EB 2,3 Martim de Freitas
Escola Sede
Opção de DANÇA
3º Ciclo
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
3º CICLO
Opção de MÚSICA
3º Ciclo
Ensino de Alemão
3º Ciclo
EB1 da Conchada
Alameda da Conchada - Coimbra
EB1 de Coselhas
R. da Escola/Ladeira do Camasão - Coselhas/Coimbra
EB1 dos Olivais
Av. Dr. Dias da Silva - Coimbra
EB1 de Santa Cruz
Av. Sá da Bandeira - Coimbra
EB1 Montes Claros
R. Virgílio Correia - Coimbra
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Futsal e Badminton
Clube de Música
Clube Roboteca

INFORMAÇÕES

Ano letivo 2018-2019 - Inscrições Pre-escolar abertas

Informa-se que se encontram abertas as inscrições para  a Educação Pré-escolar. O período de inscrições decorre entre 15 de abril e 15 de junho de 2018

Preferencialmente, as inscrições devem ser feitas on-line. Não sendo possível deverão ser formalizadas de modo presencial nos serviços competentes do estabelecimento de ensino da área de residência, independentemente das preferências manifestadas para a frequência.

Ver informação completa

Matrículas na rede de Ensino Público 2018-2019 - FAQs

Como imprimir o comprovativo da composição do agregado famiiar validado pela Autoridade Tributária

Ano letivo 2018-2019 - Matrículas 1º ano abertas

Informa-se que se encontram abertas as matrículas para o 1º ano de escolaridade. O período de matrículas decorre entre 15 de abril e 15 de junho de 2018

Preferencialmente, as inscrições devem ser feitas on-line. Não sendo possível deverão ser formalizadas de modo presencial nos serviços competentes do estabelecimento de ensino da área de residência, independentemente das preferências manifestadas para a frequência.

Ver informação completa

Matrículas na rede de Ensino Público 2018-2019 - FAQs

Como imprimir o comprovativo da composição do agregado famiiar validado pela Autoridade Tributária

Candidaturas Ação Social Escolar para o Ano Letivo 2018-19 - 2º e 3º Ciclos

Informam-se todos os Pais e Encarregados de Educação dos alunos que irão frequentar os 2º e 3º Ciclos que, a partir do dia 21 e maio e até 20 de julho de 2018, se encontra aberto o período de candidatura à ação social escolar para o  ano letivo 2018-2019.

Ver o aviso completo

Direitos Humanos no JI dos Olivais

ligado . Publicado em Notícias

Marisa matias 1A convite da Associação de Pais e em articulação com a Direção do Agrupamento e com o corpo docente esteve, no dia 8 de maio no Jardim de Infância dos Olivais, a Dr.ª Marisa Matias, socióloga e deputada no parlamento europeu.
Ainda que o tema em apreço não fosse de linear compreensão para crianças em idade pré-escolar, e a convidada possua vastos conhecimentos na área, foi com agrado que, com a simplicidade que lhe é reconhecida, desceu ao nível das crianças e encetou uma animada conversação com uma plateia de 60 pequenos aprendizes, levando-os a perceberem a importância dos direitos das crianças, não só através de uma troca de opiniões como também através de atividades lúdicas que envolveram jogos e momentos de perguntas e respostas.
A sua presença veio assim dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo corpo docente no âmbito da temática anteriormente referida, integrada no tema aglutinador do agrupamento – Direitos Humanos.

Desporto Escolar - Badminton

ligado . Publicado em Notícias

Escola Martim de Freitas em destaque no Desporto Escolar - Badminton
Mais um Campeão Distrital e uma Vice Campeã Distrital, desta vez em Infantis


Depois de dois alunos da Martim de Freitas se terem sagrado Campeões Distritais de Badminton no escalão de Iniciados, no dia 21 de março, mais dois alunos da nossa escola obtiveram resultados fantásticos na modalidade de Badminton, inserida no Quadro Competitivo de Desporto Escolar.
Um aluno do 7º ano obteve o 1º lugar na prova realizada no dia 9 de maio, sagrando-se Campeão Distrital em Singulares Masculinos no escalão de Infantis B. Uma aluna do 5º ano obteve o 2º lugar, tendo-se sagrado Vice Campeã Distrital em Singulares Femininos no escalão de Infantis A. Parabéns a ambos!
No próximo dia 26 de maio, em Albergaria-a-Velha (Aveiro) entrarão novamente em ação os dois alunos Iniciados referidos no início deste texto (um rapaz do 9º e uma rapariga do 8º) onde disputarão a Fase Final Regional no respetivo escalão representando o Distrito de Coimbra nas provas de Singulares Masculinos, Singulares Femininos e Pares Mistos, onde fazem equipa. Boa sorte para os dois.

Semana da Europa

ligado . Publicado em Notícias

Semana Europa 2
 Semana Europa 3

No passado dia 9 de maio, a Escola Martim de Freitas comemorou o “Dia da Europa”. Pelas 10h 15m, foi hasteada a bandeira e foi entoado o hino da União Europeia pelos alunos, com a colaboração dos professores de Educação Musical.

Posteriormente, decorreu no auditório do Bloco E uma palestra subordinada à temática “A Evolução da União Europeia” proferida pelo Sr. Dr. Luís Marques, dirigente associativo e fundador da NAPEEC (Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra) e da Federação Nacional dos Estudos Europeus, que os alunos acompanharam com interesse.

No átrio do bloco E, encontra-se uma mostra de trabalhos de elevada qualidade, realizada pelos alunos do 7º ano de escolaridade.

O grupo de Geografia agradece a toda a comunidade escolar a disponibilidade e o envolvimento nesta atividade.

Cerimónia de entrega do 1º prémio do concurso “Pinta a tua Espanha”

ligado . Publicado em Notícias

IMG 20180502 171807No âmbito do “XV Prémio Pilar Moreno 2018”, decorreu no Centro de Caparide do Ministério da Educação, no dia 2 de maio, a cerimónia de entrega dos prémios aos alunos vencedores. Na sessão, estiveram também presentes doña Mercedes Peña, filha de doña Pilar Moreno, o Secretário-Geral da Educação e Ciência e a Consejera de Educación da Embaixada de Espanha em Portugal.
 Durante o lanche promovido pela organização, a nossa aluna da turma G do sétimo ano, vencedora do 1º prémio do concurso “Pinta a tua Espanha”, recebeu muitas felicitações, sendo o seu trabalho reconhecido não só pelos membros do júri, mas também pelos restantes participantes. De facto, a criatividade, as técnicas empregues e o conhecimento revelado ao nível da cultura espanhola foram amplamente elogiados.
O grupo de espanhol felicita, uma vez mais, a aluna em questão pela sua motivação e empenho. ¡Enhorabuena!

apresentação

Semana da Europa - 7 a 11 de maio

ligado . Publicado em Notícias

RoberSchumanA ideia de integração europeia surgiu para impedir que a morte e a destruição pudessem voltar a ser realidade.TanqueFoi proposta pela primeira vez pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, num discurso efectuado em 9 de maio de 1950. Este propôs a “organização conjunta da produção de base e a instituição de uma Alta Autoridade, cujas decisões unam a França, a Alemanha e os outros países que venham a aderir... A denominada Declaração Schuman, lançou, nas palavras do Ministro, “os alicerces de uma Federação Europeia, indispensável à preservação da paz”, sendo por isso considerado o momento fundador do projeto europeu.
Os alunos do 7º ano, do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, nas aulas de Geografia, tomaram contacto com os assuntos europeus e foram consciencializados para a importância de pertencermos a uma comunidade de países unidos pela diversidade. Os mesmos executaram trabalhos, abordando várias temáticas, que estão expostos no bloco E. A Biblioteca Escolar, dando cumprimento ao acordado no PAA, também expôs materiais elucidativos à comemoração desta data, que anualmente é celebrada como o Dia da Europa.
No dia 9 de maio, irá decorrer uma sessão subordinada ao tema “Evolução da União Europeia”, dinamizada pelo Dr. Luís Marques, Licenciado em Estudos Europeus, Presidente da Associação Juvenil da NAPEEC, FLUC, direcionada aos alunos do 7º ano deste agrupamento.

Mapa

Professores Luísa Ivo, Fernanda Braz e João Guedes evocam o 25 de abril de 74

ligado . Publicado em Notícias

IMG 1105 25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava 

O dia inicial inteiro e limpo 

Onde emergimos da noite e do silêncio 

E livres habitamos a substância do tempo 

Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'O Nome das Coisas'

No passado dia 3 de maio, os professores aposentados Luísa Ivo, Fernanda Braz e  João Guedes  voltaram à nossa escola, desta feita para nos falarem sobre o 25 de abril de 1974.
Na biblioteca estiveram presentes as turmas A, B, G e H do 6ºano de escolaridade nas duas sessões que se realizaram, acompanhadas pelos seus professores.
Os alunos tiveram uma aula de história muito diferente, pois não é frequente conhecerem personagens e testemunhas intervenientes nos factos que estudam, e que lhes podem falar do mundo e da história recente a partir da sua experiência de vida e da sua formação académica em História.
Um agradecimento muito sentido aos nossos antigos professores, que continuam a ser mestres, e cuja presença muito enriquece a formação cívica dos nossos alunos.

IMG 1102  IMG 1103 

A nossa Horta Pedagógica - EB Montes Claros

ligado . Publicado em Notícias

IMG 20180426 393A primavera chegou e trouxe sol! Os nossos morangueiros gostaram! Eles aqui estão! São os primeiros morangos que os nossos alunos colheram com muito agrado! Esperamos que sejam os primeiros de muitos…

O canteiro das ervas aromáticas também está a ficar delicioso!

 

SAM 2874 SAM 2873
SAM 2804  SAM 2806  SAM 2803 

 

Dia Mundial da Terra

ligado . Publicado em Notícias

Preocupados com o Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial da Terra, professores, alunos, assistentes operacionais e técnicos do ATL da EB1 de Montes Claros promoveram uma ação de sensibilização de proteção ambiental. Para o efeito foram para a rua distribuir Flyers com mensagens produzidas e escritas pelos alunos.
Esta ação foi um sucesso tendo sido elogiada por muitos dos que receberam as mensagens.
Esperamos que este pequeno gesto tenha servido para sensibilizar e alertar a população na proteção do meio ambiente e, consequentemente, na saúde do nosso Planeta!

 SAM 2853  SAM 2855

Dia do Livro na Biblioteca Municipal de Coimbra

ligado . Publicado em Notícias

Concurso Nacional de Leitura e Desafio Municipal de Poesia

Exposição “Património Cultural – Leituras XXI”

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por determinação da UNESCO, a 23 de Abril, dia que assinala o aniversário da morte do escritor William Shakespeare, e tem como objectivo promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores.​
O Dia Mundial do Livro comemorou-se ontem, na Biblioteca Municipal de Coimbra, com a realização da 2ª fase do 12º Concurso Nacional de Leitura, na qual participaram cerca de 40 alunos de escolas da cidade, a entrega dos prémios do Concurso Municipal de Poesia e ainda a abertura da Exposição de Trabalhos Plásticos “Património Cultural – Leituras XXI”.
Expostos ao público, até ao próximo dia 20 de maio, estão trabalhos dos nossos alunos do 9ºano, que resultaram do pedido de colaboração feito pela BMC às escolas, que integram a rede de bibliotecas de Coimbra, no âmbito do plano concelhio Coimbra a Ler +.
O Agrupamento de Escolas Martim de Freitas conseguiu apurar quatro alunas na prova escrita do Concurso Nacional de Leitura para a segunda prova, a leitura expressiva de um texto. Assim, uma das alunas saiu vencedora no terceiro escalão (3º ciclo), tendo sido apurada para a prova intermunicipal, que decorrerá no dia 24 do próximo mês em Penacova.
No final da prova escrita, que decorreu no período da manhã, os alunos fizeram uma visita guiada à Biblioteca Municipal de Coimbra, e participarem no almoço oferecido pelo Município. No período da tarde, decorreram as provas orais, a abertura da exposição de trabalhos plásticos e a entrega dos prémios aos alunos que participaram no Desafio Municipal de Poesia.
Os vencedores do Desafio Municipal de Poesia (3º lugar no 2º escalão e 1º lugar no terceiro) leram os seus poemas e receberam também os seus prémios. Os alunos do 5º escalão do CEO, Cursos EFA, não estiveram presentes nesta cerimónia, mas a sua Professora de Português, Maria das Neves, recebeu diplomas e prémios em seu nome.
Foi um dia diferente para os nossos alunos, uma experiência interessante e enriquecedora, que temos de agradecer à equipa organizadora e a todos quantos tornaram possível esta comemoração do Dia Internacional do Livro.

Comemoração dos 44 anos da Revolução de Abril

ligado . Publicado em Notícias

25 de abrilNa próxima quarta-feira comemoram-se os 44 anos da revolução ocorrida no dia 25 de abril de 1974.

O Grupo de História vem, de uma forma singela, mas sentida, homenagear todos os que contribuíram para a instauração do regime democrático em Portugal e, ao mesmo tempo, sublinhar o nosso desafio coletivo de contribuirmos para uma melhor democracia e cidadania.