EB 2,3 Martim de Freitas
Escola Sede
Opção de DANÇA
3º Ciclo
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
3º CICLO
Opção de MÚSICA
3º Ciclo
Ensino de Alemão
3º Ciclo
EB1 da Conchada
Alameda da Conchada - Coimbra
EB1 de Coselhas
R. da Escola/Ladeira do Camasão - Coselhas/Coimbra
EB1 dos Olivais
Av. Dr. Dias da Silva - Coimbra
EB1 de Santa Cruz
Av. Sá da Bandeira - Coimbra
EB1 Montes Claros
R. Virgílio Correia - Coimbra
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Futsal e Badminton
Clube de Música
Clube Roboteca

INFORMAÇÕES RECENTES

Publicação do DN 1-B/2017

Informamos todos os interessados que foi publicado o Despacho Normativo 1-B/2017 que regula, entre outros, as condições de matrícula e renovação de matrícula, prioridades na colocação de alunos nos estabelecimentos de ensino e constituição de turmas em todos os níveis de ensino para o ano letivo 2017-2018.

Nota informativa nº 5/2016 - Ação Social Escolar

Publicamos a Nota Informativa nº 5 da Câmara Municipal de Coimbra, referente ao alargamento dos apoios da Ação Social Escolar ao 3º Escalão de abono de família para os alunos a frequentar as Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Coimbra

Consultar

Apoios ASE - Ano letivo 2017/18 - 1º Ciclo e Pré Escolar

Informam-se todos os interessados que as inscrições e as candidaturas aos apoios previstos no Plano Municipal de Ação Social Escolar e Plano Municipal de  Transportes Escolares da Câmara Municipal de Coimbra devem ser efetuados online, recorrendo à Plataforma Municipal de Gestão Educativa. Mais informações disponíveis nos documentos anexos:

Informação | Manual de Instruções

Boletim inscrição apoios |  Boletim inscrição transportes

ASE para alunos com escalão 3 do abono de família

Na sequência da publicação do Despacho nº 5296/2017 de 16 de junho, os alunos beneficiários do escalão 3 do abono de família podem usufruir de um auxílio económico para aquisição de manuais escolares.

Para mais informações, pode consultar o aviso

Nota Informativa nº 10/CMC/2017 - Transportes Escolares

Junto publicamos a nota informativa nº 10, emitida pela Câmara Municipal de Coimbra, referente a Transportes Escolares para o ano letivo 2017-2018

Ver Nota Informativa nº 10

Contratos de Trabalho Termo Resolutivo Certo (lista ordenada disponível)

Encontra-se aberto concurso, pelo prazo de dez dias úteis a contar da publicação em D.R. (29/09/2017), para recrutamento de oito postos de trabalho de 3,5 horas diárias para prestação de serviço de limpeza em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo a tempo parcial.
O concurso foi publicitado num jornal de expansão nacional (Diário de Notícias) e no Diário da República (https://dre.pt/application/file/108231648)
Nos termos do disposto no artigo 3º pt 3 do Decreto-Lei nº 29/2001 de 3 de fevereiro, a quota definida para pessoas com deficiência é fixada em 1.
O formulário para candidatura pode ser obtido nos Serviços de Administração Escolar da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Martim de Freitas.
Este concurso é válido para eventuais contratações que ocorram durante o ano escolar 2017/2018

Ata da primeira reunião do juri (02-10-2017)

Lista ordenada (25-10-2017)

Ata da Assembleia Geral de Pais e EE

Publicamos a Ata da Assembleia Geral de Pais e EE da Escola Básica Martim de Freitas do dia 3 de outubro.

CONSULTAR

Concurso Grupo 620

Em anexo publicamos a lista ordenada do concurso para o Grupo 620

Ver Lista

1ºCEB - Ementas Almoços e lanches

Em anexo publicamos as ementas para almoços e lanches servidos nos estabelecimentos do 1ºCEB e Pré Escolar

Almoços - mês de novembro

Lanches - ementa semanal

Ementas dos almoços servidos na EB23 Martim de Freitas

Em anexo publicamos as ementas dos almoços a servir na EB23 Martim de Freitas durante o 1º Período

Estas poderão ser alteradas sem aviso prévio se as condições de aquisição de géneros ou outras assim o exigirem

Ementas 1º Período

Ementas vegetarianas 1º Período

Nota: As ementas vegetarianas apenas estão disponíveis para os alunos cujos Encarregados de Educação assinem uma declaração de interesse e responsabilização. Mais informações disponíveis junto do SASE

Semana da Cultura Científica – 20 a 24 de novembro

ligado . Publicado em Notícias

O que vemos no Bloco E e na Biblioteca da Martim?

Desde o inicio da história dos seres humanos que as pessoas imaginam como as coisas funcionam e o que faz o mundo ser como é.

Os trabalhos expostos apresentam trabalhos brilhantes idealizados e apresentados por alunos d0 7º ao 9º ano.

As professoras de Físico-Química lançaram o desafio…. Os trabalhos multicoloridos, criativos, hilariantes, mostram de forma modelar o que estes alunos estudaram neste período letivo.

Pais, professores, alunos, auxiliares, ….visitem e deem a vossa opinião! 

Sara Rodi na Escola Martim de Freitas

ligado . Publicado em Notícias

Na passada segunda-feira, 13 de novembro, a escritora Sara Rodi (Rodrigues) visitou a nossa escola e encontrou-se com os alunos do 7ºano, uma turma do 6ºano e alguns fans do 1ºciclo que também tinham livros para autografar.

Recebida no auditório, Sara Rodi contou aos nossos alunos como escreveu o seu primeiro texto, com apenas seis anos de idade, para a sua professora e, desde aí, nunca mais parou de escrever. Uma história que nasceu por ter picado o seu dedo com um espinho com o dom da fala. Contou-nos também que desde muito cedo sentiu necessidade de partilhar os seus escritos, que ia colocando na caixa do correio dos seus vizinhos.

Dotada de grande poder comunicativo, Sara Rodi agarrou o jovem público a quem narrou histórias de vida e deu também alguns conselhos, nomeadamente a importância da persistência, de escrever a partir de realidades que nos estão próximas e de pessoas que conhecemos e de depositar especial cuidado na redacção das introduções das nossas narrativas e também no seu desenlace.

Bandeira Verde no Centro Escolar de Montes Claros

ligado . Publicado em Notícias

Mais uma vez, o Centro Escolar de Montes Claros foi galardoado com a bandeira Verde, pela sua participação no Projeto Eco- Escolas. Foi assim reconhecido e premiado o esforço dos nossos alunos, pelo cumprimento e aplicação de boas práticas em prol da defesa ambiental.

A cerimónia do hastear da bandeira realizou-se no passado dia 10 pelas 11h com a presença de toda a comunidade escolar.

Agradecemos a todos pelo empenho e participação, no desenvolvimento das ações que constavam no Plano Anual de Atividades do Projeto Eco-Escolas.

Hastear da bandeira 1hastear da bandeira 2hastear da bandeira 3

Visita ao Exploratório

ligado . Publicado em Notícias

No dia 7 de novembro, os alunos do 2º ano da escola de Montes Claros tiveram um dia cheio de experiências, sensações, curiosidades e surpresas. Foram ao Exploratório – Centro de Ciência Viva em Coimbra e puderam observar, experimentar, colocar questões…

As atividades “Sair da casca”, Andar às aranhas”, “A menina que caminhava ao contrário” e “Em forma com a Ciência” estiveram ao alcance dos alunos, que de forma entusiasta, interagiram e participaram ativamente.

A diversidade de experiências enriqueceu as vivências de cada um, alunos e professores.

V Exploratorio 1V Exploratorio 2V. Exploratorio 3V. Exploratorio 4

De novo com o Eco – Escolas

ligado . Publicado em Notícias

No dia 27 de setembro “Dia das Bandeiras Verdes” o nosso  Agrupamento esteve presente em Mafra no Parque Desportivo Municipal, para  receber o Galardão do Eco – Escolas referente ao ano de 2016/2017. Além da Bandeira Verde e do Certificado que cada uma delas recebeu, o Agrupamento foi distinguido com um certificado especial atribuído aos agrupamentos que no ano letivo passado desenvolveram o Programa na totalidade das suas escolas. Todos estamos de parabéns uma vez que foram reconhecidos todos os nossos projetos de educação ambiental. 

B. verde Eco escolas 2 (1)B. verde Eco escolas 2 (2)B. verde Eco escolas 2

B. verde Eco escolas3 (1)B Verde Eco escolas1

Dia Mundial da Alimentação

ligado . Publicado em Notícias

Este ano a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para o Dia Mundial da Alimentação propôs o tema “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.”

Neste âmbito dia 16 de outubro realizaram-se na Escola Martim de Freitas diversas atividades para assinalar o Dia Mundial da Alimentação. O lanche da manhã teve um sabor especial, com a distribuição de fruta e iogurtes. Entregaram - se marcadores de livros com representações de alimentos saudáveis. Realizou-se a recolha de alimentos enlatados para ajudar pessoas carenciadas, nomeadamente famílias de migrantes. Os alunos aderiram as atividades e a azáfama foi grande no intervalo da manhã. Desta forma, fez-se uma reflexão sobre alimentação saudável e o incentivo ao consumo de fruta e iogurtes em detrimento dos bolos e salgados.

Aproveitou-se igualmente a oportunidade para nos solidarizarmos com aqueles que precisam. Todos os alimentos oferecidos pela Comunidade Educativa serão entregues ao Centro de Apoio Social (CAS) – Caritas Diocesana de Coimbra. O CAS apoia indivíduos e agregados familiares que se encontram numa situação inesperada de carência económica e que não disponham de recursos financeiros suficientes para fazer face às suas necessidades básicas, nomeadamente famílias de migrantes.

A equipa do Projeto Educação para a Saúde (PES) juntamente com os professores da disciplina Ciências Naturais e o CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas agradecem a todos a colaboração prestada.

 

Equipa Projeto Educação para a Saúde

Professores Ciências Naturais

CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas

 

20171016 090244  

Visita de estudo à Maternidade Bissaya Barreto

ligado . Publicado em Notícias

A proposta de visita de estudo à Maternidade Bissaya Barreto era irrecusável. Além de nos proporcionar uma manhã diferente do habitual, esta visita tinha tudo para dar certo. No dia da visita, saímos a meio da intensiva aula de Português, e “marchámos” rumo à Maternidade. A turma, embora entusiasmada, não passou dos limites.

Quando chegámos à Maternidade, deparámo-nos com uma Palestra bastante esclarecedora acerca do aleitamento materno. Depois de um breve lanchinho para repor as energias, fui separada de mais de metade da turma, ficando num grupo que, embora mais pequeno, era igualmente divertido. O grupo 2 (assim fomos designados) seguiu em direção à sala de partos acompanhado por uma enfermeira simpática e sorridente. Após uma explicação de como os partos se sucedem (o antes, o durante e o após), dirigimo-nos ao andar de cima para visitar a unidade onde eram dados os cuidados pós-parto. Vimos alguns bebés internados e a secção dos prematuros. Não pudemos entrar, pois estes bebés são muito frágeis e qualquer contacto pode transmitir doenças que podem resultar num problema grave. Para finalizar, foi-nos mostrado um álbum com recordações de bebés que nasceram naquela Instituição. Uns magros, outros gordos, mas todos bonitos à sua maneira. Aliás, qualquer forma de vida tem a sua beleza!

Terminada a visita, cantarolámos até à escola, onde pudemos partilhar com as outras turmas o que aprendemos e o quanto nos divertimos.                         

Mariana Catalão

    9º F| Nº 19

 

Relatório Carolina Duarte                              Relatório João Martins

SARAU DE ENTREGA DE DIPLOMAS

ligado . Publicado em Notícias

Vai realizar-se no dia 3 de novembro, às 21:00h, no Teatro Académico Gil Vicente, o “Sarau de Entrega de Diplomas” da E.B.2,3 Martim de Freitas.

Haverá entrega de diplomas aos alunos que obtiveram Quadro de Distinção e Louvor, Quadro de Distinção e Quadro de Valor - Mérito Desportivo e Mérito Cultural - no ano letivo 2016/2017. A animação  do espetáculo será efetuada por turmas do 6º ano, com Opção de Música do 8º ano e, ainda, por alunos, ex-alunos, professores e encarregados de educação  convidados.

Os bilhetes estão disponíveis, na papelaria da escola, entre os dias 23 e 31 de outubro.

A Terra Treme

ligado . Publicado em Notícias

No âmbito da atividade proposta pela DGE “A Terra Treme”, o JI dos Olivais iniciou um conjunto de atividades com as crianças, no sentido de as sensibilizar para os procedimentos a ter em caso de terramoto.

Tentando ir um pouco mais além nesta temática, e procurando responder às questões que foram sendo colocadas pelas crianças, as educadoras organizaram uma semana dedicada não só aos procedimentos de segurança mas também a explicações sobre “O que é um tremor de terra, como se pode detetar e que cuidados se devem ter antes e depois da ocorrência de um sismo”.

As atividades incluíram a projeção de alguns filmes, PowerPoint e a construção de um sismógrafo. Foi ainda feita a recolha de um conto infantil publicado pelo Serviço Nacional de Stress e Trauma Infantil (The Nacional Child Traumatic Sress Network), que foi traduzido e adaptado pelas educadoras deste JI e que constituiu uma forma muito lúdica de elucidar as crianças sobre este tipo de catástrofe, as suas consequências para as pessoas e para o meio envolvente e ainda o que pode ser feito antes, durante e depois do sismo. Este pequeno projeto terminou com uma simulação de sismo no dia 13 de outubro, conforme determinação da DGE e do programa nacional “A Terra Treme”.

Para além desta sensibilização e dando continuidade ao Projeto Educativo do Agrupamento que propôs como temática para este ano Os Direitos Humanos, no âmbito dos Direitos da Criança, as educadoras trabalharam o princípio 8º: Direito da Criança ser socorrida prioritariamente em caso de catástrofe (ou outro).

 

baixar proteger e aguardarponto de encontro