EB 2,3 Martim de Freitas
Escola Sede
Opção de DANÇA
3º Ciclo
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
3º CICLO
Opção de MÚSICA
3º Ciclo
Ensino de Alemão
3º Ciclo
EB1 da Conchada
Alameda da Conchada - Coimbra
EB1 de Coselhas
R. da Escola/Ladeira do Camasão - Coselhas/Coimbra
EB1 dos Olivais
Av. Dr. Dias da Silva - Coimbra
EB1 de Santa Cruz
Av. Sá da Bandeira - Coimbra
EB1 Montes Claros
R. Virgílio Correia - Coimbra
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Futsal e Badminton
Clube de Música
Clube Roboteca

INFORMAÇÕES

Candidaturas Ação Social Escolar para o Ano Letivo 2018-19 - 2º e 3º Ciclos

Informam-se todos os Pais e Encarregados de Educação dos alunos que irão frequentar os 2º e 3º Ciclos que, a partir do dia 21 e maio e até 20 de julho de 2018, se encontra aberto o período de candidatura à ação social escolar para o  ano letivo 2018-2019.

Ver o aviso completo

Comunicado do Presidente do Conselho Geral

Informa-se toda a Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas que, nos termos do n.º 2 do artigo 25.º do Decreto-Lei 75/2008 de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei nº 137/2012 de 2 de julho, o Conselho Geral
do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, em reunião realizada no dia 10 de julho de 2018, deliberou, por maioria absoluta dos seus membros em efetividade de funções, a recondução do Senhor Diretor Alberto Luís Domingues Barreira para um novo mandato de quatro anos.
Em nome do Conselho Geral, e em meu nome pessoal, felicito-o pela recondução e desejo-lhe, a si e a toda a equipa, votos sinceros de êxito no exercício do novo mandato.

Coimbra, 12 de julho de 2018
Armando José Mendes Semedo

MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos

Informamos que já é possível emitir os vouchers para os alunos do Agrupamento

Por não ter sido possível carregar os dados dos alunos em conjunto com os NIF dos Encarregados de Educação, os vouchers não aparecerão aos EE através da plataforma MEGA

Oo vouchers serão disponibilizados em papel nos Serviços Administrativos do Agrupamento (de segunda a sexta, das 9h00m às 12h30m e das 14h00m às 16h30m). Para os levantar, os pais e encarregados de educação deverão ser portadores do seu documento de identificação

 

 

 

mega

  Os manuais escolares dos 1º e 2º Ciclos (do 1º ao 6º ano) serão subsidiados pelo Ministério da Educação através do programa MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos.

O processo de entrega destes manuais às famílias será operacionalizado através de uma plataforma disponível no endereço http://www.manuaisescolares.pt ou com a aplicação "Edu rede escolar" para dispositivos móveis iOS e Android.

Os encarregados de educação que pretendem aderir podem, desde já, efetuar o seu registo na plataforma MEGA.

As restantes funcionalidades de apoio ao processo de entrega dos livros ficarão disponíveis, previsivelmente, a partir do dia 1 de agosto de 2018.

Como proceder:

1 - Registe-se através do endereço www.manuaisescolares.pt ou da aplicação móvel Edu rede escolar.

2 - Os dados dos alunos serão carregados pelas escolas e deverão aparecer automaticamente associados ao registo efetuado. Depois de confirmar os dados referentes ao aluno poderá descarregar o voucher, imprimindo-o ou através da aplicação móvel. (NB: A associação dos alunos ao registo efetuado pelo encarregado de educação será feita através no NIF do encarregado de educação. Nos casos em que esta informação não esteja disponível na ficha do aluno a associação não será efetuada. Os encarregados de educação poderão usar a funcionalidade disponível no netGIAE para verificar ou acrescentar esta informação.)

3 - Consulte a rede de livrarias aderentes e dirija-se à que mais lhe convier.

4 - Na livraria, entregue os vouchers para levantar os manuais a que tem direito.

5 - Confirme que os manuais que recebeu correspondem aos vouchers entregues.

6 - O programa tem também o objetivo de reutilizar os manuais nos anos letivos subsequentes, pelo que estes terão que ser devolvidos no final do ano letivo, em condições a definir oportunamente.

Em qualquer situação que o encarregado de educação não consiga efetuar os procedimentos acima descritos poder-se-á dirigir aos Serviços Administrativos do Agrupamento, na EB23 Martim de Freitas, onde poderá receber o seu voucher.

Neste caso será sempre necessário ser portador do documento de identificação.

 

Relação dos manuais adotados

1º Ciclo do Ensino Básico

5º ano

6º ano

7º ano

8º ano

9º ano

 

Município de Coimbra - Início das atividades de Animação e Apoio à Família

NOTA INFORMATIVA N.º 3

[29.08.18]

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR – ANO LETIVO 2018/2019

INÍCIO DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMÍLIA

REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE COIMBRA

Atentos às dificuldades das famílias em encontrar soluções de ocupação para os/as seus(uas) educandos(as) antes do início da componente educativa nos estabelecimentos de educação pré-escolar, informam-se os pais e encarregados de educação que inscreveram os/as seus(uas) educandos(as) nos jardins de infância da rede pública do Município de Coimbra, para o ano letivo 2018/2019, que as Atividades de Animação e de Apoio à Família [AAAF] terão início:

  • para as crianças que frequentaram as AAAF, no ano letivo 2017/2018, a 5 de setembro de 2018;
  • para as crianças inscritas pela primeira vez, na data que for indicada pelo respetivo Agrupamento de Escolas para início da componente educativa, em conformidade com o calendário escolar para o próximo ano letivo [Despacho n.º 6020-A/2018, de 19.06.18].

O início das AAAF na data indicada decorre da necessidade de se proceder à higienização dos jardins de infância, antes do início das atividades, e à formação periódica do pessoal não docente afeto àqueles estabelecimentos.

Poderá, no entanto, ser autorizada a frequência de crianças que ingressem pela primeira vez na rede pública da educação pré-escolar, mediante apresentação de requerimento devidamente fundamentado, dirigido ao Sr. Vereador da Educação.

O Chefe de Divisão

Paulo Bernardo

Recrutamento Assistentes Operacionais - Contrato a termo resolutivo certo, tempo parcial

Está aberto procedimento concursal a partir da data da publicação em Diário da República (24 de setembro de 2018) para 4 Assistentes Operacionais, em regime de Contrato Individual de Trabalho a termo resolutivo certo, a tempo parcial, com 3,5 horas diárias.

Ver aviso de abertura no Diário da República

Ata da reunião a que se refere o número 9.3 do aviso de abertura

A lista de ordenação final, a que se refere o número 34º da Portaria 83-A/2009 está disponível para consulta nos Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Aplica-se o disposto no artigo 36º ponto 1 da referida Portaria.

 

 

Recrutamento horário grupo 290

Junto publicamos a lista graduada do concurso para o grupo de recrutamento 290

Ver lista

Eleições para a APEE da EB23 Martim de Freitas

ligado . Publicado em Notícias

De acordo com o previsto na Convocatória para Assembleia Geral de Pais e Encarregados de Educação, divulgada oportunamente, cabe informar que, verificada a conformidade com os requisitos exigidos nos Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação vigentes, é concorrente à eleição dos órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação a lista que seguidamente se divulga.

Ver o aviso completo

SARAU DE ENTREGA DE DIPLOMAS

ligado . Publicado em Notícias

Vai realizar-se, no dia 31 de outubro pelas 21,15h no Teatro Académico Gil Vicente, o “Sarau de Entrega de Diplomas” da EB 2,3 Martim de Freitas.

Para além de um momento simbólico, a entrega de diplomas é o reconhecimento da dedicação e esforço dos alunos (apoiados pelos familiares e por um conjunto de professores e auxiliares igualmente empenhados).

A entrega de diplomas aos alunos que obtiveram Quadro de Distinção e Louvor, Quadro de Distinção e Quadro de Valor (Mérito Desportivo, Mérito Cultural e/ou Mérito Artístico) no ano letivo 2017-18 será complementada com atuações de música, dança e ginástica.

Os bilhetes estão disponíveis na papelaria da escola entre os dias 22 e 30 de outubro.

    Sarau DIPLOMAS

Higiene Corporal, Oral e Pediculose

ligado . Publicado em Notícias

A higiene pode ser definida como o conjunto de cuidados e práticas para preservação da saúde, conduzindo ao bem-estar e prevenção de doenças. Ela implica a aquisição de conhecimentos básicos sobre a prevenção das doenças infeciosas e o desenvolvimento de comportamentos saudáveis. A pediculose é muito frequente em idade escolar. A implementação, na escola, de boas práticas de higiene individual e coletiva pode ajudar a quebrar a transmissão desta doença e consequente absentismo escolar.

A pediculose é uma doença cutânea provocada por uma infestação de piolhos no couro cabeludo, considerado um problema mundial. Trata-se de uma infestação muito comum, podendo afetar pessoas de todas as classes sociais, não estando relacionado com fatores económicos, não significando falta de higiene, desmazelo.

Os alunos do 5º ano de escolaridade participaram, no dia 4 outubro, numa palestra sobre” Higiene Corporal, oral e Pediculose”, dinamizada pela Enfermeira Cristina Crespo da UCC - Centro de Saúde de Celas e alunos estagiários do 4º ano de Saúde Ambiental, da Escola Superior de Enfermagem.

Higiene      

Os alunos aderiram de forma muito positiva levantando questões pertinentes o que lhes permitiu aprofundarem conhecimentos sobre pediculose e refletirem sobre a prática de uma vida saudável através de uma higiene cuidada.

Agradecemos à equipa de Técnicos de Saúde a disponibilidade em deslocarem-se à escola.  

                                     Equipa do PES e Grupo Disciplinar de Ciências Naturais

As Boas Práticas Ambientais foram novamente premiadas Eco – Escolas

ligado . Publicado em Notícias

A 4 de outubro - “Dia das Bandeiras Verdes” mais uma vez, o nosso Agrupamento esteve presente no grande evento, este ano em Pombal para receber o Galardão do Eco – Escolas, referente ao ano de 2017/2018, simbolizado na Bandeira Verde.

Este reconhecimento é simultaneamente um prémio e uma responsabilidade. O hastear da bandeira Eco-Escolas, tem como objetivo informar a comunidade sobre a prioridade que a escola dá à educação ambiental para a sustentabilidade, na formação integral dos alunos.

Todos estamos de parabéns!

   SAM 3231 SAM 3239 SAM 3253 SAM 3257

¡Viva la Hispanidad! - Comemoração do Dia da Hispanidade

ligado . Publicado em Notícias

No dia 12 de outubro, a comemoração do Día de la Hispanidad, também denominado Día de la Raza,  abrange todos os países hispânicos. Esta data marca o descobrimento da América por Cristóvão Colombo, a 12 de outubro de 1492, e pretende destacar a língua e a cultura espanhola.

Uma vez mais, os alunos de espanhol assinalaram a festa nacional de Espanha através da exposição de trabalhos alusivos aos símbolos, festas, monumentos e gastronomia de Espanha e dos países hispanofalantes.

A Biblioteca Escolar associou-se a esta comemoração promovendo uma mostra de livros de escritores e pintores de língua espanhola.

 A docente de espanhol felicita todos os alunos pelo empenho e criatividade demonstrados.

Hispanidad1 Hispanidad2

CLUBES TEMÁTICOS

ligado . Publicado em Notícias

Num contexto de desenvolvimento de atividades de enriquecimento e complemento curricular, os alunos, à semelhança de anos anteriores, poderão frequentar Clubes Temáticos cujas atividades se desenvolverão conforme documento anexo.

VISITA À MATERNIDADE BISSAYA BARRETO

ligado . Publicado em Notícias

No dia 3 de outubro, às 10 horas, a turma do 9º A visitou a Maternidade Bissaya Barreto no âmbito da semana internacional do aleitamento materno.
A Drª Adelaide Taborda recebeu os alunos e apresentou uma palestra sobre a constituição do leite materno e a importância da amamentação quer para o recém-nascido quer para a mãe. Depois de um breve lanchinho para repor energias, a turma foi dividida em três grupos acompanhadas por enfermeiras que acompanhara-nos e onde foi possível observar bebés prematuros em incubadoras, a sala de partos e as salas onde eram colocados os bebés e as mães após o nascimento.
Na sala de partos foi oferecido aos alunos e professoras acompanhantes um laço dourado que simboliza a amamentação (um lado a mãe, outro lado a criança, o nó o pai e as pontas o futuro do bebé). Com esta visita os alunos ficaram mais informados e conscientes de que a amamentação é um acto importante para a saúde do recém-nascido e da mãe. 

Agradecemos profundamente a toda a equipa da Maternidade Bissaya Barreto que nos acompanhou, em especial à Drª Adelaide Taborda que foi a coordenadora desta actividade e toda a disponibilidade e colaboração prestada.

Equipa do PES e Ciências Naturais 

 maternidade  laço

PARLAMENTO DOS JOVENS 2018/19

ligado . Publicado em Notícias

Este ano letivo o tema proposto é – “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: SALVAR OS OCEANOS”, o qual é extremamente atual na sociedade portuguesa e mundial.

Um dos grandes objetivos do Governo de Portugal em matéria de desenvolvimento sustentável é o combate às alterações climáticas e a conservação dos oceanos, mares e recursos.

Esperamos que a sua atualidade motive, mais uma vez, os nossos alunos, os quais apresentem listas e boas propostas.

É fundamental o vosso contributo.

Podem consultar mais pormenorizadamente todas as informações em www.jovens.parlamento.pt e na página da escola em Projetos – Parlamento dos Jovens

cartaz 4

INFORMAÇÃO - CACIFOS

ligado . Publicado em Notícias

Informa-se que estão a decorrer todos os procedimentos relativamente à aquisição dos cacifos.

Os alunos que utilizaram cacifo no ano letivo anterior devem dirigir-se, até ao dia 1 de outubro, à funcionária do bloco onde se situa o cacifo .

A partir do dia 2 de outubro, os alunos interessados em adquirir um cacifo devem dirigir-se à papelaria.