EB 2,3 Martim de Freitas
Escola Sede
Opção de DANÇA
3º Ciclo
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
3º CICLO
Opção de MÚSICA
3º Ciclo
Ensino de Alemão
3º Ciclo
EB1 da Conchada
Alameda da Conchada - Coimbra
EB1 de Coselhas
R. da Escola/Ladeira do Camasão - Coselhas/Coimbra
EB1 dos Olivais
Av. Dr. Dias da Silva - Coimbra
EB1 de Santa Cruz
Av. Sá da Bandeira - Coimbra
EB1 Montes Claros
R. Virgílio Correia - Coimbra
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Futsal e Badminton
Clube de Música
Clube Roboteca

INFORMAÇÕES

Procedimento concursal para recrutamento de um Assistente Operacional

Encontra-se aberto concurso, para recrutamento de um posto de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo para as funções correspondentes à categoria de Assistente Operacional

O concurso foi publicitado no Diário da República, Aviso nº 14734/2017, de dia 7 de dezembro de 2017 e destina-se a candidatos possuidores da escolaridade mínima obrigatória (ver Aviso no DR)

Publicação da lista ordenada de classificação (19-01-2018)

Publicação da lista de ordenação final (16-02-2018)

Abertura Concurso Diretor CFAE Minerva
Concurso Diretor CFAE Minerva - Lista de Candidatos Admitidos

Consulte aqui.

Informações-Prova 2017/2018

Consulte aqui

Orçamento Participativo 2017/2018 - Documentos

 LOGO COR 03  Documentos:

OPE - Informação

OPE - Modelo Proposta

OPE - Despacho n.º436-A 2017

 Para mais informações consulte aqui:  https://opescolas.pt/

 

Concurso Canguru Matemático Sem Fronteiras

ligado . Publicado em Notícias

15 março 2018

 

Canguru mat

Preparado para mais uma vez participares neste concurso extraordinário que atualmente se realiza em mais de 54 países? No ano passado foram 97231 os alunos portugueses participantes.

Este ano será no dia 15 de março.

Inscreve-te junto do teu professor de Matemática.

As provas de 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 podem ser consultadas na página do Canguru Matemático  http://www.mat.uc.pt/canguru/ 

 

Também poderás experimentar os Testes online - online quiz em http://www.mat.uc.pt/canguru/

O regulamento de 2018 está disponível em formato pdf na página do Canguru Matemático.  

 - Serão atribuídos prémios aos melhores classificados a nível do Agrupamento. Poderás ainda aceder a um certificado de presença.

Jogos Matemáticos

ligado . Publicado em Notícias

ELIMINATÓRIA DO CAMPEONATO NACIONAL DE JOGOS MATEMÁTICOS

 

cartaz CNJM14A Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva promovem anualmente, desde 2004, o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Neste ano letivo, decorre a 14ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM14), e a final terá lugar no dia 16 de março de 2018, em Torres Vedras.

A eliminatória para apurar os alunos participantes no CNJM, será dia 21 de fevereiro, pelas 14h30min.

O local de realização da eliminatória é o seguinte:

2ºCiclo

Sala

3ºCiclo

Sala

PRODUTO

42

PRODUTO

42

GATOS E CÃES

43

AVANÇO

49

RASTROS

44

RASTROS

50

Os alunos inscritos devem comparecer nas salas às 14h15min.

Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

ligado . Publicado em Notícias

Laço 04 02

A celebração do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro no dia 4 de fevereiro foi aprovada na Carta de Paris, em 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. Um dos seus objetivos é unir a população em torno da luta contra o cancro, através da sensibilização e da educação. A União Internacional de Controlo do Cancro, propôs uma campanha, a decorrer durante o triénio 2016-2018: "Nós Podemos. Eu Posso.” A mensagem a passar é de responsabilização individual e social/comunitária de diversos temas relacionados com a doença oncológica, que vão desde a prevenção da doença ao acompanhamento do doente e dos cuidadores. Neste âmbito nos dias 2 e 5, na Escola Martim de Freitas, com a colaboração do CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas procedeu-se a divulgação de cartazes e distribuição de autocolantes “Nós Podemos. Eu Posso” visando consciencializar a comunidade educativa que podemos agir na luta contra o cancro e diminuir do impacto das doenças oncológicas na nossa sociedade.

 Agradecem a todos a colaboração prestada.

Equipa Projeto Educação para a Saúde

CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas

Se eu fosse Presidente da Câmara...

ligado . Publicado em Notícias

Tendo em vista fomentar a intervenção cívica ativa, no âmbito da disciplina de história do 3º CEB, os alunos foram desafiados a colocarem-se no papel de Presidente da CMC eleito para o quadriénio 2017/2021.

Dada a qualidade da generalidade dos trabalhos apresentados, decidiu-se partilhar com a comunidade educativa algumas das propostas apresentadas.

A Direção

Consulte os trabalhos!

Desporto Escolar

ligado . Publicado em Notícias

Corta-Mato Distrital do Desporto Escolar – Coimbra

Dia 19 de Janeiro de 2018

D EscolarRealizou-se no passado dia 19 de janeiro, no parque das Abadias da Figueira da Foz, o tradicional Corta-Mato do distrito de Coimbra do Desporto Escolar.

A comitiva do A.E. Martim de Freitas era constituída por 44 alunos, dos escalões de Inf. A, Inf. B, Iniciados, Juvenis (Masculinos e Femininos) e cinco Professores.

Todos os alunos participaram no referido evento com muito empenho, entusiasmo e desportivismo, tendo todos eles concluído a prova e com resultados de muito mérito.

De relevar que o nosso Agrupamento, num universo de 57 escolas do Distrito de Coimbra, foi o que conquistou o maior número de medalhas e consequentes pódios.

Destacam-se os seguintes resultados:

  • Inf. A Fem – 3º Lugar (Individual);
  • Inf. A Fem – 3º Lugar (Coletivo);
  • Inf. A Masc. – 1º Lugar (Coletivo);
  • Iniciados  Fem. – 1º Lugar (Coletivo);
  • Iniciados  Masc. – 1º Lugar (Coletivo).

As equipas de iniciados Fem. e iniciados Masc. ficaram apuradas para o Corta-Mato Nacional, a realizar nos dias 23 e 24 de fevereiro no Algarve.

A todos os alunos participantes, aos seus Encarregados de Educação e aos professores de Educação Física os nossos parabéns pelo magnífico trabalho demonstrado nesta jornada desportiva.

 

Semana da Memória das Vítimas do Holocausto

ligado . Publicado em Notícias

17620367 303

No dia 27 de janeiro de 1945, assinala-se a libertação de Auschwitz pelo Exército Vermelho, o maior campo de extermínio nazi. Nas suas câmaras de gás e crematórios, estima-se que, entre 1940 e 1945, tenham perdido a vida naquele complexo mais de 1,3 milhões de pessoas, a maioria judeus, mas também polacos, ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos e prisioneiros de outras etnias.

 Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a temática, durante a Semana da Memória das Vítimas do Holocausto, de 22 a 26 de janeiro, esteve patente à comunidade escolar a exposição “Holocausto” no átrio do Bloco E e na Biblioteca Escolar.

A Semana da Memória das Vítimas do Holocausto, uma iniciativa do grupo de História, em colaboração com a Biblioteca Escolar, previu a dinamização de diversas atividades.

Para além de uma mostra documental, da exibição de filmes como a “Lista de Schindler” de Steven Spielberg, “O rapaz do pijama às riscas” de Mark Herman e o “Diário de Anne Frank” de George Stevens foram realizadas palestras sobre o tema, dirigidas aos alunos do 8º e 9º anos. Após uma breve contextualização histórica e apresentação sobre a vida e obra de Anne Frank, os alunos realizaram uma visita virtual à Casa Museu em Amesterdão.

Como sabemos, a declaração de Estocolmo de 2000 estabeleceu os compromissos de investigação, divulgação e ensino sobre o Holocausto nas escolas. Ensinar o Holocausto significa não esquecer, compreender e respeitar o sofrimento do povo judeu e impedir que a História se repita.

 

 IMG 0962 IMG 0963   IMG 0961

Prevenção do consumo do tabaco

ligado . Publicado em Notícias

Para o Conselho de Prevenção do Tabagismo a melhor arma para controlar o flagelo mundial é a prevenção primária.

 

tabaco

O tabaco é uma sustância tóxica de grande poder aditivo, com capacidade para gerar dependência psicológica, social e física muito alta, devido sobretudo à nicotina. Existem mais razões para não fumar: sérios prejuízos na saúde, rendimento físico, questões estéticas e gasto económico adicional. Os jovens informados para resistirem à pressão social, os que sabem das dificuldades em deixar de fumar e os que conhecem as consequências do tabagismo para a saúde, têm maior probabilidade de não começarem a fumar. A Prevenção do Tabagismo inclui a prevenção da iniciação ao hábito de fumar, a eliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco, e o apoio/promoção aos programas de abandono do tabaco. Os alunos que frequentam o 6ºano de escolaridade participaram, no dia 17 de janeiro numa “Palestra – Prevenção do consumo do tabaco” dinamizada pelas Dr.ª Diana Roda e Dr.ª Joana Gonçalves, de Medicina Geral e Familiar na UCSP Celas.

Os alunos participaram com entusiasmo, dando testemunho das suas vivências e levantando questões pertinentes o que lhes permitiu aprofundarem conhecimentos e munirem-se de argumentos para a prevenção do consumo de tabaco.  

Agradecemos à equipa de Técnicos de Saúde a disponibilidade em deslocarem-se à escola. 

Agradece a todos a colaboração prestada.

 Equipa do PES e Grupo Disciplinarde Ciências Naturais

 

Afetos, valores e relações interpessoais

ligado . Publicado em Notícias

afetos 8º

Os afetos são tendências para responder positiva ou negativamente a experiências emocionais relacionadas com as pessoas ou objetos. Ter afetos é ser dotado da capacidade de dar e de receber. Os afetos exprimem-se através das emoções que têm uma ligação especial com o passado, com as experiências e vivências das pessoas. Conhecer o que nos incomoda em cada situação, o que precisamos de melhorar irá facilitar a relação com outros seres humanos. É a forma como o afeto é vivido que transforma o ser humano e que permite uma experiência de vida equilibrada. Neste âmbito os alunos que frequentam o 8º ano, participaram, nos dias 11 e 14 de dezembro e 19 de janeiro, numa atividade de sensibilização- “Afetos, valores e relações interpessoais”- dinamizada pela Enfermeira Cristina Crespo da UCC – Centro de Saúde de Celas. Os alunos aderiram de forma muito positiva interagindo nas atividades propostas com entusiasmo, reconheceram o papel das relações interpessoais positivas para a sua vida e para a construção de uma sociedade melhor.  

Agradece a todos a colaboração prestada.

Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais

Orçamento Participativo 2017/2018

ligado . Publicado em Notícias

LOGO COR 03Pelo segundo ano consecutivo, o Orçamento Participativo das Escolas dá voz aos estudantes do 3.ºciclo do ensino básico e do ensino secundário. Os alunos vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguirem os votos dos colegas!

Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.
A melhor proposta será votada no dia 23 de março.

O Orçamento Participativo das Escolas   tem como principais objetivos:estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, de reflexão e de mobilização coletiva, assim como o conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática; combater o défice de confiança e o afastamento dos cidadãos, sobretudo os mais jovens, relativamente às instituições democráticas; reforçar a gestão democrática das escolas, estimulando a participação dos estudantes.

O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas disponibiliza a informação e apoio necessários, de modo a que os alunos possam apresentar as suas propostas.

 Cartaz  Documentos:

OPE - Informação

OPE - Modelo Proposta

OPE - Despacho n.º436-A 2017

 Para mais informações consulte aqui:  https://opescolas.pt/

Prémio Fundação Ilídio Pinho

ligado . Publicado em Notícias

Logo FIPNa sequência da apresentação do projeto educativo “As batatas não nascem nos pacotes” ao prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” (15ª edição), o Jardim de Infância dos Olivais foi selecionado na Fase Um (Concurso de Ideias) entre cerca de 1400 projetos apresentados por todo o país, dos quais passaram a fase seguinte cerca de 500.

Para assinalar este acontecimento, decorreu no dia 16 de janeiro, no auditório do Conservatório de Música, uma cerimónia onde estiveram presentes, para além das Escolas e Agrupamentos selecionados, várias entidades das quais destacamos o Engenheiro Ilídio Pinho que, em mão, entregou o prémio à Educadora Célia Serra relativo ao escalão 1 (Jardim de infância) e ao concurso de Ideias. Esta educadora esteve presente em representação do Corpo Docente do JI dos Olivais e foi acompanhada pelo Diretor e pela Adjunta da Direção.

Agora, há que desenvolver o projeto, respondendo não só aos interesses e curiosidade científica das crianças, mas também dando visibilidade ao Agrupamento.

Entrega FIP1 Entrega FIP2