EB 2,3 Martim de Freitas
Escola Sede
Opção de DANÇA
3º Ciclo
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
3º CICLO
Opção de MÚSICA
3º Ciclo
Ensino de Alemão
3º Ciclo
EB1 da Conchada
Alameda da Conchada - Coimbra
EB1 de Coselhas
R. da Escola/Ladeira do Camasão - Coselhas/Coimbra
EB1 dos Olivais
Av. Dr. Dias da Silva - Coimbra
EB1 de Santa Cruz
Av. Sá da Bandeira - Coimbra
EB1 Montes Claros
R. Virgílio Correia - Coimbra
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Futsal e Badminton
Clube de Música
Clube Roboteca

INFORMAÇÕES RECENTES

Recrutamento contratos a termo, tempo parcial (2016-2017)

Encontra-se aberto concurso, pelo prazo de dez dias úteis a contar da publicação em Diário da República (4/01/2017), para recrutamento de seis postos de trabalho de 3,5 horas diárias para prestação de serviço de limpeza em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo a tempo parcial.

O concurso encontra-se publicitado na página electrónica do Agrupamento e os impressos para candidatura podem ser obtidos nos Serviços de Administração Escolar da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Martim de Freitas.

Este concurso é válido para eventuais contratações que ocorram durante o ano escolar 2016/2017

Ver o aviso no Diário da República

Ver declaração de retificação

Ver ata da primeira reunião do Juri

Manuais Escolares 1° CEB - Informação CMC Escalões A e B
Publicação do DN 7-B/2015

Informamos todos os interessados que foi publicado o Despacho Normativo 7-B/2015 que regula, entre outros, as condições de matrícula e renovação de matrícula, prioridades na colocação de alunos nos estabelecimentos de ensino e constituição de turmas em todos os níveis de ensino para o ano letivo 2015-2016.

Alargamento dos apoios Ação Social Escolar - 1º CEB

Publicamos a Nota Informativa nº 5 da Câmara Municipal de Coimbra, referente ao alargamento dos apoios da Ação Social Escolar ao 3º Escalão de abono de família para os alunos a frequentar as Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Coimbra

Consultar

INFORMAÇÕES AVALIAÇÃO

Vantagens do Aleitamento Materno

ligado . Publicado em Notícias

Os alunos do 9º ano das turmas A,B,C, E, F e G participaram, no dia 13 de janeiro, numa palestra sobre ”Vantagens do Aleitamento materno”, dinamizada pela Dr.ª Adelaide Taborda e Enfermeiras Marciana Dias e Margarida Moura.

A Maternidade Bissaya Barreto (MBB) é certificada pela UNICEF como hospital amigo dos bebés, pela promoção, suporte e apoio ao aleitamento materno. Os alunos tiveram a oportunidade de aprofundarem conhecimentos e partilharem vivências, sobre os benefícios do aleitamento materno. O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recém-nascidos. As vantagens do aleitamento materno são múltiplas existindo um consenso mundial de que a sua prática exclusiva é a melhor maneira de alimentar as crianças até aos 6 meses de vida. Depois a criança deve começar a receber alimentação complementar segura e nutricionalmente  adequada, juntamente com a amamentação, até os dois anos de idade - ou mais.  

Agradecemos à equipa da Maternidade Bissaya Barreto a disponibilidade em deslocarem-se à escola.

Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais

E.B.1 de Olivais - Sensibilizar os mais pequenos para a INCLUSÃO

ligado . Publicado em Notícias

Compreender a diferença, respeitar a diversidade: Plim, Plim somos todos especiais!

1 2 3 4 5

Na E.B.1 dos Olivais todos os dias se “trabalha” a inclusão social ativa, mas de vez em quando levamos a tarefa mais longe… no passado dia 11 de janeiro, quisemos lembrar e sensibilizar os alunos sobre os tipos de diferenças que existem entre as crianças, promover o desenvolvimento de atitudes mais positivas perante crianças com NEE e, empoderar os mais pequenos como agentes de inclusão, em prol da valorização da diferença.

Com a orientação da Encarregada de Educação, Psicóloga Helena Pais Mamede, debateu-se a questão: “O que é ser diferente?”. Sensibilizou-se para a Diferença/ Deficiência e Inclusão; partindo de alguns dilemas:

Distúrbios alimentares

ligado . Publicado em Notícias

Os distúrbios alimentares são doenças caracterizadas por um distúrbio persistente nos hábitos alimentares ou nos comportamentos de controlo de massa corporal que resulta em danos na saúde física e no funcionamento psicossocial. A anorexia e a bulimia nervosas são os distúrbios alimentares com maior incidência. Qualquer um destes problemas tem um forte impacto na saúde, debilitando-a e podendo inclusive conduzir à morte. Manifesta-se maioritariamente em mulheres durante a adolescência e início da idade adulta. As mudanças corporais próprias da adolescência são importantes causadores de crises de identidade, no entanto os padrões de beleza atuais ditados pela moda e as revistas para adolescentes que associam frequentemente o sucesso amoroso e profissional à magreza e insistem em dietas miraculosas e desajustadas são alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de distúrbios alimentares. Um dos principais problemas deste tipo de patologias é que o doente não admite que tem uma doença. Por isso, é essencial que amigos e familiares estejam atentos e sejam capazes de identificar os primeiros sinais.

Os alunos do 7ºano das turmas C, D, E, F e G participaram, no dia 9 de janeiro, numa palestra sobre ”Distúrbios Alimentares- Anorexia, Bulimia e Ortorexia ”, dinamizada pela Dr.ª Lara Diogo, UCC - Centro de Saúde de Celas. Este foi um momento para aprofundarem conhecimentos sobre distúrbios alimentares, nomeadamente sobre os riscos, os sinais de alerta, as consequências e o tipo de atuação perante uma suspeita deste comportamento entre pares.  Agradecemos profundamente à equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Celas a disponibilidade em deslocarem-se à escola e a todos a colaboração prestada.

Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais

“Somos o que comemos”

ligado . Publicado em Notícias

A frase proclamada por Hipócrates, o Pai da Medicina, “Somos o que comemos”, faz hoje mais sentido que nunca. Os hábitos alimentares desadequados e a diminuição da atividade física são dois importantes fatores de risco das doenças cardiovasculares, pelo que, é fundamental incentivar práticas mais saudáveis e equilibradas. Os alunos do 6ºano de escolaridade participaram, no dia 6 de janeiro, numa palestra sobre” Prevenção de doenças cardiovasculares”, dinamizada pelo Dr. Paulo Abrantes e a estagiária de Nutrição Daniela Carvalho, UCC - Centro de Saúde de Celas. Esta foi a oportunidade para refletirem e aprofundarem conhecimentos para a prática de uma vida saudável. A alimentação atual é bastante desequilibrada, convivemos em simultâneo com o excesso de consumo de gorduras, açúcar, e sal, provenientes de alimentos processados e bebidas ricas em açúcar a par com a carência de frutos e vegetais, leguminosas e peixe, alimentos protetores, fornecedores de fibras, hidratos de carbono complexos, vitaminas, minerais e antioxidantes. Este padrão alimentar está muito associado ao aparecimento de doenças cardiovasculares.

Devemos organizar o dia de forma a distribuir os alimentos por várias refeições, evitando o consumo excessivo de alimentos de uma só vez, o que sobrecarrega o organismo de forma pouco saudável. Tomar sempre o pequeno-almoço, fazer pequenos lanches a meio da manhã e da tarde, ajudam a comer de forma mais equilibrada ao almoço e ao jantar e a controlar melhor a quantidade diária de alimentos a ingerir.

Agradecemos profundamente à equipa de nutricionistas a disponibilidade em deslocarem-se à escola.

A equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais.

 

2ª fase das Olimpíadas Portuguesas de Matemática

ligado . Publicado em Notícias

A Sociedade Portuguesa de Matemática publicou no passado dia 22 de dezembro a lista dos alunos apurados para participarem na 2ª eliminatória das 35ªs Olimpíadas Portuguesas de Matemática. A prova está agendada para o dia 11 de janeiro de 2017, às 15:30 e os alunos selecionados realizarão a prova na nossa escola que foi escolhida como anfitriã.

Assim, vão participar na 2ªeliminatória, quatro alunos da escola Martim de Freitas.

A estes alunos os nossos parabéns.

Literacia 3D - o desafio pelo conhecimento

ligado . Publicado em Notícias

 Foram conhecidos hoje os alunos apurados para a fase distrital deste concurso.

Esta fase ir-se-á realizar de 6 a 10 de março em escola a designar pela Porto Editora. Foram apurados três alunos da nossa escola, um em Leitura, um em Matemática e um em Ciência.

A estes alunos os nossos parabéns pelo seu ótimo desempenho.