EB 2,3 Martim de Freitas
Escola Sede
Opção de DANÇA
3º Ciclo
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
3º CICLO
Opção de MÚSICA
3º Ciclo
Ensino de Alemão
3º Ciclo
EB1 da Conchada
Alameda da Conchada - Coimbra
EB1 de Coselhas
R. da Escola/Ladeira do Camasão - Coselhas/Coimbra
EB1 dos Olivais
Av. Dr. Dias da Silva - Coimbra
EB1 de Santa Cruz
Av. Sá da Bandeira - Coimbra
EB1 Montes Claros
R. Virgílio Correia - Coimbra
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Futsal e Badminton
Clube de Música
Clube Roboteca

INFORMAÇÕES

Recrutamento horário grupo 290

Junto publicamos a lista graduada do concurso para o grupo de recrutamento 290

Ver lista

Refeições do dia 15-2-2019

As refeições marcadas para o dia 15-02-2019 foram transferidas através de processos automáticos para sexta feira dia 1 de março.

Os alunos que não pretendam almoçar nesse dia poderão, através do Quiosque ou netGIAE desmarcar essa refeição, revertendo assim o seu valor para o saldo do cartão.

Excecionalmente, no dia 18 de fevereiro será permitida a marcação de refeições sem multa até às 10h30m.

Recrutamento horário grupo 260 - 08-03-2019

Junto publicamos a lista graduada do concurso para o grupo de recrutamento 260

ver lista

Greve de Pessoal Não Docente

ligado . Publicado em Notícias

Informam-se os Pais e Encarregados de Educação que está prevista para amanhã e sexta feira, dias 21 e 22 de março, uma Greve de Pessoal Não Docente. Assim, alertamos que poderá não ser possível assegurar o funcionamento normal das atividades escolares. Todos os Pais e Encarregados de Educação, antes de deixarem os filhos na Escola, deverão certificar-se que existem condições para o poderem fazer

Exposição “Afetos e educação para a sexualidade”

ligado . Publicado em Notícias

Entre os dias 11 e 15 de março está a decorrer na nossa escola, no átrio do Bloco E, junto do auditório uma exposição alusiva ao tema: “Afetos e educação para a sexualidade”.

Este tema trata de assuntos relacionados com a sexualidade. A abordagem da componente afetiva e a promoção do desenvolvimento saudável da sexualidade, que nesta fase de desenvolvimento dos nossos alunos, constituem-se elementos fundamentais à saúde e ao sucesso educativo das crianças e dos jovens.

Com esta atividade dinâmica, os alunos terão oportunidade de conhecer e compreender conteúdos relacionados com a vivência saudável, segura e responsável da sexualidade. 

Exp Sexualidade1 Exp Sexualidade2 Exp Sexualidade3 Exp Sexualidade4 Exp Sexualidade5 Exp Sexualidade6 Exp Sexualidade7 Exp Sexualidade8 Exp Sexualidade9 Exp Sexualidade10
O grupo de Ciências Naturais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS - Ministério da Educação - 2019

ligado . Publicado em Notícias

OPE No próximo dia 22, os alunos do 3.ºciclo irão escolher, através de um processo democrático, a melhor proposta para o Orçamento Participativo das Escolas. O Coordenador Local da medida aprovou três propostas.

Proposta A – Bebedouros

Tornar os bebedouros mais funcionais de modo a proporcionar bem estar.

 

Proposta B – Material de laboratório

Aquisição de material de laboratório, de modo a proporcionar aos alunos um ambiente, ainda mais, favorável à aprendizagem.

 

Proposta C – WC Cor de Rosa

Aquisição de máquina de vending para pensos higiénicos, de modo a proporcionar bem estar nas raparigas.

A votação decorrerá entre as 8h30min e as 15h00min, na Sala de Formação.

Na próxima quarta feira, dia 20 de março, às 14h30min, os proponentes das propostas aprovadas para a votação irão realizar um debate das mesmas, no Auditório.

ClimAgir

ligado . Publicado em Notícias

Eco Escolas

O projeto “ClimAgir”, foi elaborado pela CIM Região de Coimbra e pela Universidade de Coimbra.

De 11 a 15 de Março está a ser apresentado na nossa escola, e nele vão participar as seguintes turmas: do primeiro ciclo, 4ºA e o 4ºB; do segundo ciclo o 5ºE e do terceiro ciclo o 8ºA, B, C, D, e F. Este projeto visa sensibilizar para as consequências das alterações climáticas na Região de Coimbra e, ao mesmo tempo, fomentar a floresta autóctone.

ClimAGIR   

O “Bolotas” é a mascote deste projeto, irá realizar 50 000 km numa viatura elétrica, passando pelos 19 municípios da CIM-RC: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, com o objetivo de divulgar os impactes das alterações climáticas e promover a plantação de espécies autóctones, mais propriamente, do Sobreiro.

São abordados os possíveis impactes em atividades, como: Agricultura, Alimentação, Florestas, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Estuários e Zonas Costeiras, Infraestruturas e Energia, Turismo e Saúde Humana.

Projeto Eco-Escolas | O grupo de Ciências Naturai

Canguru Matemático sem Fronteiras 2019

ligado . Publicado em Notícias

Tal como nos anos anteriores a nossa escola vai participar no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras 2019 a realizar-se no próximo dia 21 de março.

As provas de 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 podem ser consultadas na página do Canguru Matemático  

http://www.mat.uc.pt/canguru/ 

     Canguru MAT

Podes experimentar os Testes online - online quiz em http://www.mat.uc.pt/canguru/ 

Prepara-te e vence mais este desafio!

 

Palestra: Vantagens do Aleitamento Materno

ligado . Publicado em Notícias

Em 1992 a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram um programa mundial de promoção do aleitamento materno intitulado Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (IHAB), internacionalmente conhecido como Baby Friendly Hospital Initiative (BFHI).

Em Portugal aderiram a este programa 14 hospitais entre os quais se inclui a Maternidade Bissaya Barreto. Esta iniciativa baseou-se nos resultados da investigação científica, que reconhece vantagens da amamentação para a mãe, bebé, família e sociedade, nomeadamente, na redução da morbilidade e mortalidade infantil. O leite materno é um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recém-nascidos, salvo raras exceções. As vantagens do aleitamento materno são múltiplas e já bastante reconhecidas, quer a curto, quer a longo prazo, existindo um consenso mundial de que a sua prática exclusiva é a melhor maneira de alimentar as crianças até aos 6 meses de vida. Neste âmbito os alunos que frequentam do 9º ano, participaram numa Palestra – Vantagens do Aleitamento Materno, no dia 19 de fevereiro, dinamizada pelo Grupo do Aleitamento Materno da Maternidade Bissaya Barreto, dando continuidade às atividades previstas na comemoração da Semana do Aleitamento.  Os alunos que não participaram na visita de estudo à Maternidade Bissaya Barreto, tiveram oportunidade de refletir e debater as vantagens e mitos do Aleitamento Materno.

Agradece a todos a colaboração prestada.

       Aleitamento 
     Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais  

Eliminatória do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

ligado . Publicado em Notícias


Realizou-se no dia vinte e sete de fevereiro a eliminatória do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Participaram 123 alunos do 2º e 3º ciclos e foram apurados os seis vencedores que irão representar a Escola, na final nacional, na Maia, no próximo dia 29 de março.

A todos os participantes e de um modo especial aos vencedores os nossos parabéns.


 

     cartaz cnjm21 9 2018

Oceanário de Lisboa promove ações de educação ambiental

ligado . Publicado em Notícias

Quando aos oceanos chegam todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico, com um impacto enorme nas espécies e ecossistemas marinhos “é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem.”

Prosseguindo a missão de contribuir para o conhecimento dos oceanos e para a necessidade da sua proteção, o Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul desenvolvem, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, a ação de educação ambiental “Plasticologia Marinha” dirigida a alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico.

De 25 de fevereiro a 22 de março todos os alunos do 1º ciclo e do 5º ano do nosso agrupamento vão participar nesta ação  que será orientada, em cada uma das turmas, por uma equipa de animadores da Fundação Oceano Azul.

Na escola sede, os alunos do 1º ciclo e da unidade de ensino integrado contribuíram para a decoração da biblioteca escolar e, auxiliados pelos seus colegas mais velhos, a ideia inicial foi tomando forma.

Oceanário1 Oceanário2 Oceanário3

Semana dos afetos

ligado . Publicado em Notícias

    Na semana de 11 a 16 de fevereiro, o Serviço de Psicologia e Orientação em colaboração com a Biblioteca Escolar comemorou a Semana dos Afetos. Partindo da leitura animada e digital de dois livros, de jogos de relação e da construção de um mural, procurou-se refletir sobre a importância do afeto na nossa vida.     Afetos 3 

O carinho que recebemos na  infância, o apoio e a orientação do adulto determinarão se a criança ou o jovem adolescente tem maior ou menor resistência às frustrações, se será capaz de compreender com maior facilidade um texto na sua complexidade e se conseguirá adaptar-se a um mundo em constante mudança.

E, principalmente, "se terá a dar à  sociedade amor em vez de ódio, compreensão em vez de soberba e respeito em vez de desprezo por tudo o que for diferente dela própria."

  Afetos 1Afetos 4   Afetos 2  

A Neuroquímica da Felicidade

ligado . Publicado em Notícias

Decorreu no passado dia 12 de Fevereiro uma palestra dinamizada pelo Clube Ciência Viva do Agrupamento e proferida pela Professora Doutora Manuela Grazina, especializada em Genética Humana, Genética Bioquímica, Neurociências e Farmacogenómica, a qual procurou de forma objetiva explicar a alunos do 7º ano de escolaridade os fatores biológicos, nomeadamente, ligados à Genética e à Neuroquímica cerebral, que estão subjacentes a algo que todos nós buscamos: a Felicidade!      A Neuroquímica da Felicidade

Salientou ao longo da conversa com os alunos a existência de neurotransmissores como a dopamina, a serotonina e endorfinas endógenas, entre outros, que são os grandes protagonistas na procura da felicidade, uma vez que são determinantes no controlo de sensações como o bem-estar, o prazer, a motivação e a recompensa. Atendendo a que se tem verificado que, associado à busca dessas sensações está o consumo de drogas e de álcool, procurou alertar os alunos para os perigos daí decorrentes, uma vez que provocam enormes alterações ao nível do nosso cérebro  e consequentemente da degeneração do nosso corpo.

No final e através de um questionário, foi feito por parte dos alunos o balanço da atividade, tendo estes considerado a mesma como extremamente positiva pois permitiu-lhes obter resposta para algumas questões e assim ficarem a saber algo mais sobre esta temática.