EB 2,3 Martim de Freitas
Escola Sede
Opção de DANÇA
3º Ciclo
Opção de EXPRESSÃO PLÁSTICA
3º CICLO
Opção de MÚSICA
3º Ciclo
Ensino de Alemão
3º Ciclo
EB1 da Conchada
Alameda da Conchada - Coimbra
EB1 de Coselhas
R. da Escola/Ladeira do Camasão - Coselhas/Coimbra
EB1 dos Olivais
Av. Dr. Dias da Silva - Coimbra
EB1 de Santa Cruz
Av. Sá da Bandeira - Coimbra
EB1 Montes Claros
R. Virgílio Correia - Coimbra
Projeto Crescer Saudável
Projeto Edulab
Projeto Eco Escolas
Projeto Gabinete de Aptidão Física
Projeto Laboratório de Matemática
Projeto Parlamento dos Jovens
Clube de Cerâmica
Clube de Dança
Clube Desporto Escolar
Futsal e Badminton
Clube de Música
Clube Roboteca

INFORMAÇÕES RECENTES

Publicação do DN 1-B/2017

Informamos todos os interessados que foi publicado o Despacho Normativo 1-B/2017 que regula, entre outros, as condições de matrícula e renovação de matrícula, prioridades na colocação de alunos nos estabelecimentos de ensino e constituição de turmas em todos os níveis de ensino para o ano letivo 2017-2018.

Nota informativa nº 5/2016 - Ação Social Escolar

Publicamos a Nota Informativa nº 5 da Câmara Municipal de Coimbra, referente ao alargamento dos apoios da Ação Social Escolar ao 3º Escalão de abono de família para os alunos a frequentar as Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Coimbra

Consultar

Apoios ASE - Ano letivo 2017/18 - 1º Ciclo e Pré Escolar

Informam-se todos os interessados que as inscrições e as candidaturas aos apoios previstos no Plano Municipal de Ação Social Escolar e Plano Municipal de  Transportes Escolares da Câmara Municipal de Coimbra devem ser efetuados online, recorrendo à Plataforma Municipal de Gestão Educativa. Mais informações disponíveis nos documentos anexos:

Informação | Manual de Instruções

Boletim inscrição apoios |  Boletim inscrição transportes

ASE para alunos com escalão 3 do abono de família

Na sequência da publicação do Despacho nº 5296/2017 de 16 de junho, os alunos beneficiários do escalão 3 do abono de família podem usufruir de um auxílio económico para aquisição de manuais escolares.

Para mais informações, pode consultar o aviso

Nota Informativa nº 10/CMC/2017 - Transportes Escolares

Junto publicamos a nota informativa nº 10, emitida pela Câmara Municipal de Coimbra, referente a Transportes Escolares para o ano letivo 2017-2018

Ver Nota Informativa nº 10

1ºCEB - Ementas Almoços e lanches

Em anexo publicamos as ementas para almoços e lanches servidos nos estabelecimentos do 1ºCEB e Pré Escolar

Almoços - mês de novembro

Lanches - ementa semanal

Ementas dos almoços servidos na EB23 Martim de Freitas

Em anexo publicamos as ementas dos almoços a servir na EB23 Martim de Freitas durante o 1º Período

Estas poderão ser alteradas sem aviso prévio se as condições de aquisição de géneros ou outras assim o exigirem

Ementas 1º Período

Ementas vegetarianas 1º Período

Nota: As ementas vegetarianas apenas estão disponíveis para os alunos cujos Encarregados de Educação assinem uma declaração de interesse e responsabilização. Mais informações disponíveis junto do SASE

Procedimento concursal para recrutamento de um Assistente Operacional

Encontra-se aberto concurso, para recrutamento de um posto de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo para as funções correspondentes à categoria de Assistente Operacional

O concurso foi publicitado no Diário da República, Aviso nº 14734/2017, de dia 7 de dezembro de 2017 e destina-se a candidatos possuidores da escolaridade mínima obrigatória (ver Aviso no DR)

O formulário de candidatura poderá ser solicitado nos Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, ou descarregado aqui

A entrega das candidaturas deverá ser feita nos Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, ou através de Correio Registado com Aviso de Receção para a morada:

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas

Rua André Gouveia

3000-029 COIMBRA

O prazo para entrega das candidaturas decorre entre os dias 11 e 22 de dezembro de 2017

Comemoração da Declaração Universal dos Direitos Humanos

ligado . Publicado em Notícias

Falta DH

 

Num mundo marcado por gritantes desigualdades económicas, sociais, culturais e ambientais, é lícito questionar o porquê da comemoração do tema.

A história relata factos que foram autênticos atentados contra os direitos humanos e refere personalidades que se notabilizaram pela sua luta. Falamos de Ciro, o Rei João Sem Terra, Luther King, Mahatma Gandi, Nelson Mandela, Malala e muitos outros.

Atualmente, os média também nos dão a conhecer relatos e imagens chocantes, nos mais diversos cantos do mundo, como o genocídio, a fome, a tortura,o rapto, a violência doméstica, o abuso sexual, a pobreza...

Muitos destes problemas estão longe de ser minorados, uma vez que interajem com a cultura e a política impostas por governos autoritários e por uma vontade concertada dos agentes dominantes neste planeta.

Os Direitos Humanos são princípios universais que servem para proteger, garantir e respeitar o ser humano.Isto é, o acesso à liberdade, ao trabalho, à terra, à saúde, a uma habitação digna, à educação e à água potável, entre outros.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Em Portugal, a Assembleia da República, reconhecendo a sua importância, aprovou, em 1998, uma resolução na qual instituiu o dia 10 de dezembro, o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

A Biblioteca e o Grupo de Geografia, dando continuidade ao definido no tema transversal do agrupamento e reconhecendo a importância, vêm, nesta semana, sensibilizar toda a comunidade escolar, esperando que esta atividade contribua, de alguma forma, para que os alunos vivam cada vez mais a igualdade entre todos, preparando assim a sua integração plena na sociedade.

 Personalidades final 1

 

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA

ligado . Publicado em Notícias

SIDA 2No sentido de assinalar o dia Mundial de Luta Contra a SIDA, 1 de dezembro, o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra lançou um desafio às várias turmas das escolas que integram o Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) - Escolas Básicas 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas, Poeta Manuel da Silva Gaio, Eugénio de Castro e Escolas Secundárias José Falcão e D. Duarte - as quais responderam de uma forma muito positiva e entusiástica.

Com o lema da UNAIDS - Hands UP for #HIV Prevention, os/as vários/as alunos/as, após desenharem a sua mão num papel e elaborarem pins, escreveram mensagens contra o estigma e discriminação de pessoas portadoras do VIH e também mensagens que alertam para a necessidade da prevenção da transmissão deste vírus.

No final, decoraram as suas mensagens no sentido de as tornarem mais pessoais e apelativas.

Com o envolvimento e a criatividade de todos/as, e em função do número de turmas/alunos/as que integram o PNEP em cada escola, estas mensagens foram expostas através de laços gigantes, laços menores, cartazes distribuídos nos átrios e oferta de pins, permitindo assim, transmitir a mensagem destes/as jovens e sensibilizar toda a comunidade escolar para esta problemática.

Na E. B. 2, 3 Martim de Freitas, com as mensagens escritas pelos/as alunos/as nas mãos (7ºs e 8ºs anos que integram o PNEP) e as que foram escritas em corações (alunos/as que frequentam o ATL), foi criado um laço gigante, que se encontra exposto num dos átrios da escola, permitindo assim, transmitir esta mensagem e sensibilizar toda a comunidade escolar para esta problemática.

Agradecemos a colaboração do ATL (a funcionar na própria escola) que se associou a esta causa, envolvendo os/as seus/suas alunos/as na construção de pins alusivos a esta problemática e colaborou na construção e fixação da estrutura no átrio. http://www.fpccsida.org.pt/

Equipa CAOJ DE COIMBRA

CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas

Equipa Projeto Educação para a Saúde

Professores Ciências Naturais

Semana da Cultura Científica

ligado . Publicado em Notícias

Os engenheiros: a construção e a organização da cidade

 

CartazNo dia 21 de novembro de 2017, no âmbito da Comemoração da Semana da Cultura Científica, algumas turmas do 9º ano da Escola EB 2, 3 de Martim de Freitas foram assistir à palestra “E se as rotundas fossem quadradas?” pela Engenheira Ana Bastos, autora de muitos trabalhos em diferentes cidades.

A palestra consistiu em explicar aos alunos o papel dos engenheiros civis na organização e construção das cidades, pois, na verdade, estes desempenham muito mais funções do que os alunos pensam.

Sabias que as rotundas são muito importantes como ponto de encontro? Sabias que as rotundas podem ser quadradas? Sabias que a temporização dos semáforos está dependente do dia da semana em que nos encontramos? E sabias que, em cidades como Lisboa e Porto, quando os autocarros estão atrasados, há um ajuste na temporização dos semáforos por onde estes passam?

Estas e tantas outras foram as questões para as quais encontrámos uma resposta com a Sr.ª Prof. Doutora Ana Bastos.

Turma A do 9ª ano

 

Palestra 5  Palestra 1  Palestra 2  Palestra 3  Palestra 4 

 

 

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

ligado . Publicado em Notícias

3 de dezembro de 2017

 Boccia 2

 

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a convite do grupo de Educação Especial tivemos no Pavilhão da Escola, durante parte da manhã do dia 5 de dezembro, a presença de atletas da APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral) que praticam a modalidade desportiva BOCCIA.

Os alunos da Escola Básica Martim de Freitas puderam assistir e experimentar a prática da modalidade, tendo ficado rendidos a este desporto adaptado.

A presença destes atletas deixou todos os alunos mais enriquecidos e com a certeza de que os fatores de sucesso se prendem com precisão, trabalho de equipa e cooperação estratégica. Juntos e com muito investimento, todos conseguirão transpor os obstáculos e as barreiras com que se deparam no dia-a-dia!

Boccia 1

Os Números nas Estrelas

ligado . Publicado em Notícias

No dia 21 de novembro,  no âmbito da Semana da Cultura Científica, a Senhora Coordenadora do Departamento de Ciências Exactas, realizou uma palestra para todas as turmas do 6º ano de escolaridade intitulada “Os Números nas Estrelas”.

Partindo do livro do astrónomo Hubert Reeves, Um Pouco mais de Azul, os alunos concluíram que há biliões e biliões de estrelas e que, em astronomia, se mede a distância conforme o tempo que a luz leva a percorrê-la, num vasto espaço escuro e frio, em que a terra é apenas um “pequeno pálido ponto azul” .

Mas a sessão começou com um convite, que também lhe deixamos:

Estenda-se no solo, de noite, longe das luzes. Feche os olhos. Depois de alguns minutos, abra-os e repare nas estrelas.”

E terminou com um apelo:

“Preservemos esse minúsculo ponto que é nossa única terra.  A nossa casa.”

 Palestra

Visita de Estudo em Coimbra - 9º ano

ligado . Publicado em Notícias

No passado dia 18 de outubro, as turmas do 9º ano, durante a manhã, realizaram uma visita de estudo ao Centro de Artes Visuais, no Pátio da Inquisição, no âmbito da disciplina de Educação Visual, mas também foram ao Teatro da Cerca de S. Bernardo assistir à representação de “Embarcação para o Inferno”, no âmbito da disciplina de Português. No CAV puderam visitar uma exposição, cujo tema eram instalações artísticas.

De seguida, os alunos assistiram a uma peça de um grande dramaturgo português, Gil Vicente, uma encenação de “ O Auto da Barca do Inferno”, como motivação ao estudo texto dramático, que os alunos irão estudar neste ano letivo. Esta peça, com o título “ Embarcação do Inferno” é uma co- encenação dos diretores artísticos das duas companhias (Cendrev -Évora e Escola da Noite), António Augusto Barros e José Russo, protagonizada por atores das duas companhias e que contou com um vasto elenco: Ana Meira, Jorge Baião, José Russo, Rosário Gonzaga e Rui Nuno (Cendrev) e de Igor Lebreaud, Maria João Robalo e Miguel Magalhães (A Escola da Noite). Após as temporadas em Évora (onde se estreou a peça) e em Coimbra, este espetáculo esteve e estará em digressão pelas diversas grandes salas do país.        

Texto elaborado por alunas do 9º A

Visita Estudo 18 10

NATAL MUSICAL, NATAL SOLIDÁRIO

ligado . Publicado em Notícias

natal musical 2017

 

Temos todo o gosto em partilhar com a comunidade educativa algumas das atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Musical com a realização do “Natal Musical” envolvendo todas as turmas do 2ºciclo.

O espetáculo realizar-se- á no Teatro Académico de Gil Vicente no dia 15 de dezembro às 21.00h.

Os bilhetes já estão disponiveis e podem ser adquiridos, de forma limitada, na papelaria da escola até ao dia 13 de dezembro.

Será um concerto solidário com recolha de bens alimentares mobilizando a escola para a criação de um espaço de partilha e solidariedade.