EB 2,3 Martim de Freitas
Opção de DANÇA
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
EB1 da Conchada
EB1 de Coselhas
EB1 dos Olivais
EB1 de Santa Cruz
EB1 Montes Claros
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Clube de Música
Clube Robótica

INFORMAÇÕES

Provas de AVALIAÇÃO EXTERNA | 2023
Recrutamento - Horário Gr 620 2022/2023 (horário nº42)

Junto publicamos a lista graduada do concurso para o grupo de recrutamento 620, horário nº 42

ver lista

Manuais escolares 2022/2023

Para consultar a lista de Manuais Escolares adotados para o ano letivo 2022/2023 clique no link abaixo.

 

Manuais Escolares - 2022/2023

INSCRIÇÕES ANO LETIVO 2022/2023 - REFEIÇÕES, AAAF E TRANSPORTE ESCOLAR

image001adobe1 GUIÃO DE CARTÃO ESCOLAR 2022/2023

adobe1 GUIÃO DE INSCRIÇÕES APOIOS 2022/2023

adobe1 PLANO MUNICIPAL DE TRANSPORTE ESCOLAR 2022/2023

adobe1 PROGRAMA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2022/2023

Concurso Recrutamento Diretor do Agrupamento

adobe2 Aviso de abertura do concurso

word Formulário de candidatura

Organização do Ano letivo 2022-23

Documento Organização do Ano Letivo 2022-23

Desporto Escolar | Prova de Atletismo na Pista Coberta de Pombal

ligado . Publicado em Notícias

No dia 12 de janeiro de 2023 realizou-se a prova de Atletismo, na Pista Coberta de Pombal, no âmbito do Desporto Escolar.

Como não podia deixar de ser, a E.B.2,3 Martim de Freitas participou em peso, levando 50 dos seus alunos para brilharem cheios de alegria e boa disposição.

O evento decorreu de forma muito positiva, onde os alunos tiveram oportunidade de aplicar os conteúdos abordados nos treinos, nas várias disciplinas de Atletismo: corrida de velocidade, salto em comprimento, salto em altura e 600/800 metros.Prova Atletismo Pombal

A prova foi organizada pela Coordenação Local do Desporto Escolar e contou com a colaboração dos professores dos grupos-equipa de Atletismo das várias escolas.

Viva o Atletismo! Viva a Escola!

Prémio Reportagem Parlamento dos Jovens

ligado . Publicado em Notícias

PJ 1O nosso aluno Tomás Barateiro está de parabéns, pois ganhou o prémio Reportagem Parlamento dos Jovens 2022 na modalidade Reportagem Escrita.Prémio reportagem

No Programa do ano letivo 2021/2022, cujo tema foi “Fake News: que estratégias para combater a desinformação?”, concorreram nesta modalidade 52 escolas do ensino básico.

Para além de um diploma, o nosso repórter irá receber edições da Assembleia da República e será convidado a participar na Sessão Nacional de 2023.

A reportagem premiada pode ser lida na edição de setembro da Revista Artefactos. A deliberação do Júri e todas as reportagens encontram-se na página oficial do Parlamento dos Jovens.

Concurso "Dia Mundial da Leitura em Voz Alta" - 1 de fevereiro

ligado . Publicado em Notícias

Os Clubes de Rádio e de Leitura, em articulação com a Biblioteca Escolar, desafiam a comunidade escolar a participar no concurso “Dia Mundial da Leitura em Voz Alta”.

Consulta o regulamento e participa!

O importante é ler…

Grava a tua leitura e envia paraEmail BE

adobe2 REGULAMENTO
  Cartaz Leitura Voz Alta   Regulamento Leitura Voz Alta

Parceria ICNAS com o Agrupamento de escolas Martim de Freitas - JI dos Olivais

ligado . Publicado em Notícias

O Clube Ciência Viva de Montes Claros realizou em parceria com o ICNAS (Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde) a primeira de muitas atividades que terminou no dia 11 de janeiro. As Investigadoras do CIBIT, @ICNAS_UC partilharam com os nossos alunos do 3º ano vários aspetos do dia-a-dia de um Neurocientista! 
PXL 20230103 164841373 PXL 20230104 140307100 PXL_20230104_155439954.jpg PXL 20230104 141741037.PORTRAIT PXL 20230104 161729797.PORTRAIT

Eleições para o Parlamento dos Jovens

ligado . Publicado em Notícias

A passada segunda-feira, dia 16 de janeiro, foi dia de eleições na Escola Básica Martim de Freitas. Todos os alunos da escola, desde o 5.º ano até ao 9.º afluíram às urnas para depositar a sua intenção de voto, sendo que, este ano oito listas disputavam os trinta e um assentos na Sessão Escolar. Para muitos jovens foi a primeira vez que participaram numa eleição verificando-se por vezes a questão: “Onde é que coloco este papel?”.

A realização das eleições decorreu com a maior da normalidade. A contagem de votos começou após o encerramento das urnas às 17h e 30min. As Listas C e D foram as mais votadas elegendo, respetivamente, sete e oito deputados. As Listas A e E elegeram ambas quatro deputados, a B três deputados, a F e G duas deputadas respetivamente, e por fim, a Lista H um deputado.

P Jovens P Jovens

Aprender com o iCBR

ligado . Publicado em Notícias

Alguns alunos da Escola Martim de Freitas tiveram oportunidade de aprender com alguns elementos da equipa de investigadores do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR).  A partilha dos percursos académicos dos investigadores e o testemunho da sua atividade profissional, bem como das investigação que estão atualmente a efetuar, despertou  muito a curiosidade e  o interesse por parte dos alunos.

PES.jpgOs alunos das turmas 7ºA e 7ºE  participaram  no dia 11 de janeiro numa Escape room games sobre “Doenças Cardiovasculares” dinamizada pelo Dr. Henrique Girão e elementos da sua equipa do  iCBR.

Os alunos das turmas 7ºC e 7ºF  no dia 11 de janeiro participaram em atividades relacionadas com o projeto Plants4Health, dinamizadas pela Drª. Célia Cabral e elementos da sua equipa do  iCBR.Os alunos aderiram de forma muito positiva colaborando com entusiasmo nas diferentes atividades propostas.  Aumentaram  a sua literacia científica  e foram aliciados para futuros percursos profissionais no âmbito da investigação.

Agradecemos a todos a colaboração prestada
Equipa do PES

Celebração do “Día de Reyes” pelos alunos de espanhol

ligado . Publicado em Notícias

O “Día de Reyes”, tradição que é festejada nos dias 5 de janeiro, com a conhecida “cabalgata de Reyes”, e no próprio dia 6 de janeiro, é uma das celebrações com mais cor e magia de Espanha. Estes dias inserem-se dentro das festividades natalícias e são muito esperados pelas crianças que aguardam com muita expetativa a chegada dos Reis às suas casas. É comum as famílias assistirem à “cabalgata de Reyes”, um desfile onde crianças e adultos podem ver os três Reis Magos e voltar a casa com alguns rebuçados. Os copos de leite e água e os alimentos para os Reis e os camelos não podem faltar perto da árvore de Natal. Finalmente, no dia 6, abrem-se os presentes e come-se o “roscón de Reyes”.O “Día de Reyes”, tradição que é festejada nos dias 5 de janeiro, com a conhecida “cabalgata de Reyes”, e no próprio dia 6 de janeiro, é uma das celebrações com mais cor e magia de Espanha. Estes dias inserem-se dentro das festividades natalícias e são muito esperados pelas crianças que aguardam com muita expetativa a chegada dos Reis às suas casas. É comum as famílias assistirem à “cabalgata de Reyes”, um desfile onde crianças e adultos podem ver os três Reis Magos e voltar a casa com alguns rebuçados. Os copos de leite e água e os alimentos para os Reis e os camelos não podem faltar perto da árvore de Natal. Finalmente, no dia 6, abrem-se os presentes e come-se o “roscón de Reyes”.
Dia REIS 1 Dia Reis Dia REIS 2
Os/as estudantes da disciplina de Espanhol dos 7ºA, B, C e D e 8ºA realizaram trabalhos para a exposição no âmbito da celebração do “Día de Reyes”. Elaboraram bolas de Natal decorativas com desejos para o ano de 2023. Também escreveram cartas aos Reis Magos com petições muito diversas. No dia 5, alunos e alunas do 8ºB, 8ºC e 8ºD visitaram as turmas de Espanhol disfarçados de Reis Magos e distribuíram rebuçados (e nada de carvão!) aos seus colegas porque todos se portaram bem.
Agradecemos a todos/as os/as estudantes que ajudaram a retratar um bocadinho desta maravilhosa tradição espanhola na nossa escola!

Deputada veio à Escola Básica Martim de Freitas

ligado . Publicado em Notícias

Parlamento Jovens 3No passado dia 9 de janeiro, pelas 10:30, no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, o auditório da Escola Básica Martim de Freitas recebeu a senhora deputada Dra. Mónica Quintela. A sessão contou com os elementos das oito listas candidatas à eleição, a decorrer no dia 16 de janeiro, a deputados para a sessão escolar.

A deputada Mónica Quintela explicou o funcionamento dos vários órgãos da democracia portuguesa, realçou o quotidiano do trabalho dos deputados da Assembleia da República e esclareceu as várias questões colocadas pelos alunos no âmbito da temática proposta para o Parlamento dos Jovens deste ano - A Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?

A sessão foi muito enriquecedora para os alunos, que contactaram com uma deputada eleita pelo círculo de Coimbra.
Parlamento Jovens 1 Parlamento Jovens 2

Informação Greve

ligado . Publicado em Notícias

Informam-se os Pais e Encarregados de Educação que ao longo do mês de janeiro, com início no dia 3, há vários pré-avisos de Greve Nacional de Professores e Pessoal Não Docente. Assim, alertamos que poderá não ser possível assegurar o normal funcionamento das atividades escolares. Todos os Pais e Encarregados de Educação, antes de deixarem os filhos na Escola deverão verificar se existem condições para o poderem fazer.

Programa para Grupos de Mães e de Pais (1)

ligado . Publicado em Notícias

A quem se destina?

Mães, Pais e Encarregados de Educação de alunas e alunos do 2º e 3º ciclo, do ensino básico, do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas.

Quais os objetivos da intervenção?
  • Ajudar a desenvolver uma comunicação positiva com os filhos;
  • Ajudar a restabelecer a confiança e o afeto;
  • Ajudar a regular os problemas e a promover a autoridade.
Quem vai dinamizar o programa?

A psicóloga do SPO Rosa Carreira

Quantas sessões tem o programa?

Dez sessões

Programa para PAIS
Como formalizar a inscrição?

Por email para: email com nome do pai/mãe interessado, nº de telefone/telemóvel, o nome do educando, o ano e a turma que frequenta

Data limite de inscrição:

13 de janeiro de 2023

Qual a calendarização? 

janeiro: dias 23, 30;
fevereiro: dias 6, 13, 27;
março: dias 6, 13, 20, 27;
abril: dia 3.

Em que horário ocorrem as sessões?

À segunda-feira, entre as 18h00 e as 20h00.

(1) Baseado no Programa Mais Família, Mais Jovem, da autoria de Maria Filomena Gaspar e Madalena Alarcão (Professoras Associadas na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Investigadoras do Centro de Estudos Socias da Universidade de Coimbra) - Versão grupal da versão portuguesa (Parentalidade Sábia; editado pela Psiquilibrios Edições) do programa Parenting Wisely Urban Teen UK Version de Don Gordon.