| No âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025, promovida pela Ciência Viva, dois grupos de investigação do iCBR/CiBB deslocaram-se à Escola EB 2,3 Martim de Freitas para dinamizar atividades de comunicação de ciência junto de alunos do 9.º ano de escolaridade. No total, foram realizadas seis sessões didáticas com o objetivo de promover a literacia em ciência e em saúde.
Um dos grupos — dedicado ao estudo das doenças cardiovasculares — desenvolveu uma atividade baseada num escape room educativo tematizado nas doenças cardiovasculares. Ao longo do jogo, os alunos enfrentaram desafios que abordam conceitos essenciais desta área, sendo incentivados a resolver enigmas e aplicar conhecimentos para completar a missão.
O grupo de investigação em Microbiologia Médica dinamizou uma atividade que apresentou aos alunos o mundo dos microrganismos e a forma como interagem com o nosso organismo. Para isso, observaram ao microscópio preparações de bactérias e ectoparasitas, exploraram mecanismos de defesa microbiana através de experiências simples e visualizaram vídeos e imagens de microrganismos em contacto com células do sistema imunitário. A sessão contou ainda com um quizz que ajudou a consolidar os principais conceitos e a reforçar a importância da higienização e da etiqueta respiratória na prevenção da transmissão de doenças infeciosas.
Estas iniciativas são fundamentais para aproximar a ciência da comunidade, promovendo desde cedo a compreensão de temas relevantes na área da saúde, desmistificando conceitos e incentivando a adoção de hábitos saudáveis. Para além disso, contribuem para formar jovens mais conscientes, capazes de questionar, compreender e até comunicar ciência no seu quotidiano - junto da família, de colegas ou de amigos.
|