EB 2,3 Martim de Freitas
Escola Sede
Opção de DANÇA
3º Ciclo
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
3º CICLO
Opção de MÚSICA
3º Ciclo
Ensino de Alemão
3º Ciclo
EB1 da Conchada
Alameda da Conchada - Coimbra
EB1 de Coselhas
R. da Escola/Ladeira do Camasão - Coselhas/Coimbra
EB1 dos Olivais
Av. Dr. Dias da Silva - Coimbra
EB1 de Santa Cruz
Av. Sá da Bandeira - Coimbra
EB1 Montes Claros
R. Virgílio Correia - Coimbra
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Futsal e Badminton
Clube de Música
Clube Roboteca

INFORMAÇÕES

Ano letivo 2018-2019 - Inscrições Pre-escolar abertas

Informa-se que se encontram abertas as inscrições para  a Educação Pré-escolar. O período de inscrições decorre entre 15 de abril e 15 de junho de 2018

Preferencialmente, as inscrições devem ser feitas on-line. Não sendo possível deverão ser formalizadas de modo presencial nos serviços competentes do estabelecimento de ensino da área de residência, independentemente das preferências manifestadas para a frequência.

Ver informação completa

Como imprimir o comprovativo da composição do agregado famiiar validado pela Autoridade Tributária

Ano letivo 2018-2019 - Matrículas 1º ano abertas

Informa-se que se encontram abertas as matrículas para o 1º ano de escolaridade. O período de matrículas decorre entre 15 de abril e 15 de junho de 2018

Preferencialmente, as inscrições devem ser feitas on-line. Não sendo possível deverão ser formalizadas de modo presencial nos serviços competentes do estabelecimento de ensino da área de residência, independentemente das preferências manifestadas para a frequência.

Ver informação completa

Como imprimir o comprovativo da composição do agregado famiiar validado pela Autoridade Tributária

Domingos Abrantes - O 25 de Abril: importância e significado

ligado . Publicado em Notícias

     domigosabrantes

Domingos Abrantes estará presente, na próxima 5ª feira, dia 19 de abril, no auditório da Escola Martim de Freitas, às 10h30m, para dialogar com alunos do 6º e 9º anos, sobre “O 25 de Abril: importância e significado”.

Irá partilhar, também, a sua resistência ao Estado Novo, pois esteve como preso político, num total de onze anos.

 

Alunos da Martim de Freitas são Campeões Distritais de Badminton - Desporto Escolar

ligado . Publicado em Notícias

Dois alunos da Martim de Freitas (um aluno do 9º ano e uma aluna do 8º) sagraram-se Campeões Distritais de Badminton no escalão de Iniciados - modalidade inserida no Quadro Competitivo de Desporto Escolar - em prova realizada no dia 21 de março na Escola Secundária D. Dinis, em Coimbra.

Ambos obtiveram o 1º lugar no respetivo escalão - Singulares Masculinos e Singulares Femininos - e venceram também a prova de Pares Mistos, em que formaram equipa. Em virtude destes resultados os dois alunos irão representar o Distrito de Coimbra nos Campeonatos Regionais de Desporto Escolar/Badminton, que se realizarão em Albergaria-a-Velha (Aveiro) no dia 26 de maio. Parabéns a ambos!

Também no próximo dia 9 de maio, em Poiares, mais dois alunos desta escola (uma aluna do 5º ano e um aluno do 7º) disputarão uma Final Distrital, desta vez no escalão de Infantis (A e B, respetivamente), na prova de Singulares.

Boa sorte!

Concurso de Cálculo Mental

ligado . Publicado em Notícias

O trabalho com números é fundamental na vida quotidiana e a sua importância reflete-se nos currículos escolares.

Um bom cálculo mental é um “trampolim” muito importante para os progressos na disciplina de Matemática!

Neste sentido, o Grupo de Matemática deste Agrupamento, à semelhança dos anos anteriores, organiza a 3ª edição do Concurso “CÁLCULO MENTAL” que tem como principal objetivo desenvolver destrezas numéricas e de cálculo.

Ao longo do 2º Período realizou-se a 1ª Fase, com a participação de todos os alunos, de onde foram selecionados, em cada turma, os 3 alunos com melhor desempenho.

Os vencedores da 1ª Fase já foram apurados. A lista dos alunos selecionados para a 2ª Fase será publicada no átrio do Bloco D da Escola Martim de Freitas.

No próximo dia 11 de abril, será realizada a 2ª Fase, por ano de escolaridade, com a participação dos 3 alunos de cada turma, selecionados na 1ª Fase.

A 3ª Fase, será realizada, por ciclo, com a participação:

  • no 2º Ciclo, dos 5 alunos de cada ano, com melhor desempenho;
  • no 3º Ciclo, dos 4 alunos de cada ano, com melhor desempenho;
  • no 1º ciclo, de 1 aluno de cada ano e de cada escola, com melhor desempenho.

O Concurso termina com a seleção dos 3 alunos de cada ciclo, com melhor desempenho, na 3ª Fase.

calculo mental cálculo mental 3º ciclo

Dia Mundial da Árvore e da Floresta

ligado . Publicado em Notícias

A 21 de março comemorou-se o Dia Mundial da Árvore e da Floresta na Escola Básica Martim de Freitas, no âmbito do Programa Eco – Escolas.

Esta efeméride foi assinalada com a plantação simbólica de árvores na presença de alunos, de professores e do Diretor do Agrupamento, O Dr. Alberto Barreira.

Esta iniciativa teve a colaboração da Junta de freguesia de Santo António dos Olivais que gentilmente ofereceu as árvores e as ajudou a plantar.

Agradece a todos a colaboração prestada.

Equipa do Eco Escolas e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais

Dia da arvore1 Dia da arvore2

Suporte Básico de Vida na Escola Martim de Freitas

ligado . Publicado em Notícias

No dia 23 de março, veio à escola uma equipa do INEM, dinamizar um Masstraining de Suporte básico de Vida para todos os alunos do 9º ano.

O Masstraining foi composto por dois momentos distintos: a primeira meia hora foi uma sessão teórica que decorreu no auditório da escola, depois foi uma hora e meia de práticas, no pavilhão Gimnodesportivo “Rosa Mota”, em que os alunos foram divididos em pequenos grupos e com a ajuda de bonecos, aprenderam a fazer suporte básico de vida e foram sensibilizados para a importância da cadeia de sobrevivência que permite salvar a vida de vítimas de paragem cardiorrespiratória.

É de extrema importância que o suporte básico de vida (SBV) seja de conhecimento público, uma vez que, qualquer minuto pode fazer a diferença para evitar a morte da vítima ou desenvolvimento de lesões cerebrais que poderão ser irreversíveis

Foi uma manhã proveitosa para estes jovens, que aprenderam como atuar perante situações de risco.

Agradecemos profundamente à equipa do I.N.E.M, em especial ao Sr. José Maleiro que foi o coordenador desta actividade, a disponibilidade em deslocarem-se à escola. 

Agradecemos a todos a colaboração prestada

Grupo disciplinar de Ciências Naturais

 

IMG 1806 20180323 124614

COMO PREVENIR UMA DOENÇA RENAL

ligado . Publicado em Notícias

O Exmo. Senhor Diretor do Serviço de Nefrologia da Universidade de Coimbra, Professou Rui Alves, disponibilizou-se a colaborar com a escola na área de educação/formação dos jovens, apresentar uma atividade no âmbito do “Dia Mundial do Rim” dinamizada pelo Serviço de Nefrologia da Universidade de Coimbra.

No dia 20 de março, a Drª Carolina Figueiredo e o Dr. Filipe Mira realizaram uma palestra cujo tema foi ”Como prevenir uma doença Renal” para todos os alunos do 9º ano.

Foi uma manhã proveitosa para estes jovens, que aprenderam como atuar perante situações de risco e como se devem comportar quando se deparam com elas.

Estas acções são muito importantes para os nossos jovens - eles são o futuro!

Agradecemos ao Diretor do Serviço de Nefrologia por esta iniciativa, e à Drª Carolina Figueiredo e Dr. Filipe Mira, a disponibilidade em deslocarem-se à escola.

Agradecemos a todos a colaboração prestada

Grupo disciplinar de Ciências Naturais

IMG 1781 IMG 1782 IMG 1783

Semana da Leitura - Concurso Literário do Agrupamento Martim de Freitas

ligado . Publicado em Notícias

Aproveitando a Semana da Leitura, divulgaram-se hoje os resultados do nosso Concurso Literário, este ano subordinado a dois temas que defluíam do tema aglutinador do Agrupamento Martim de Freitas: os Direitos Humanos

Os resultados encontram-se afixados no átrio da Biblioteca Escolar, os contos premiados serão divulgados em breve e os alunos terão um prémio oferecido pela Porto Editora.

O júri teve muita dificuldade em seleccionar os melhores textos presentes a concurso, porque, nas palavras de uma aluna classificada em 2º lugar, ”No mundo existem muitas injustiças e várias histórias que as contam”.

Dar poesia a Coimbra - visita ao IPO e Hospital Pediátrico

ligado . Publicado em Notícias

Dar poesia a CoimbraEm 1999, a UNESCO instituiu o Dia da Poesia que, na nossa escola, foi assinalado com diferentes atividades enquadradas também na Semana da Leitura.

No âmbito da iniciativa da Biblioteca Municipal “Dar Poesia a Coimbra”, a nossa escola pediu a colaboração de alunos da turma F do 9º ano e do 6º ano da turma D para celebrarem junto dos utentes do Instituto Português de Oncologia (IPO) e das crianças do Hospital Pediátrico este dia.

Foram declamados diversos poemas que celebram a poesia, a vida, a infância e o amor de poetas portugueses e brasileiros, e deixámos pequenas lembranças poéticas elaboradas pela equipa da biblioteca escolar.

Expressamos o nosso agradecimento à Direcção do IPO e à Equipa de Professores e Educadores do Hospital Pediátrico pela amabilidade e paciência com que nos acompanharam ao longo da manhã nestes momentos de poesia.

Nas palavras do poeta, “Grande é a poesia, a bondade e as danças… /Mas o melhor do mundo são as crianças”.

Fotografia gentilmente cedida por David Neto

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS - Resultados

ligado . Publicado em Notícias

Hoje, dia 23, véspera do Dia do Estudante, os alunos do 3.ºciclo escolheram, através de um processo democrático que decorreu com civismo, a melhor proposta para o Orçamento Participativo das Escolas.

A votação decorreu entre as 8h30min e as 13h30min, na Sala de Formação. Votaram 422 alunos dos 463 constantes dos Cadernos Eleitorais com o seguinte resultado:
-  Proposta A – 65 votos;
-  Proposta B – 162 votos;
-  Proposta C – 158 votos;
-  Registaram-se 37 votos em branco e/ou nulos.


Foi vencedora a Proposta B – Cobertura do Bloco E que propõe a substituição dos parafusos das placas de cobertura do Bloco E, de modo a melhorar as condições físicas (segurança e conforto) do espaço em questão.


Parabéns aos alunos que se empenharam na formulação e dinamização das propostas e aos votantes pelo modo como respeitaram e participaram no processo eleitoral.

Parlamento dos Jovens - Sessão Distrital - Grande Vitória

ligado . Publicado em Notícias

No dia 20 de Fevereiro realizou-se no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens 2017/18.

Os nossos deputados tiveram uma memorável prestação, pois conseguiram o que a nossa escola fosse a mais votada nas propostas, a mais votada para representar o Círculo de Coimbra na Sessão Nacional e a eleição do porta-voz à sessão nacional.

Demonstraram assim o seu grande empenho nesta atividade desenvolvendo a sua cidadania e espírito crítico/atuante.

A Sessão Nacional irá realizar-se nos dias 16 e 17 de Abril.