porto, com a Srª. Secretária de Estado, em princípio, a nossa rede para o próximo ano letivo, deverá ser a seguinte, sujeita, ainda, neste contexto, a alterações pontuais.
- Pré-Escolar: 6 Grupos
- 1º Ciclo: 29 turmas
- 5º Ano: 8 turmas
- 6º Ano: 10 turmas
- 7º Ano: 7 turmas
- 8º Ano: 7 turmas
- 9º Ano: 7 turmas
- Matriz Curricular do 1º Ciclo: Foi alterada e ajustado o funcionamento do seu horário, atendendo aos intervalos de 30 minutos e o período do almoço foi alargado para 1h e 45m.
-Entrega a todos os alunos do 1º Ciclo dos manuais escolares
- A questão da devolução dos manuais escolares do 1º ano, do 1º ciclo, cedidos gratuitamente aos encarregados de educação e utilizados em 2016/17 e sua reutilização no ano letivo 2017/18.
- ASE - Novo Escalão
Por decisão governamental, no próximo ano letivo, para além dos habituais Escalões - A e B, vai ser criado o Escalão - C (está relacionado com o 3º escalão do abono de família) o qual só apoiará na aquisição dos manuais escolares.
- Visitas de Estudo
O Conselho Geral manifestou a sua grande satisfação perante a informação, de que no próximo ano letivo, os alunos subsidiados voltam a ser apoiados:
- Escalão A: 100%
- Escalão B: 50%
3 - O Diretor do Agrupamento e o Presidente do Conselho Geral foram mandatados para estabelecerem contactos com individualidades, com a finalidade de se designarem os 3 Representantes da Comunidade no Conselho Geral.
4 - Foi marcada nova reunião do Conselho Geral para o dia 13 de julho.
Coimbra, 6 de julho de 2017.
O presidente do Conselho Geral, Filipe Xavier.
Reunião de 30 de maio de 2017
O Conselho Geral, na sua reunião de 30/05/2017, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:
1. Aprovou a ata da reunião efetuada no dia 7 de março de 2017.
2. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido nos dias 15 de março, 10 e 24 de maio, a saber:
- Provas de Aferição-Expressões: O balanço das provas já realizadas é muito positivo, tendo o Sr. Diretor emitido um agradecimento muito especial aos professores envolvidos, pois tem sido possível concretizar o plano estabelecido.
- Rede Escolar 2017/18: Na sequência das reuniões efetuadas na Dgeste-Centro, no dia 24 de abril e no dia 30 de maio, no Porto, com a Srª Secretária de Estado, em princípio, a nossa rede para o próximo ano letivo, deverá ser a seguinte:
- Pré-Escolar: 6 Grupos
- 1º Ciclo: 29 turmas
- 5º Ano: 8 turmas
- 6º Ano: 10 turmas
- 7º Ano: 7 turmas
- 8º Ano: 7 turmas
- 9º Ano: 7 turmas
- Mostra da Educação e Sarau da Educação: No dia 25 de abril numa iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra/Vereador da Educação e em articulação com as escolas de Coimbra, realizou-se esta mostra de educação na Rua Ferreira Borges, a qual foi muito positiva.
- Dia da Escola Aberta: No dia 1 de junho irá realizar-se, mais uma vez, aberta a toda a comunidade educativa, com um grande e diversificado conjunto de actividades.
- Cantar na Martim: Dia 13 de junho, pelas 21h30m, no Auditório do Convento de S. Francisco
- Arraial Dia 16 de junho, pelas 20 horas
3. Refletiu, pormenorizadamente, sobre a avaliação do 2º período: comportamento e resultados.
Foi sublinhada a evolução positiva em relação aos resultados do 1º período.
Deu-se realce à qualidade dos documentos elaborados:
- Conselho de Docentes
- Ensino Especial
- Medidas de Promoção do Sucesso Escolar
- Conselhos de Turma de Avaliação
- Resultados por período e por turmas
4. Enfatizou a importância da publicação pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, de um estudo inédito sobre o desempenho escolar dos alunos do 2º ciclo nas várias disciplinas do ensino básico geral - Resultados Escolares Por Disciplina 2º Ciclo - Ensino Público - Ano Letivo 2014/15.
5. Por ser a última reunião do Conselho Geral- Quadriénio 2013-17- o Conselho Geral decidiu atribuir um voto de louvor ao trabalho desenvolvido pelo respetivo presidente neste quadriénio e ao longo dos nove anos, em que desempenhou esse cargo.
6. O Presidente do Conselho Geral apresentou um público louvor a todos os conselheiros que, trabalharam consigo, nos últimos nove anos, assim como a toda a comunidade educativa, dado que, com esta articulação e contributos, foi possível realizar um trabalho profícuo, que contribuiu para o desenvolvimento e afirmação do nosso Agrupamento.
A TODOS MUITO OBRIGADO
Coimbra, 31 de maio de 2017
O Presidente do Conselho Geral Filipe Xavier
Reunião de 07 de março de 2017
O Conselho Geral, na sua reunião de 07.03.2017, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:
1. Aprovou a ata da reunião efetuada no dia 29 de novembro de 2016.
2. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido no dia 18 de janeiro, a saber:
- preocupação em relação à falta de recursos humanos na área do Pessoal Não Docente, situação que irá agravar-se, no próximo ano lectivo, com a aposentação de alguns funcionários. O Diretor do Agrupamento irá, em tempo útil, apresentar uma exposição às entidades competentes, pretendendo, deste modo, salvaguardar um normal arranque do próximo ano lectivo.
- O bom desempenho dos nossos alunos no Projeto Parlamento dos Jovens, os quais, nos dias 22 e 23 de maio estarão presentes na Sessão Nacional que irá decorrer, como habitualmente, na Assembleia da República.
- A Comemoração da Semana da Memória das Vítimas do Holocausto (semana de 23 a 27 de janeiro) que contou com a presença do Dr. António Moncada de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes.
- A visita à Escola-Sede da Srª. Secretária de Estado da Inclusão no dia 24 de fevereiro.
- Plano de Promoção de Sucesso Escolar: avaliação geral da implementação do plano, avaliação das medidas e ponto da situação relativamente aos recursos humanos, com a colocação de dois docentes, com horário completo, para as disciplinas de Português e Matemática.
- Orçamento Participativo das Escolas: surgiram 3 propostas apresentadas por turmas do 7º ano, as quais irão ser votadas, no dia 24 de março, Dia do Estudante. O Conselho Geral nomeará a comissão eleitoral, conforme previsto na legislação.
- Candidatura ao Projeto Erasmus + para alunos com NEE, numa parceria com escolas da Escócia, Suécia, Bulgária e Ucrânia.
- Provas de Aferição-Expressões 2º Ano. O Diretor transmitiu as suas preocupações em relação às dificuldades da sua exequibilidade a nível físico (de espaços) e ao material a ser fornecido pela escola aos alunos. Estas suas preocupações foram corroboradas pelo Conselho Geral.
3. Aprovou as Linhas Orientadoras do Orçamento de 2017.
4. Refletiu, pormenorizadamente, sobre a avaliação do 1º período: comportamento e resultados.
5. Teceu, considerações gerais, sobre as grandes finalidades do Documento- Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Coimbra, 8 de março de 2017
Reuniões de 08 e 29 de novembro de 2016
O Conselho Geral, nas suas reuniões de 8 e 29.11.2016, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:
1. Aprovou as atas das reuniões efetuadas nos dias 18 de julho e 8 de novembro.
2. Felicitou a nova Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Martim de Freitas, realçando a excelência do trabalho desenvolvido, em conjunto, em prol da comunidade educativa.
3. Congratulou-se com a nova localização da paragem de autocarros, por uma contínua insistência da Direção do Agrupamento e, principalmente, da Direção da referida Associação de Pais e Encarregados de Educação. A sua nova localização é benéfica e mais segura para todos.
4. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido nos dias 2,9 e 15 de setembro, 12 e 26 de outubro e 23 de novembro, a saber:
- O ano letivo 2016/17 iniciou-se com toda a normalidade, a nível de colocação dos docentes, mas, por outro lado, com uma grande preocupação pela não colocação de assistentes operacionais e tarefeiras, o que tem dificultado, principalmente, o devido acompanhamento dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste contexto, quer a Direção do Agrupamento, quer o Presidente do Conselho Geral e a Direção da Associação de Pais enviaram ofícios ao Sr. Ministro da Educação, Secretário de Estado e à Dgeste-Centro.
- As intervenções na Escola-sede: pavimentação, portaria, bar alunos e estores;
- Nos dias 20 e 22 de Setembro o Diretor do Agrupamento e o Presidente do Conselho Geral visitaram as escolas do agrupamento, tendo salientado a boa situação física/conservação do nosso parque escolar;
- Plano Estratégico de Promoção do Sucesso Escolar: não foram, ainda, colocados pela Dgeste-Centro os recursos adicionais/docentes previstos, impedindo assim, a concretização plena deste plano;
- Os bons resultados obtidos pela escola nas Provas de Aferição - 5º e 8ºs anos - REPA e RIPA - pois encontram-se acima da média nacional, o que foi sublinhado pelo Conselho Geral;
- Tema Transversal/Aglutinador das Aprendizagens no ano letivo 2016/17 será “ Aprender a preservar hoje, para usufruir amanhã”, no contexto de 2017 ser considerado pela ONU – “ o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”;
- Entre os dias 25 de outubro e 2 de novembro foi efetuada uma intervenção inspetiva pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência- IGEC -, no âmbito da Atividade de Controlo - Organização do Ano Letivo. Os senhores inspetores analisaram, pormenorizadamente, a constituição de grupos/turmas/elaboração de horários/distribuição de serviço docente/matrizes curriculares, tendo concluído que a direcção cumpriu as disposições previstas nos Despachos Normativos relacionadas com a Organização/Lançamento do Ano Letivo;
- A Deliberação nº 1495/2016, de 6 de setembro, da Comissão Nacional de Proteção de dados – CNPD -, a qual define orientações para as escolas sobre os limites legais para a disponibilização e o tratamento de dados pessoais dos alunos - direito à protecção de dados pessoais e à privacidade -, bem como na vertente da sua difusão na página da escola;
- A prorrogação, por mais um ano lectivo, do contrato de autonomia;
- A elaboração do cadastro da escola-sede, com a identificação de todo o material, catalogação/etiquetagem;
- Balanço dos Conselhos de Turma Intercalares-1º Período -: Aspetos Positivos e Aspetos a Melhorar;
- Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar;
- Orientações de Gestão Curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática - Ensino Básico;
- Plano de Formação.
5. O Presidente do Conselho Geral informou que as eleições para o Conselho Geral – Quadriénio 2017/2021 - irão decorrer no 3º período.
6. Foram aprovados os seguintes documentos:
- Plano Anual de Atividades;
- Projeto Educativo 2016/2019;
- Autoavaliação e Plano de Melhoria;
- Medidas de Promoção da Disciplina;
- Avaliação Contrato de Autonomia.
7. Emitiu uma opinião bastante positiva sobre o documento-Carta de Princípios para a Educação Artística - (em anexo), o qual, na opinião deste Conselho Geral deverá ser incluído no Projeto Educativo do Concelho de Coimbra.
Aos membros da nossa comunidade educativa desejamos BOAS FESTAS e um ÓTIMO ANO NOVO.
Reunião de 18 de julho de 2016
O Conselho Geral, na sua reunião de 18.07.2016, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:
1. Aprovou a ata da reunião efetuada no dia 10 de maio.
2. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido nos dias 24 de junho, 1 de julho,5 de julho,11 de julho e outras, a saber:
- Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar;
- Recrutamento através de procedimento externo de um professor bibliotecário;
- Pavimentação dos espaços exteriores da Escola Martim de Freitas;
- Protocolo CMC-Exploratório-Programa “ Em Coimbra há Ciência para todos”.
3. Refletiu, pormenorizadamente, sobre os resultados verificados na avaliação do 3º período, manifestando a sua satisfação pelos resultados obtidos de grande sucesso. Sublinhou o papel importante neste sucesso, também, da Educação Especial, Biblioteca Escolar e do Serviço de Psicologia e Orientação Escolar (SPO).
4. Refletiu, também, sobre os resultados obtidos nos exames do 9º ano, destacando que os alunos obtiveram médias superiores à média nacional nas disciplinas de Português (60% - 57% para a média nacional) e de Matemática (62% - 47% para a média nacional). Congratulou-se com o facto inédito de todos os alunos terem transitado para o 10º ano de escolaridade.
5. Elaborou um documento de resposta a uma exposição apresentada por 3 Encarregados de Educação.
6. Avaliou a organização/preparação do ano lectivo 2016-17.
- A rede escolar prevista para o nosso Agrupamento de Escolas é a seguinte:
- Pré-Escolar – 6 grupos;
- 1º Ciclo - 29 turmas;
- 2º Ciclo - 18 turmas;
- 3º Ciclo - 21 turmas
- Aprovou o Plano Estratégico relacionado com a Promoção da Qualidade das Aprendizagens/ Promoção do Sucesso
- Ratificou o documento Organização do Ano Letivo 2016-17
NOTA: O Presidente do Conselho Geral pretende transmitir um público louvor aos Conselheiros pela excelência do trabalho desenvolvido durante o presente ano letivo.
Aos membros da nossa comunidade educativa desejamos umas ótimas e merecidas férias.
Coimbra, 19 de julho de 2016
O Presidente do Conselho Geral, Filipe Xavier.
Reunião de 10 de maio de 2016
O Conselho Geral, na sua reunião de 10.05.2016, abordou os seguintes pontos constantes na respetiva ordem de trabalhos:
1. Aprovou a ata da reunião efetuada no dia 17 de março de 2016.
2. Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido no dia 20 de abril destacando as seguintes pontos:
- Rede Escolar: proposta apresentada pela Dgeste-Centro em reunião efetuada no dia 18 de abril com os diretores das escolas de Coimbra;
- Programa do Dia da Escola Aberta – Dia 3 de junho;
- Participação muito positiva de alunos em diversas atividades externas: concursos, olimpíadas e projetos;
3. Refletiu, pormenorizadamente, sobre os resultados da avaliação do 2º período - os quais, melhoraram, na globalidade, em relação ao período anterior-, bem como sobre as conclusões, dificuldades apresentadas pelos alunos e estratégias de melhoria.
4. Concordou com a realização das provas de aferição, em face das justificações apresentadas pelo Diretor.
5. Avaliou a proposta de rede escolar para 2016-17 apresentada pela Dgeste-Centro, tendo surgido uma dupla posição:
a) – o seu agrado de, em princípio, ter sido aceite a proposta apresentada pelo Diretor em relação ao número de turmas para o pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, 8º e 9º anos;
b) – perplexidade, por mais uma vez, a Dgeste pretender retirar duas turmas no 7º ano, à proposta apresentada pela escola de 8 turmas. O Diretor tinha remetido, atempadamente, aos Serviços da Dgeste, a informação que 150 alunos/ Encarregados de Educação do 6º ano tinham manifestado a sua intenção de continuarem a frequentar a escola no 3º ciclo e desses alunos existem 16 com Necessidades Educativas Especiais - NEE- que reduzem turma.
Neste contexto, a Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Martim de Freitas já reuniu com os Representantes dos Encarregados de Educação das turmas do 6º ano, tendo sido elaborado um documento a enviar à Srª Delegada Regional da Dgeste-Centro e, ao mesmo tempo, a solicitar uma reunião.
No mesmo sentido, foi mandatado o Presidente do Conselho Geral.
6. Refletiu sobre o relatório preliminar da Auditoria ao Sistema de Controlo Interno -SCI-do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, efetuado pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência - IGEC -, nos meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016.
O objetivo desta auditoria consistiu em avaliar os sistemas e procedimentos de controlo interno das operações de execução do Orçamento do Estado.
A avaliação global foi positiva e foram analisadas as conclusões e recomendações apresentadas ao Conselho Administrativo e ao Conselho Geral.
Coimbra, 11 de maio de 2016
O Presidente do Conselho Geral Filipe Xavier
Reunião de 26 de janeiro de 2016
O Conselho Geral, na sua reunião de 26.01.2016, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:
- Deu posse como conselheira à nova Representante da Autarquia - Drª Ana Sofia Faustino.
- Aprovou as atas das reuniões efetuadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2015.
- Analisou, pormenorizadamente, as informações do Conselho Pedagógico reunido nos dias 25 de novembro de 2015 e 20 de janeiro de 2016, assim como outras, destacando-se as seguintes:
- Educação Especial: a autorização da Dgeste para a contratação de mais um docente para o grupo, assim como de uma tarefeira. Em relação a esta última situação, que é totalmente insuficiente, a Direção, o Conselho Geral e a Direção de Associação de Pais e Encarregados de Educação, vão reiterar o pedido de colocação de mais uma tarefeira;
- Vai ser elaborado o projeto de reativação da Unidade de Ensino Estruturado de Autismo, por solicitação da Dgeste-Centro;
- A concretização no dia 16 de dezembro da atribuição do nome Rosa Mota, ao nosso Pavilhão Gimnodesportivo, com a presença da ex-atleta olímpica. Esta cerimónia teve ampla cobertura dos meios de comunicação social;
- Corta-Mato Distrital realizado nesse dia e no qual, os nossos alunos obtiveram os melhores resultados de sempre;
- Projeto de Arborização da Escola Martim de Freitas com a supervisão técnica do Departamento de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Coimbra;
- Reunião dos Diretores das Escolas da Região Centro com o Sr. Ministro da Educação, o qual apresentou as linhas gerais que irão nortear a sua atividade.
- A realização entre os dias 10 de dezembro de 2015 e 22 de janeiro de 2016 de uma auditoria administrativa e financeira, com a presença de dois inspetores. O relatório dessa auditoria deverá ser enviado à direção, dentro de um mês.
- Concordou, positivamente, com o documento orientador, elaborado pela Direção – “Medidas de Promoção da Disciplina 2015-16”.
- Aprovou o documento –“ Linhas Orientadoras do Orçamento para 2016”.
- Refletiu, atentamente, sobre os resultados da avaliação -1º período. Estes resultados apresentam, de uma forma geral, bons índices de sucesso. Os casos pontuais, em que isso não aconteceu, estão a ser devidamente acompanhados pela direção, respetivos conselhos de turma e grupos disciplinares.
Coimbra, 27 de janeiro de 2016
O Presidente do CG, Filipe Xavier
Reuniões de 03 e 10 de Novembro de 2015
O Conselho Geral, nas suas reuniões de 3 e 10.11.2015, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:
1. Deu posse como conselheiras à nova Representante do Pessoal Docente - Maria Clara Oliveira e às novas Representantes dos Pais e Encarregados de Educação - Andreia Sofia Almeida e Maria Alexandre Mendes.
2. Aprovou a ata da reunião efetuada no dia 20 de julho.
3. Felicitou a nova Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Martim de Freitas pela sua eleição.
4. Analisou, pormenorizadamente, as informações do Conselho Pedagógico reunido nos dias 3,10, 23 de Setembro e 15 de outubro, destacando as seguintes:
- ter sido homologada, pela tutela, a totalidade da rede escolar prevista;
- a normalidade como decorreu o arranque do ano letivo;
- a colocação de 45 novos docentes;
- a preocupação com a situação relacionada com o número de assistentes operacionais existentes no nosso Agrupamento, bem como, com o facto da não colocação de tarefeiras;
- o funcionamento do Projeto Edulab numa turma do 7º ano e numa do 9º ano;
- ter sido solicitada a reativação da 2ª Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Espetro de Autismo.
5. Aprovou o peso de 20% na avaliação final da Prova PET For School- alunos do 9º Ano.
6. Aprovou a alteração ao calendário escolar do Pré-Escolar na interrupção do 2º período. Deste modo, o calendário escolar no agrupamento ficou idêntico para todos os níveis de ensino, nesta interrupção lectiva.
7. Manifestou a sua satisfação pela concretização, no próximo dia 16 de dezembro, da atribuição do nome Rosa Mota ao nosso Pavilhão Gimnodesportivo, com a presença da referida atleta.
8. Aprovou o Plano de Atividades do Agrupamento - PAA 2015/2016.
9. Indicou 2 conselheiros que irão integrar-se nas equipas que irão proceder à elaboração do novo Projeto Educativo 2016/2019 e à revisão do Regulamento Interno.
10. Aprovou os documentos relacionados com a Autoavaliação e Plano de Melhoria.
11. Aprovou a avaliação do Contrato de Autonomia.
12. Mandatou o Sr. Diretor para, junto das entidades competentes, proceder à sua reformulação.
13. Aprovou a Carta de Missão do Diretor do Agrupamento elaborada nos termos previstos no artigo 6º da Portaria nº 266/2013, de 30 de agosto.
14. Decidiu proceder à avaliação do Sr.Diretor em 2017, nos termos da legislação em vigor e da informação recebida da DGAE.
Coimbra, 11 de novembro de 2015, O Presidente do CG Filipe Xavier
Reunião de 20 de julho de 2015
O Conselho Geral, na sua reunião de 20.07.2015, abordou os seguintes pontos constantes da ordem de trabalhos:
- Deu posse como conselheira à nova Representante dos Pais/Encarregados de Educação – Sandra Cristina Alves Vieira, a qual irá representar o pré-escolar, no biénio 2015-17.
- Louvou o trabalho e a colaboração de três conselheiros: Célia Cabral, Maria João Liberal e Rui Pires, que cessaram a sua qualidade de Representantes dos Pais/Encarregados de Educação.
- Aprovou a ata da reunião efectuada no dia 7 de julho.
- Analisou as informações do Conselho Pedagógico reunido no dia 17 de julho e outras, a saber:
- Vai ser efetuada a eliminação de vários choupos, na escola Martim de Freitas, por razões de segurança e de saúde. A devida replantação de novas árvores, contará com o apoio dos Serviços dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Coimbra e de outras entidades que serão contactadas para o efeito;
- Publicado o novo Regime Jurídico dos Centros de Formação de Professores.
- Reconduzido pela respetiva Comissão Pedagógica o Diretor do Centro de Formação.
- Registou as preocupações apresentadas pela Presidente da Associação de Pais em relação às provas de exame de Português no 6º e 9ºs anos, por causa da aplicação efetiva da uniformidade de critérios - critérios diferenciados para classificar respostas idênticas -, bem como sobre a disparidade do grau de dificuldade nas provas da 1ª e da 2ª fases. Além disso, houve alunos que ao pedirem revisão de provas, subiram 15 a 18 pontos. Registou, ainda, de forma positiva a resposta do Sr. Diretor-Geral da Direção-Geral de Educação sobre a continuidade do Projeto Edulab na Escola Martim de Freitas, numa turma do 9º ano, devido à impossibilidade de ser assegurado um destacamento a vários professores que integraram esse Conselho de Turma durante o 7º e 8s anos e que tinham recebido formação específica para esse projeto. Assim a DGE disponibiliza-se para diretamente ou através de um dos seus Centros de Competência TIC, apoiar os professores que venham a ser colocados nessa turma. O Sr. Diretor reiterou esta garantia através do nosso Centro de Formação.
- Refletiu, pormenorizadamente, sobre os resultados escolares do 3º Período nos vários níveis de ensino: pré-escolar ao 3º ciclo, tendo manifestado a sua satisfação pela qualidade do sucesso, assim como pelos resultados obtidos pelos alunos do 4º, 6º e 9s anos nos exames nacionais de Português e Matemática.
- Sublinhou a sua preocupação de, em algumas disciplinas a complexidade e extensão das metas curriculares, não ser compatível com o nível etário dos alunos. Neste contexto, deve a Escola transmitir estas preocupações às entidades competentes.
- Avaliou a organização/preparação do ano letivo 2015-16 e constatou que a rede escolar prevista para o nosso Agrupamento de Escolas é a seguinte:
-
- Pré-Escolar e 1º Ciclo – 35 turmas
- 2º e 3º Ciclos - 35 turmas
Lamentou a situação de, até ao momento, a rede escolar, ainda, não ter sido homologada, o que prejudica, principalmente, o número de turmas/alunos no 7º ano de escolaridade.
NOTA: O Presidente do Conselho Geral pretende transmitir um público louvor aos Conselheiros pela excelência do trabalho desenvolvido durante o presente ano letivo, pois foram realizadas 13 reuniões e criadas 3 comissões especializadas. Aos membros da nossa comunidade educativa desejamos umas óptimas e merecidas férias.
Coimbra, 21 de julho de 2015
O Presidente do CG Filipe Xavier