EB 2,3 Martim de Freitas
Escola Sede
Opção de DANÇA
3º Ciclo
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
3º CICLO
Opção de MÚSICA
3º Ciclo
Ensino de Alemão
3º Ciclo
EB1 da Conchada
Alameda da Conchada - Coimbra
EB1 de Coselhas
R. da Escola/Ladeira do Camasão - Coselhas/Coimbra
EB1 dos Olivais
Av. Dr. Dias da Silva - Coimbra
EB1 de Santa Cruz
Av. Sá da Bandeira - Coimbra
EB1 Montes Claros
R. Virgílio Correia - Coimbra
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Futsal e Badminton
Clube de Música
Clube Roboteca

INFORMAÇÕES RECENTES

Manuais Escolares 1° CEB - Informação CMC Escalões A e B
Publicação do DN 7-B/2015

Informamos todos os interessados que foi publicado o Despacho Normativo 7-B/2015 que regula, entre outros, as condições de matrícula e renovação de matrícula, prioridades na colocação de alunos nos estabelecimentos de ensino e constituição de turmas em todos os níveis de ensino para o ano letivo 2015-2016.

Alargamento dos apoios Ação Social Escolar - 1º CEB

Publicamos a Nota Informativa nº 5 da Câmara Municipal de Coimbra, referente ao alargamento dos apoios da Ação Social Escolar ao 3º Escalão de abono de família para os alunos a frequentar as Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Coimbra

Consultar

INFORMAÇÕES AVALIAÇÃO

DELF Scolaire

ligado . Publicado em Notícias

allianceO DELF Scolaire é um diploma oficial do Ministério da Educação francês reconhecido a nível internacional. É proposto às escolas públicas e privadas, de acordo com um protocolo estabelecido entre a Embaixada de França e o Ministério de Educação português, com condições excecionais para as escolas.

Estes diplomas baseiam-se no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e permitem aos alunos certificarem as suas competências na língua francesa.

O DELF Scolaire é a oportunidade para os jovens de obter um diploma reconhecido internacionalmente e válido para a vida!

A Alliance Française de Coimbra, como centro de exames de Coimbra e da Região Centro, organiza e coordena as sessões com as escolas participantes.

PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO AOS EXAMES DELF SCOLAIRE 2017

DATAS: As provas de compreensão escrita, de produção escrita, de compreensão oral terão lugar no dia 2 de maio de 2017 para as provas do A1 e B1 e no dia 3 de maio de 2017 para as provas do A2 e B2. As provas de produção oral realizar-se-ão em data a definir entre os dias 24 de abril e 12 de maio.

DELF3

INSCRIÇÕES

 delf2

Os interessados devem inscrever-se junto da professora de francês.

Canguru Matemático 2017

ligado . Publicado em Notícias

unnamedNo próximo dia 16 de Março realizar-se-á de novo o Canguru Matemático 2017.

Mais uma vez poderás pôr à prova a tua capacidade de vencer desafios.

Inscreve-te junto do teu professor de Matemática.

No site do Canguru tens à tua disposição as provas de anos anteriores e o Regulamento do concurso

Cientistas por um dia no JI dos Olivais

ligado . Publicado em Notícias

Dando continuidade ao Projeto “Cientistas por um Dia,” iniciado no ano passado, esteve, no dia 15 de fevereiro, no Jardim de Infância dos Olivais a Professora Dr.ª Ana Cristina Santos (Investigadora/Professora da Universidade de Coimbra) que explicou às crianças de uma forma lúdica mas correta cientificamente, como se formam as nuvens, porque chove e qual o Ciclo da Água na Natureza. As crianças puderam ainda observar os efeitos do sal sobre o gelo e a importância que tem esse efeito nas zonas do país onde é necessário utilizá-lo para prevenir acidentes de viação quando as estradas se cobrem de gelo e neve.

O interesse demonstrado pelas crianças através das suas observações e questões que foram colocando ao longo das experiências, foram a prova do seu envolvimento, curiosidade e interesse em aprender mais sobre o mundo que as rodeia.

Este projeto integra-se na Área do Conhecimento do Mundo, nomeadamente na introdução à Metodologia Científica e à Abordagem às Ciências na qual as crianças se apropriam da metodologia científica nas suas diferentes etapas: colocar hipóteses, prever as respostas, experimentar e recolher informação (entre outras).

fot1 fot3  fot7

Eliminatória do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

ligado . Publicado em Notícias

image CNJMRealizou-se no dia quinze de fevereiro a eliminatória do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Participaram 133 alunos do 2º e 3º ciclos e foram apurados os seis vencedores que irão representar a Escola, na final nacional, em Guimarães, no próximo dia 24 de março.

A todos os participantes e de um modo especial aos vencedores os nossos parabéns.

“Quem gosta cuida”

ligado . Publicado em Notícias

eco frameNo dia 13 de fevereiro, na EB1 de Montes Claros tivemos uma sessão de sensibilização denominada “Quem gosta cuida”, no âmbito dos serviços de limpeza urbana prestados pela SUMA, S.A. (Serviços Urbanos Meio Ambiente) no Município de Coimbra.

Foram divulgadas pequenas rotinas de responsabilidade individual e de suporte à manutenção da higiene em espaço público: procedimentos corretos de acondicionamento e deposição de resíduos indiferenciados.

Esta sessão foi muito educativa e veio ao encontro do trabalho desenvolvido na nossa escola integrado no projeto Eco – Escolas Recentemente, entraram em ação as Brigadas Ecológicas que têm como objetivo proteger o Ambiente.

IMG 20170213 111249 IMG 20170213 113249 IMG 20170213 120713

GRUPO DE SOPROS NO CE DE MONTES CLAROS

ligado . Publicado em Notícias

SOPRODia 6 de Fevereiro, na EB1 de Montes Claros começámos o dia de uma maneira diferente! Tivemos um momento musical com a presença do Grupo de Sopros do Conservatório de Coimbra. Eram cinco artistas espetaculares que tocavam: fagote, flauta transversal, oboé, trompa e clarinete. Algumas das músicas que apresentaram eram nossas conhecidas e pudemos acompanhá-los a cantar!

Foi um momento muito divertido!

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS (Despacho n.º 436-A/2017)

ligado . Publicado em Notícias

O Despacho nº 436-A/2017, de 6 de janeiro, vem criar o Orçamento Participativo das Escolas, permitindo aos alunos do 3.º ciclo participarem ativamente no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da escola, de acordo com as suas preferências, necessidades e vontades.

O Orçamento Participativo das Escolas tem como objetivo estimular a participação cívica e democrática dos estudantes, promovendo o seu espírito de cidadania e o diálogo, a mobilização coletiva em prol do bem comum e o respeito pelas escolhas diferentes, valorizando a sua opinião em decisões nas quais são os principais interessados e responsáveis.

Assim sendo, os alunos poderão, a título individual ou em grupo, apresentar, até final de fevereiro, propostas de como aplicar a verba atribuída pelo Ministério à Escola.

As propostas são elaboradas por estudantes do terceiro ciclo do ensino básico e nelas devem identificar claramente uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam considerados necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou ainda destinados a melhorar os processos de ensino e de aprendizagem e do qual possa vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

A apresentação das propostas deverá ser efetuada até ao final do mês de fevereiro, devendo ser apoiada por, pelo menos, 5% dos alunos do 3.º ciclo (cerca de 25 alunos). A divulgação e o debate das propostas decorrerão nos dez dias úteis anteriores à votação e, finalmente, a votação das propostas, terá lugar no dia vinte e quatro de março. A proposta vencedora tem de ser executada até ao final do ano civil. 

Para mais informações poderão aceder, ao site http://www.dgeste.mec.pt/ope/

| Informação | Regulamento |